Os manuais didáticos e seu papel na formação de professores uma análise das teorias biológicas por meio da crítica feminista à ciência
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Resumo
Este estudo, fundamentado nas premissas teóricas dos Estudos de Gênero e Feministas, objetivando a análise do discurso adotado na abordagem dos conteúdos de evolução presentes em livros didáticos usados nas disciplinas de Anatomia e Fisiologia Humana no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Feira de Santana, Bahia, Brasil. A pesquisa, de caráter qualitativo documental, inclui dados de uma pesquisa de mestrado em andamento. Para essa análise, foram utilizados elementos da análise do discurso a partir da crítica feminista à ciência. Analisando-se quatro obras. Resultados iniciais revelam, estereótipos e assimetrias do gênero expressos nos livros analisados, os quais, caso reproduzidos pelas/os futuras/os docentes, por meio da linguagem, podem abarcar sentidos que reiteram a hegemonia masculina e androcêntrica
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