Las FERIAS DE CIENCIAS COMO ESPACIO DE FORMACIÓN DESDE LA PERSPECTIVA DE LOS ESTUDIANTES DE EDUCACIÓN BÁSICA

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Erica Cavalcanti de Albuquerque Dell Asem
https://orcid.org/0000-0001-7176-0718
Maria de Fatima Alves de Oliveira

Resumen

As Feiras de Ciências (FC) constituem-se em oportunidades de estimular o gosto pela pesquisa e afastar os estudantes da postura de meros recebedores do conhecimento, partindo da investigação para torná-los protagonistas de seu aprendizado. O objetivo deste trabalho foi identificar a percepção de estudantes de uma escola pública do Rio de Janeiro sobre o desenvolvimento de projetos e a FC. A coleta de dados ocorreu mediante aplicação de questionário após o evento. As respostas foram analisadas segundo a Tematização de Fontoura e revelaram que os estudantes percebem as FC como espaço formativo constituído por múltiplas perspectivas. Observa-se que os alunos entendem a importância de se tornarem protagonistas de seu aprendizado vivenciando o desenvolvimento das etapas de um projeto, perpassando pelo trabalho em grupo e desenvolvendo o pensamento crítico. Tais habilidades vão ao encontro do que almeja um ensino de ciências emancipatório e adequado às demandas da sociedade do século XXI.

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Cómo citar
Cavalcanti de Albuquerque Dell Asem, E., & Alves de Oliveira, M. de F. (2025). Las FERIAS DE CIENCIAS COMO ESPACIO DE FORMACIÓN DESDE LA PERSPECTIVA DE LOS ESTUDIANTES DE EDUCACIÓN BÁSICA. Revista De Enseñanza De Biología SBEnBio, 18(2), 637–659. https://doi.org/10.46667/renbio.v18i2.1979
Sección
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