A disciplina Educação Sexual no currículo do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Regional do Cariri – URCA implicações para a formação inicial docente

Conteúdo do artigo principal

Renata Maria da Silva
Alan Belizário Cruz
Antoniel dos Santos Gomes Filho
Fabiana Correia Bezerra
Cicero Magerbio Gomes Torres

Resumo

O objetivo deste trabalho consiste em analisar como a disciplina de Educação Sexual no currículo do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Regional do Cariri (URCA) se apresenta e sua implicação para a formação inicial docente. A pesquisa apresenta-se como sendo do tipo qualitativa e exploratória, face ao processo analítico tecido a partir das entrevistas gravadas realizadas a partir da estruturação dos grupos focais com estudantes da disciplina de Estágio Curricular Supervisionado. Os dados foram analisados a partir da análise de conteúdo temática categorial de Bardin. Estes revelam uma baixa quantidade de ações curriculares voltadas para a Educação Sexual na formação inicial dos professores em formação. Conclui-se ser urgente a ampliação de ações no currículo que fortaleçam a formação inclusiva face às demandas sobre Educação Sexual na formação de professores de Ciências e Biologia.

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Detalhes do artigo

Como Citar
Silva, R. M. da, Cruz, A. B., Gomes Filho, A. dos S., Bezerra, F. C., & Torres, C. M. G. (2024). A disciplina Educação Sexual no currículo do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Regional do Cariri – URCA: implicações para a formação inicial docente. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 17(2), 895–919. https://doi.org/10.46667/renbio.v17i2.1298
Seção
Artigos com Relatos de Pesquisa
Biografia do Autor

Renata Maria da Silva, Universidade Regional do Cariri

Especialização em Docência no Ensino de Ciências Biológicas pela Faculdade FACUMINAS. Coronel Fabriciano, MG - Brasil. Professora Parceira do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Ensino de Ciências e Biologia (NEPECBIO) da Universidade Regional do Cariri (URCA). Crato, CE - Brasil.

Alan Belizário Cruz, Universidade Regional do Cariri

Mestre em Educação Científica e  Formação de Professores pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Bahia, BA - Brasil. Professor substituto/temporário da Universidade Regional do Cariri- (URCA). Crato, CE - Brasil

Antoniel dos Santos Gomes Filho, Universidade Regional do Cariri

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Fortaleza, CE - Brasil. Mestrando em Desenvolvimento Regional Sustentável na Universidade Federal do Cariri (UFCA). Juazeiro do Norte, CE - Brasil. Professor da Universidade Regional do Cariri (URCA). Crato, CE - Brasil.   

Fabiana Correia Bezerra, Universidade Regional do Cariri

Mestra em Desenvolvimento Regional Sustentável pela Universidade Federal do Cariri (URCA). Crato, CE - Brasil. Integrante do Núcleo de Estudo e Pesquisa Ensino de Ciências e Biologia (NEPECBIO) da Universidade Regional do Cariri (URCA). Crato, CE - Brasil

Cicero Magerbio Gomes Torres, Universidade Regional do Cariri

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Fortaleza, CE - Brasil. Professor adjunto na Universidade Regional do Cairir (URCA). Crato, CE - Brasil

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