La teoría de Galperin en la enseñanza de la polialelia: formación dialéctica de habilidades y conceptos

Contenido principal del artículo

Eduardo Ramos Melo Luna
Petronildo Bezerra da Silva

Resumen

Diante da necessidade de promover o ensino de Genética nas escolas, esta pesquisa teve como objetivo formar a habilidade de interpretar os mecanismos de transmissão de características por polialelia em estudantes do 3ª ano do Ensino Médio de uma escola pública, utilizando a Teoria da Formação por Etapas das Ações Mentais e dos Conceitos de P. Ya. Galperin como aporte teórico e metodológico. A partir de desenvolvimento de um plano de tarefas, foi possível perceber que a maioria dos estudantes conseguiu formar a habilidade pretendida, ratificada pelo alto grau na qualidade das ações realizadas. Comprovou-se também o potencial pedagógico desta teoria por permitir ao professor o controle das ações para acompanhar com mais precisão e eficácia o desenvolvimento dos alunos.

 

Palavras – chave: Polialelia, Teoria de Galperin e habilidades.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Cómo citar
Luna, E. R. M., & Silva, P. B. da. (2018). La teoría de Galperin en la enseñanza de la polialelia: : formación dialéctica de habilidades y conceptos. Revista De Enseñanza De Biología SBEnBio, 11(1), 139–156. https://doi.org/10.46667/renbio.v11i1.147
Sección
Artigos com Relatos de Pesquisa
Biografía del autor/a

Eduardo Ramos Melo Luna, Universidad Federal de Pernambuco

Alumna de Maestría del Programa de Postgrado en Educación Científica y Matemática - PPGECM - UFPE

Petronildo Bezerra da Silva, Universidad Federal de Pernambuco

Profesor del Programa de Posgrado en Educación Científica y Matemática - PPGECM - UFPE

Citas

BORGES, R. M. R; LIMA, V. M. R. Tendências contemporâneas do ensino de biologia no Brasil. Revista Eletrônica de Enseñanza de las Ciências, Chile, v. 6, n. 2, p. 299-309, 2007. Disponível em: Acesso em: 20 jul. 2017.

BRASIL. Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Educação Média e Tecnológica (Semtec). PCN + Ensino médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais – Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC/Semtec, 2002.

CAMARGO, S.; INFANTE-MALACHIAS, M. A genética humana no ensino médio: algumas propostas. Genética na Escola, Ribeirão Preto, v. 2, n. 1, p. 14-16, 2007.

DURBANO, J. P. M.; PADILHA, I. Q. M.; RÊGO, T. G.; RODRIGUES, P. A. L.; ARAÚJO,

D. A. M. Percepção do conhecimento dos alunos de ensino médio do município de João Pessoa sobre temas emergentes em biotecnologia. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GENÉTICA, 54., 2008, Salvador. Anais... Salvador: SBG, 2008.

FABRÍCIO, M. F. L.; JOFÓLI, Z. M. F.; SEMEN, L. S. M.; LEÃO, A. M. A. C. A compreensão das leis de Mendel por alunos de biologia na educação básica e na licenciatura. Ensaio – Pesquisa em Educação em Ciências, Uberlândia, v. 8, n. 1, p. 12-25, 2006.

GALPERIN, Piotr Yakovlevich. Sobre la formación de las imágenes sensoriales y de los conceptos. In: ROJAS, Luis Quintanar (Compilador). La formacion de las funciones psicológicas durante el desarrollo del niño. Tlaxcala: Universidad Autónoma de Tlaxcala, 2001a. p. 27-39.

LEÓN, Gloria Fariñas. El lecho de Procusto o la convención sobre la competencia humana. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, v. 15, n. 2, p. 341-350, 2011.

LIBÂNEO, José Carlos (Org.). Educação na era do conhecimento em rede e transdisciplinaridade. As teorias pedagógicas modernas revisitadas pelo debate contemporâneo na educação. Educação em debate. São Paulo: Editora Alínea. 2007.

LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e Pedagogos, para quê? 9. ed. São Paulo: Cortez, 2007.

NÚÑEZ, I. B. Vigotski, Leontiev e Galperin: formação de conceitos e princípios didáticos. Brasília: Liber Livro, 2009.

NUÑEZ, Isauro Beltrán; RAMALHO, Betânia Leite; UEHARA, Fabia Maria Gomes. As Teorias Implícitas sobre a aprendizagem de professores que ensinam Ciências Naturais e futuros professores em formação: a formação faz diferença? Ciências & Cognição, v. 14, n. 3, p. 39-61, 2009.

OCA, I. C. M. Que aportes oferece La investigación reciente sobre aprendizagem para fundamentar nuevas estrategias didácticas? Revista Educación, México, v. 19, n. 1, p. 7-16, 2005.

PEDRANCINI, V. D.; GALUCH, M. T. B.; MOREIRA, A. L. O. R.; RIBEIRO, A. C. Ensino e aprendizagem de biologia no ensino médio e apropriação do saber científico e biotecnológico. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciências, Chile, v. 6, n. 2, 2007.

ROVIRA, M. P. G; SANMARTIN, N. Las bases de orientacion: um instrumento para enseñar a pensar teoricamente em biologia. Alambique Didactica da las Ciências experimentales, v.16, p. 8-20, 1998.

TALIZINA, N. La teoria de la actividad aplicada a la enseñanza. Trad. Yulia Solovieva y Luis Quintanar Rojas. México: Benemérita Universidad Autónoma de Puebla, 2009.

TEMP, Daiana Sonego. Genetics and its applications: identifying the matter in different teaching contexts. 2014. 183 f. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2014.

VILELA, M. R. A produção de atividades experimentais em genética no ensino médio. 2007. 50 f. Monografia (Especialização em Ensino de Ciências por Investigação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2007.

Artículos similares

1 2 3 4 5 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.