O contexto histórico filosófico e o ensino de evolução a abordagem em livros didáticos de biologia

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Karlla Vieira Carmo
Graça Aparecida Cicillini

Resumo

A evolução biológica é permeada por obstáculos que dificultam sua aprendizagem, e estão presentes nos diferentes agentes de ensino, como o livro didático. Este, recebe evidente atenção do governo federal pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Contudo, em relação à evolução biológica, pesquisas demonstram necessidade de reestruturação dessa temática, especialmente sua contextualização histórico-filosófica. Assim, nosso objetivo foi verificar como essa contextualização ocorre nos conteúdos de Evolução das duas coleções, mais utilizadas no país, de livros didáticos aprovados pelo PNLD-2018/2020. Para tanto, utilizamos a investigação qualitativa e o método de Análise de Conteúdo para interpretação dos dados. Nossas análises demonstram que a contextualização histórico-filosófica da evolução está distante do esperado mas, comparativamente às primeiras pesquisas, houve avanço em seu desenvolvimento.

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Como Citar
Carmo, K. V., & Cicillini, G. A. (2023). O contexto histórico filosófico e o ensino de evolução: a abordagem em livros didáticos de biologia. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 16(1), 204–233. https://doi.org/10.46667/renbio.v16i1.911
Seção
Artigos com Relatos de Pesquisa
Biografia do Autor

Karlla Vieira Carmo, Universidade Federal de Catalão

Doutora em Educação - Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Uberlândia, MG - Brasil. Professora efetiva de dedicação exclusiva - Universidade Federal de Catalão (UFCat). Catalão, GO - Brasil

Graça Aparecida Cicillini, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em Metodologia de Ensino - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas, SP - Brasil. Professora titular aposentada - Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Uberlândia, MG - Brasil.

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