A articulação verbo-visual de um texto sobre cadeia alimentar publicado na revista Ciência Hoje das Crianças

Main Article Content

Sheila Alves Almeida
Luiz Gustavo Franco

Abstract

Pretendemos neste artigo identificar procedimentos e mecanismos, verbais e visuais, pelos quais o discurso de divulgação científica materializa o conceito de cadeia alimentar. Baseando-nos na concepção de Bakhtin sobre gênero de discurso, os procedimentos metodológicos incluíram: (i) a descrição da organização do projeto gráfico das páginas que abordavam a matéria sobre cadeia alimentar; (ii) o exame das relações dialógicas estabelecidas entre os enunciados verbo-visuais dos textos; (iii) a análise dos movimentos dialógicos em relação à esfera didática e midiática. O enunciado verbo-visual analisado mostra a especificidade de uma produção que constrói objetos de conhecimento semelhantes aos livros didáticos, mas, ao mesmo tempo, deles se diferencia porque sendo um suporte diferente, constrói outros objetos de conhecimento que necessitam ser investigados.

Downloads

Download data is not yet available.

Article Details

How to Cite
Alves Almeida, S., & Gustavo Franco, L. (2025). A articulação verbo-visual de um texto sobre cadeia alimentar publicado na revista Ciência Hoje das Crianças. SBEnBio Biology Teaching Journal, 18(2), 600–618. https://doi.org/10.46667/renbio.v18i2.1605
Section
Artigos com Relatos de Pesquisa

References

ALMEIDA, Sheila. Alves., LIMA, Guilherme. Silva.; PEREIRA, Bárbara. Luiza. Alves. Des/fiando diálogos sobre o conceito de cadeia alimentar em uma aula de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental. Ensaio Pesquisa Em Educação Em Ciências, v. 21, e12436, 2019. https://doi.org/10.1590/1983-21172019210119.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BRAIT, Beth. Olhar e ler: verbo-visualidade em perspectiva dialógica. Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, n. 8, v. 2, 43-66, 2013. https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/16568.

CALVINO, Ítalo. A palavra escrita e a não-escrita. In: FERREIRA, M.M., AMADO, J.(org.). Usos & abusos da história oral. Rio: Fundação Getúlio Vargas, 1996

LEACH, John., DRIVER, Rosalind., SCOTT, Phillip. e COLIN Wood-Robinson, C. Children’s ideas about ecology 3: ideas found in children aged 5-16 about the interdependency of organisms. International Journal of Science Education, v. 18, n. 2, p. 129-141, 2007.

OLIVEIRA, Ana Paula Fabro de. Enunciados verbovisuais na Ciência Hoje das Crianças: uma abordagem dialógica. 2010. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-18012011-142652/. Acesso em: 27 nov. 2023.

GALLEGOS, Letícia; JEREZANO, Maria; FLORES, Fernando. Preconceptions and Relations Used by Children in the Construction of Food Chains. Journal of research in science teaching, v. 31, n. 3, p. 259-272, 1994. https://doi.org/10.1002/tea.3660310306.

PAZ, Alfredo Mullen.; ABEGG, Ilse.; ALVES FILHO, José de Pinho.; OLIVEIRA, Vera Lúcia Bahl. Modelos e modelizações no ensino: um estudo da cadeia alimentar. Ensaio Pesquisa Em Educação Em Ciências, v. 8, n.2, p. 133-146. 2006. http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172006080205.

RAMOS, Rui. Construção dos objetos de discurso em artigos mediáticos de divulgação científica para crianças Redis: revista de estudos do discurso, n. 3, p. 156-182, 2014.

ROJO, Roxane. O letramento escolar e os textos da divulgação científica: a apropriação dos gêneros de discurso na escola. Ling. (dis)curso, v. 8, n. 3, p. 581-612, dez. 2008.