Por um currículo em defesa da verdade ensino de Ciências e Biologia entre o negacionismo científico e a desigualdade de gênero

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Yonier Alexander Orozco Marín

Resumo

Tivemos por objetivo construir reflexões sobre a necessidade de currículos de ciências comprometidos com a defesa da verdade, considerando o debate atual no campo entre perspectivas de combate ao negacionismo científico e perspectivas de valorização das diversidades. Apresentamos as recentes reformas curriculares neoliberais e a precarização do trabalho docente como inimigas dessas duas perspectivas. Seguidamente, abordamos duas propostas didáticas implementadas com alunas(os) do ensino fundamental discutindo o papel da mulher na história da ciência e a construção de ferramentas para a identificação de fake news. Partindo da análise das respostas construídas pelas(os) alunas(os) durante o desenvolvimento das propostas, sustentamos que a defesa pela verdade é indispensável para um ensino de ciências para a justiça social e contra o negacionismo científico

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Como Citar
Orozco Marín, Y. A. (2023). Por um currículo em defesa da verdade: ensino de Ciências e Biologia entre o negacionismo científico e a desigualdade de gênero. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 16(nesp.1), 1103–1126. https://doi.org/10.46667/renbio.v16inesp.1.1024
Seção
Dossiê temático: Currículo e ensino de Biologia
Biografia do Autor

Yonier Alexander Orozco Marín, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Doutor em Educação Científica e Tecnológica - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - Florianópolis, SC - Brasil. Professor do Magistério Superior  - Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). Araguaia, TO - Brasil

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