Análise dos conteúdos de Botânica nas provas da Olimpíada Brasileira de Biologia no período de 2018-2023
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este trabalho teve como objetivo analisar os conteúdos de Botânica da Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB) das provas aplicadas no período 2018-2023. A pesquisa realizou-se em duas fases: 1) busca e análise das provas da OBB no período analisado; 2) análise quantitativa e criteriosa das questões relacionadas à botânica e suas subáreas. Os resultados indicaram que o ano com maior número de questões de botânica foi 2019, com 25 questões (30,86%), enquanto em 2023 foram 9 (11,11%) e as subáreas mais abordadas foram Fisiologia Vegetal (20,99%), Morfologia Vegetal (19,75%) e Filogenia (14,81%). Conclui-se que não houve uniformidade na abordagem de questões sobre a Biologia Vegetal nos anos analisados. Entretanto, três subáreas da botânica juntas apresentaram mais de 55% das questões.
Palavras-Chave: Competições educativas. Biologia Vegetal. Ensino médio.
Downloads
Detalhes do artigo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Referências
ALMEIDA, A. F. Análises de exames de ingresso no ensino superior: tendências nos conteúdos de botânica. 2015. 33 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/174744. Acesso em: 12 de Ago. 2023.
ANJOS, C. B.; MOURA, O. S.; BIGIO, N. C. A percepção do Ensino de Botânica no Ensino Médio. Revista Educação e Humanidades, v. 2, n. 2, p. 609-631, jul-dez, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/reh/article/view/8586. Acesso em: 26 de jan. 2024.
GOMES, E. G. Análise e classificação das questões da olimpíada brasileira de biologia (2014-2016): uma proposta com base em competências e habilidades. 2016. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em 2016) – Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2016. Disponível em: http://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=82504. Acesso em: 12 de Out de 2024.
GOMES, N. F. et al. A Botânica nos vestibulares da UECE e no ENEM de 2004-2013. In: EDSON-ACSVES, B.; MENDES, RMS; BOLILHA, OH; LUCENA, E. P.. (org.). Contextualizando e ensino de Botânica e Ecologia. Ponta Grossa: Atena Editora, p. 27-37. mar, 2021.
GOMES, T. T. de A., D’ANDREA, R. M. S., & MACHADOO-FILHO, H. (2023). THE BRAZILIAN BIOLOGY OLYMPIAD: THE “X” OF THE QUESTION. In SciELO Preprints. https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.5494. Disponível em: https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/5494. Acesso em: 26 jan. 2024.
Instituto Butantan. Olimpíadas de Biologia. Disponível em: www.olimpiadasdebiologia.butantan.gov.br Acesso em: 12 out 2023.
KINOSHITA, L. S. et al. (Org.) A botânica no Ensino Básico: relatos de uma experiência transformadora. São Carlos: RiMa, 2006.
OLIVEIRA, W. C. et al. Olimpíadas Brasileiras de Biologia: conteúdos e competências exigidos. Revista Thema, v. 19, n. 1, p. 53-70, mar, 2021. DOI: 10.15536/thema.V19.2021.53-70.1575. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1575. Acesso em: 7 fev. 2024.
SALATINO, A. BUCKERIDGE, M. “Mais de que te serve saber botânica?”. Estudos Avançados. v. 30, n. 87, p. 1-20, 2016.
SAPATINI, J. R. Categorização e Análise das Questões de Biologia do ENEM (1998-2012). 2014. 45 f. Monografia (Pós-Graduação em Ensino de Ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014. Disponível em: https://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21682. Acesso em: 10 de set. 2023.
SILVA, A. T. M. Análise dos conteúdos de Botânica nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) no período de 2009-2018. 2019. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso. Licenciatura em Ciências Biológicas – Universidade Federal de Pernambuco. Pernambuco, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32117. Acesso em: 6 de jan. 2024.
SILVA, E. S. Avaliação dos conteúdos de botânica nos vestibulares: uma análise das provas da UESPI, UFPI e ENEM, nos anos de 2006 a 2013. 2012. 65 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Universidade Federal do Piauí. Picos, 2012.
SILVA, E. S. E; ABREU, M. C. Conteúdos de Botânica em provas de ingresso. Caderno de Pesquisa, série Biologia, v. 25, n. 3, p. 77-85, 2014.
WALDEZ, F. et al. Olimpíada de ciências biológicas como ferramenta para o ensino de biologia no alto Solimões, Amazônia brasileira. Revista Amazônica de Ensino de Ciências, jun. 2014. Disponível em: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/2985. Acesso em: 8 de fev. 2024.