O uso de textos de divulgação científica e suas contribuições para o processo de ensino e aprendizagem
Conteúdo do artigo principal
Resumo
No ensino de ciências verifica-se que alguns professores de biologia, já vêm utilizando de alguns recursos educacionais alternativos, como a utilização de textos divulgação científica em complementação aos livros didáticos em suas práticas de ensino, para a melhoria da aprendizagem dos alunos. Neste sentido, o presente trabalho objetivou analisar de que forma os professores utilizam textos de divulgação científica e sua contribuição para o processo de ensino e aprendizagem em Escolas Públicas Estaduais do Município de Boa Vista/RR. Em relação ao objetivo dessa pesquisa abordou-se a pesquisa de cunho qualitativa e descritiva. Já em relação aos procedimentos técnicos empregou-se o estudo de campo. Assim, para a realização desta pesquisa, foram selecionadas doze escolas estaduais da capital, das quais vinte professores de biologia que lecionam aula para alunos da 1º série do ensino médio aceitaram participar da pesquisa. Dessa forma, foram aplicados questionários contendo treze perguntas alternadas entre questões fechadas e abertas utilizadas para pesquisar os professores de biologia participantes da pesquisa. As analise de dados foram com bases no objetivo deste trabalho. Constatamos nessa pesquisa que alguns professores vêm fazendo a utilização dos textos de divulgação científica com mais frequência em complemento aos livros didáticos, e utilizando de estratégias didáticas alternativas, como a prática da leitura, realização e discussão de debates, resolução de problemas investigativos a partir da pesquisa, e na realização de feiras de ciências. Tais estratégias são utilizadas para contribuir na melhoria da aprendizagem dos alunos no ensino de biologia.
Downloads
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Referências
Ciência da informação, v. 25, n. 3, p. 396–404, 1996.
ALMEIDA, M. J. P. M. de. O texto de divulgação científica como recurso didático na mediação do discurso escolar relativo à Ciência. In: PINTO, G. A. Divulgação científica e práticas educativas. Curitiba: Editora CRV, 2010.
ALTARUGIO, M. H.; DINIZ, M. L.; LOCATELLI, S. W. O debate como estratégia em aulas de química. Química Nova na Escola, v. 32, n. 1, p. 26-30, 2010.
BATISTELE, M. C. B.; DINIZ, N. P.; OLIVEIRA, J. R. S. O uso de textos de divulgação científica em atividades didáticas: uma revisão. R. bras. Ens. Ci. Tecnol., Ponta Grossa, v. 11, n. 3, p. 182-210, set./dez. 2018.
BERTOLDO, R. R.; CUNHA, M. B.; STRIEDER, D. M.; SILVA, A. S. Momentos de leitura na escola: tem ciência? In: GIORDAN, M.; CUNHA, M. B. (orgs). Divulgação científica na sala de aula: perspectivas e possibilidades. Ijuí: Editora Unijuí, 2015. p. 307-329.
BUENO, W. C. Comunicação cientifica e divulgação científica: aproximações e
rupturas conceituais. Informação & Informação, v. 15, n. supl, p. 1–12, 16 dez.
BUENO, W. C. Jornalismo Científico no Brasil: compromissos de uma prática dependente. Doutorado (Tese apresentada a Escola de Comunicação e Artes da USP) São Paulo, 1984.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em . Acesso em 5 de fev. 2020.
FERREIRA, L. N. de A.; QUEIROZ, S. L. Artigos da revista Ciência Hoje como recurso didático no ensino de química. Química Nova, v. 34, n. 2, p. 354 -360, 2011
FRANCISCO JUNIOR, W. E.; SILVA, D. M.; NASCIMENTO, R. C. F.; YAMASHITA, M. O teatro científico como ferramenta para a formação docente: uma pesquisa no âmbito do PIBID. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 14, n.3, p. 79-100, 2014.
FREITAS; J. F. MOREIRA; L. M. SILVA; F. A. R. Análise do conteúdo de microbiologia presente na revista ciência hoje da criança. Ouro Preto - MG, Brasil. vol. 7, N.1. Jan/Abril 2016.
GIL, A.C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisas. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
LOPES, M. L.; FLORCZAK, M. A. Divulgação científica no ensino de ciências. Paraná, 2007.
MARTINS, I.; CASSAB, M.; ROCHA, M. B. Análise do processo de reelaboração discursiva de um texto de divulgação científica para um texto didático. In: encontro nacional de pesquisa em educação em ciências, 3, 2001, Atibaia. Anais...Atibaia, 2001. 1 CD-ROM.
NASCIMENTO, T. G.; ALVETTI, M. A. S. Temas científicos contemporâneos no ensino de biologia e física. Ciências & Ensino, v. 1, p. 29–39, 2006.
NASCIMENTO, T. G. O discurso da divulgação científica no livro didático de ciências: características, adaptações e funções de um texto sobre clonagem. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 5, n. 2, p. 15–28, 2005.
PEREIRA, A. B.; OAIGEN, E. R.; HENNIG. G. Feiras de Ciências. Canoas: Ulbra, 2000.
PUIATI, L. L.; BOROWSKY, H. G.; TERRAZZAN, E. A. O texto de divulgação científica como recurso para o ensino de ciências na educação básica: um levantamento das produções nos enpec. In: Encontro Nacional de Pesquisas em Educação em Ciências. Florianópolis, SC, v. 6, p. 1–11, 2007.
QUEIROZ, S. L.; FERREIRA. L. N. A.; IMASATO, H. Textos de divulgação científica no ensino superior de química: aplicação em uma disciplina de Química Estrutural. Educación Química, v. 23, n. 1, p. 49-54, 2012.
RIBEIRO, R. A.; KAWAMURA, M. R. D. Divulgação científica e ensino de física: intenções, funções e vertentes. In: Atas do X Encontro de Pesquisa em Ensino de Física. Londrina, PR: SBF, 2006.
SASSERON, L. H. Alfabetização Científica, Ensino por Investigação e Argumentação: relações entre Ciências da Natureza e escola. Revista Ensaio. Belo Horizonte. v. 17, n. especial, p. 49-67, novembro, 2015.
SILVA, P. R.; ALMEIDA. M. M.; ROCHA. R. A. A segregação como conteúdo da nova morfologia urbana de boa vista – RR. 2009. Disponível em: http//sholar.google.com.br/scholar?hl=pt-R&q=teoriae+pratica&btnG=&lr=. Acesso em 09. Setembro. 2019.
TEIXEIRA JÚNIOR, J. G. e SILVA, R. M. G. Perfil de leitores em um curso de Licenciatura em Química. Química Nova, v. 30, n. 5, p. 1365-1368, 2007.