A valorização dos conhecimentos étnicos e tradicionais no ensino básico de ciências

Conteúdo do artigo principal

Anna Carolina Araújo Panteleão
Maria do Carmo Pimentel Batitucci

Resumo

A ciência foi capaz de produzir discursos racistas que até hoje, trazem consequências severas para diversas étnias, logo, é importante que o ensino de ciências eduque com o intuito de promover relações étnicorraciais positivas. A partir desta perspectiva, criou-se um manual ilustrado para professores, com o intuito de introduzir a discussão acerca da questão étnicorracial, exaltando sua importância e trazendo sugestões de como abordá-las em sala de aula. O material foi construído na plataforma Canva, a partir de um estudo teórico. Entende-se o debate das relações étnicorraciais no ensino de ciências é importante e urgente, assim, o material foi desenvolvido com linguagem atrativa, tornando-se um potencializador do combate ao racismo pelo do ensino de ciências.

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Detalhes do artigo

Como Citar
Panteleão, A. C. A., & Batitucci, M. do C. P. . (2022). A valorização dos conhecimentos étnicos e tradicionais no ensino básico de ciências . Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 15(nesp.2), 569–588. https://doi.org/10.46667/renbio.v15inesp2.742
Seção
Dossiê Temático - Relações Étnico-raciais e o Ensino de Biologia
Biografia do Autor

Anna Carolina Araújo Panteleão, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduação em andamento em Ciências Biológicas - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Vitória, ES - Brasil.

Maria do Carmo Pimentel Batitucci, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Ciências Fisiológicas - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Vitória, ES - Brasil. Professora Permanente - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Vitória, ES - Brasil. 

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