25 anos de Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio) um legado para a formação e profissionalização da docência e da pesquisa em educação em ciências e ensino de biologia no Brasil
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo trata de uma narrativa escrita sobre os 25 anos de Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio), numa tessitura que articula movimentos e episódios no âmbito nacional e no âmbito da Regional-5/Nordeste desse coletivo, destacando aspectos considerados importantes na formação e profissionalização da pesquisa e da docência na Educação em Ciências e Ensino de Biologia, bem como as origens e avanços da SBEnBio. Os dados para a elaboração deste trabalho foram recolhidos a partir da literatura especializada, em mensagens dadas a solicitações feitas junto a colegas pesquisadores/docentes brasileiros por e-mail e através do WhatsApp, em documentos da SBEnBio (Atas de Assembléias, Anais de eventos, Boletins Informativos, e em fotografias), que se constituem memórias da área de ensino de biologia.
Downloads
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Referências
ASSOCIAÇÃO Brasileira de Ensino de Biologia (SBENBIO). SBEnBIO - INFORMATIVO DEN-SBEnBIO 02 (GESTÃO 2000/2002), 2001.
ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA (ENEBIO), 1., 2005; ENCONTRO REGIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA-REGIONAL 2 (EREBIO), 3.; 2005. Anais... Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio), 2005.
ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA (ENEBIO), 2., 2007. ENCONTRO REGIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA-REGIONAL: MG/TO/GO/DF (EREBIO), 1., 2007. UFU/Uberlândia. Anais... Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio), 2007.
ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA (ENEBIO), 3., 2010; ENCONTRO REGIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA-REGIONAL-5/NE (EREBIO), 4., 2010. Anais... Fortaleza, CE: Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio), 2010.
GAMA, Renata Prenstteter. Desenvolvimento profissional com apoio de grupos colaborativos: o caso de professores de matemática em início de carreira. 2007. 240 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2007.
GOODSON, Ivor. El estudio de las vidas delprofesorado: problemas y posibilidades. In: GOODSON, Ivor. (Org.). Histórias de vida del profesorado. Barcelona: Octaedro 2004, p. 297- 313.
LOPES, Amélia; PEREIRA, Fátima. Escritos de trabalho e construção social da ação educativa institucional: (E)feitos de um processo de investigação-ação. Educação, Sociedade e Culturas, nº 22, p. 109-132, 2004.
NARDI, Roberto.; ALMEIDA, Maria José P. M. A. Constituição da área de ensino de ciências no brasil: memórias de pesquisadores. Enseñanza de las Ciencias, nº. Extra. VII CONGRESO, 2005.
OLIVEIRA, Rosa Maria Moraes Anunciato de. Narrativas: contribuições para a formação de professores, para as práticas pedagógicas e para a pesquisa em educação. Revista de Educação Pública, Cuiabá, EdUFMT, v. 20, n. 43, p. 289–305, 2011.
OLIVEIRA, Rosa Maria Moraes; GAMA, Renata Prenstteter. Desenvolvimento profissional docente e narrativas em diferentes momentos da formação e atuação. Revista da FAEEBA -Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 23, n. 41, p. 205-219, jan./jun. 2014.
PEREIRA, Marsílvio Gonçalves. Um olhar sobre a experiência formativa a partir de narrativas escritas de um professor/formador: a materialidade da docência num continuum formativo. In: Encontro Nacional de Ensino de Biologia, 7.; ENCONTRO REGIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA (EREBIO), 1., 2018. UFPA, Belém-PA. Anais do... Belém, PA: SBEnBio, 2018, p. 3153-3160.
PRADO, Guilherme do Val Toledo; FERREIRA, Cláudia Roberta; FERNANDES, Carla Helena. Narrativa pedagógica e memoriais de formação: escrita dos profissionais da educação. Revista Teias, Rio de Janeiro, UERJ, v. 12, n. 26, p. 143-153, set./dez. 2011.
SILVA, Lisandra Oliveira E.; DIEHL, Vera Regina Oliveira; MOLINA NETO, Vicente. Narrativa escrita: relacionando a produção de conhecimento e a formação docente. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA, 4., 2010, São Paulo. Anais... São Paulo: FEUSP; BIOGRAPH, 2010. p. 1-11.