As contribuições do PIBID na formação inicial de professores de Biologia experiência com alunos da educação especial

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Adriane Dall’ Acqua de Oliveira
Luiz Alberto Pilatti

Resumo

Objetivamos analisar as contribuições do PIBID na formação inicial de professores de Biologia em prática docente com alunos da educação especial durante o ensino remoto. Realizado com abordagem qualitativa e método de estudo de caso, envolveu acadêmicos de Biologia da UTFPR, participantes do PIBID. Dados foram coletados via entrevistas semiestruturadas e analisados com o software NVivo Pro, resultando em categorias como Experiências, Formação na graduação e Materiais didáticos. Constatou-se que experiências pessoais e profissionais influenciam a formação para educação especial. A graduação apresentou lacunas na preparação para necessidades dos alunos. Materiais adequados e estratégias de ensino adaptáveis são essenciais para aprendizagem inclusiva e eficaz. O estudo ressalta a importância da prática antecipada na formação de professores, transformando suas trajetórias profissionais.

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Como Citar
Oliveira, A. D. A. de, & Pilatti, L. A. (2024). As contribuições do PIBID na formação inicial de professores de Biologia: experiência com alunos da educação especial. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 17(nesp.1), 558–581. https://doi.org/10.46667/renbio.v17inesp.1.1222
Seção
Dossiê Temático: PIBID e Residência Pedagógica: as disciplinas Ciências e Biologia na relação entre escola e universidade
Biografia do Autor

Adriane Dall’ Acqua de Oliveira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutora em Ensino de Ciências e Tecnologia pela Universidade Federal Tecnológica do Paraná, (UTFPR). Ponta Grossa, PR - Brasil. Professor de Rede Estadual de Ensino – Colégio Estadual Regente Feijó da Secretaria Estadual de Educação (SEED). Ponta Grossa, PR - Brasil.

Luiz Alberto Pilatti, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas, SP - Brasil. Profissional e Tecnológica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - Curitiba, PR - Brasil.

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