Duas décadas da lei 10.639/2003 uma análise sobre a educação antirracista no currículo da licenciatura em Ciências Biológicas da UFMT/CUA

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Shirlyjaine da Silva Francisco Ribeiro
Ayane de Souza Paiva

Resumo

A abordagem da Lei 10.639/2003 e das relações étnico-raciais nos cursos de formação de professores/as são essenciais para a construção de uma educação antirracista. Objetiva-se aqui analisar, a partir das perspectivas de docentes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFMT/CUA, a importância da implementação desta lei na formação inicial de professores/as de ciências e biologia. Esta pesquisa foi realizada a partir de um formulário on-line. Para a análise utilizamos aqui a técnica de Análise de Conteúdos. Observamos que há uma dissociação entre o ensino de ciências e biologia e a realidade sociopolítica no que se refere ao racismo, que reflete negativamente no reconhecimento do papel dos/as profissionais da área de biologia na educação antirracista.

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Como Citar
Ribeiro, S. da S. F., & Paiva, A. de S. (2023). Duas décadas da lei 10.639/2003: uma análise sobre a educação antirracista no currículo da licenciatura em Ciências Biológicas da UFMT/CUA. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 16(2), 1543–1559. https://doi.org/10.46667/renbio.v16i2.1070
Seção
Artigos com Relatos de Pesquisa
Biografia do Autor

Shirlyjaine da Silva Francisco Ribeiro, Universidade Federal de Mato Grosso

Graduanda do curso Multidisciplinar em Ciência e Tecnologia - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Cuiabá, MT - Brasil. Licenciada em Ciências Biológicas  - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Cuiabá, MT - Brasil.

Ayane de Souza Paiva, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências - Universidade Federal da Bahia (UFBA). Salvador, BA - Brasil. Professora Adjunta - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Cuiabá, MT - Brasil

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