As pedras no leito do rio dificuldades e desafios para a formação inicial no contexto dos estágios curriculares supervisionados e da Residência Pedagógica
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O objetivo da pesquisa consiste em caracterizar a partir dos estudantes e residentes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da XXXX, as dificuldades e desafios relacionados aos Estágios Curriculares Supervisionados e ao Programa de Residência Pedagógica, subprojeto Biologia. A pesquisa de abordagem qualitativa, exploratória, descritiva está fundamentada no estudo de caso. Quanto as dificuldades e os desafios relacionados aos estágios e ao PRP, tem-se a ausência de acolhimento e acompanhamento dentro das escolas campo, dificuldades com o planejamento coletivo, ausência de diálogo com os professores formadores, de autonomia e burocratização dos estágios. Conclui-se que a luta pelos estágios e pelos programas que investem na formação de professores, consiste em considerar o papel social, críticos e reflexivos dos participantes.
Downloads
Detalhes do artigo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Referências
ALMEIDA, Marcila de. Residência pedagógica: as representações docentes dos licenciandos em história a partir da música. 2020. 325f. Dissertação (Programa de Pós- Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Livraria Martins Fontes, 1977.
RASIL. Fundação CAPES. Programa de Residência Pedagógica. Brasília, DF, 1 mar. 2018b. Disponível em: http://www.capes.gov.br/educacao-basica/programa-residencia pedagógica. Acesso em: 30 jul. 2022.
BRASIL. Fundação CAPES. Programa de Residência Pedagógica. Brasília, DF. 2020. Disponível em: http://www.capes.gov.br/educacao-basica/programa-residencia pedagógica. Acesso em: 17maio. 2023.
BRASIL. Fundação CAPES. Programa de Residência Pedagógica. Brasília, DF. 2022. Disponível em: http://www.capes.gov.br/educacao-basica/programa-residencia pedagógica. Acesso em: 17maio. 2023.
CAPES. Programa de Residência Pedagógica - Chamada Pública para apresentação de propostas no âmbito do Programa de Residência Pedagógica, 2018.
CARVALHO, A. M. P. Os Estágios nos Cursos de Licenciatura. São Paulo: Cengage Learning, 2012.
CONTRERAS, José. Autonomia de professores. Trad. Sandra Trabuco Valenzuela. São Paulo: Cortez, 2002. 296p.
CORTE, Anelise C. Dalla; LEMKE, Cibele K. O estágio supervisionado e sua importância para a formação docente frente aos novos desafios de ensinar. São Paulo: Cortez, 2015.
FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 14 ed. Rio de janeiro: Paz e Terra, 2011.
FREIRE, P. (1992) Pedagogia da esperança: um encontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014GATTI, B. A. Grupo focal na pesquisa em ciências sociais e humanas. Liber Livro Editora Ltda: Brasília, DF, 2012.
GIL, A. C. Como classificar as pesquisas. Como elaborar projetos de pesquisa, São Paulo,
v. 4, p. 44-45, 2002. Disponível em: http://www.madani.adv.br/aula/Frederico/GIL.pdf.
Acesso em: 29 set. 2022.
GOMES, V. F.; LAGO, L. C. Reflexão acerca do Programa Residência Pedagógica em Geografia: identidade e formação docente. In: ENCONTRO NACIONAL DE PRÁTICA DE ENSINO DE GEOGRAFIA: POLÍTICAS, LINGUAGENS E TRAJETÓRIAS, 14., 2019,
São Paulo. Anais. [...] São Paulo: Unicamp, 2019. Disponível em: http://ocs.ige.unicamp.br/ojs/anais14enpeg/article/view/3207/3072. Acesso em: 02 out. 2023.
GONÇALVES, Ana Caroline Machado et al..Discursos sobre as contribuições do programa de residência pedagógica e do estágio curricular supervisionado para a formação de professores de ciências e biologia. Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em:
<https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/93006>. Acesso em: 20/11/2023.
IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
LIBÂNEO, J. C. Didática. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2013.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E.D.A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. 2ª ed. Rio de Janeiro: E.P.U., 2018.
MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2001.
MOREIRA, Thaís Borges. Formação Docente: o Programa de Residência Pedagógica no Curso de Ciências Biológicas da UFC. Orientadora: Raquel Crosara Maia Leite. 2020.101 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020.
PIMENTA, S. G.; ANASTASIOU, L. G. C. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez Editora, 2002.
PIMENTA, S. G; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência: diferentes concepções.
Revista Poíesis, v. 3, n. 3 e 4, 2005/2006.
PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. 6 ed. São Paulo: Cortez, 2011.
PIMENTA, S. G.; LIMA, Maria S. L. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2012.
PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria do Socorro Lucena. Estágios supervisionados e o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência: duas faces da mesma moeda? Revista Brasileira de educação, v. 24, p.1-20,2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/pjSCdw3yLypv6zYPN9qKhvL/ Acesso em: 20/08/23.
PIRES, Ana Paula R. F. Desenvolvimento profissional de docentes participantes do programa de residência pedagógica da unifesp. Orientadora: Profª Drª Magali Aparecida Silvestre. 2017. 118f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, 2017.
PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico [recurso eletrônico]: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013. Disponível em: http://www.feevale.br/Comum/midias/8807f05a-14d0- 4d5bb1ad-1538f3aef538/E-book%20Metodologia%20do%20Trabalho%20Cientifico.pdf.
Acesso em: 29 set. 2022.
SILVA, Fredson Murilo da. Residência docente em ensino de ciências. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020.
TARDIF, M. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários: elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas consequências em relação à formação para o magistério. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 13,
p. 5-24, jan./fev./mar./abr. 2000.