A temática indígena no ensino de Ciências da Natureza e a aplicação da Lei nº 11.645/08

Conteúdo do artigo principal

Ana Luísa Oliveira de Paula
Imelda Martins de Sousa
Alice Melo Ribeiro
Bruce Lorran Carvalho Martins de Sousa
Joelma Rodrigues da Silva

Resumo

A obrigatoriedade do ensino da temática História e Cultura Indígena na educação básica é prevista pela Lei nº 11.645/08. A análise quanto ao cumprimento desta lei é o principal objetivo deste trabalho, para isso, a metodologia se desenvolveu por meio de uma abordagem quali-quantitativa exploratória com o uso de questionário online como instrumento de pesquisa. Busca-se identificar os processos vivenciados no Ensino Médio por estudantes da Universidade de Brasília (UnB), bem como suas opiniões sobre o ensino da temática. As informações coletadas foram analisadas a partir do método de categorização emergente. A apreciação do estudo permite concluir a importância de uma educação intercultural e livre de preconceitos, possibilitando a valorização das culturas indígenas e o cumprimento da lei em questão.

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Como Citar
Paula, A. L. O. de, Sousa, I. M. de ., Ribeiro, A. M. ., Sousa, B. L. C. M. de ., & Silva, J. R. da . (2022). A temática indígena no ensino de Ciências da Natureza e a aplicação da Lei nº 11.645/08. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 15(nesp.2), 612–633. https://doi.org/10.46667/renbio.v15inesp2.734
Seção
Dossiê Temático - Relações Étnico-raciais e o Ensino de Biologia
Biografia do Autor

Ana Luísa Oliveira de Paula, Universidade Federal de Brasília

Graduação em Ciências Biológicas - Universidade de Brasília (UnB). Brasília, DF - Brasil.

Imelda Martins de Sousa, Universidade de Brasília

Graduação em Ciências Biológicas - Universidade de Brasília (UnB). Brasília, DF - Brasil.

Alice Melo Ribeiro, Universidade de Brasília

Doutorado em patologia molecular - imunologia aplicada - Universidade de Brasília (UnB). Brasília, DF - Brasil. Professora magistério superior - Universidade de Brasília (UnB). Brasília, DF - Brasil.  

Bruce Lorran Carvalho Martins de Sousa, Universidade de Brasília

Mestrado em Ensino de Ciências - Universidade de Brasília - Brasília, DF - Brasil. Professor regente da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF). Brasília, DF - Brasil.

 

Joelma Rodrigues da Silva, Universidade de Brasília

Doutora em História - Universidade de Brasília - Faculdade UnB - Campus Planaltina. Brasília, DF - Brasil. Professora magistério superior da Universidade de Brasília (UnB). Brasília, DF - Brasil.

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