Caminhos trilhados no PIBID modalidades didáticas vivenciadas durante a formação inicial de professores de Biologia

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Caio Henrique de Moura Santana
Everaldo Nunes de Farias Filho
Maria Danielle Araújo Mota
Wanieverlyn de Lima Silva
Betânia Cristina Guilherme

Resumo

A formação inicial docente vem sendo marcada por várias políticas públicas para potencializar o papel do professor para disseminação do conhecimento e melhoria na qualidade do ensino da educação básica. Destacamos o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) dentre seus vários objetivos, antecipa o vínculo entre os futuros professores e as salas de aulas das escolas públicas. O presente trabalho relata as experiências vivenciadas pelos pibidianos núcleo Biologia, edital 2022/2024 realizada em uma Instituição de Ensino Superior de Pernambuco, compartilhando as principais modalidades didáticas em diferentes momentos de intervenção em três (03) escolas parceiras. Os relatos revelam que o PIBID apresenta um potencial importante durante o processo de formação inicial.

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Detalhes do artigo

Como Citar
Santana, C. H. de M., Farias Filho, E. N. de, Mota, M. D. A., Silva, W. de L., & Guilherme, B. C. (2024). Caminhos trilhados no PIBID: modalidades didáticas vivenciadas durante a formação inicial de professores de Biologia. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 17(nesp.1), 535–557. https://doi.org/10.46667/renbio.v17inesp.1.1501
Seção
Dossiê Temático: PIBID e Residência Pedagógica: as disciplinas Ciências e Biologia na relação entre escola e universidade
Biografia do Autor

Caio Henrique de Moura Santana, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas. Mestrando em Ciências na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)  - Recife, PE

Everaldo Nunes de Farias Filho, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Doutor em Ensino das Ciências e Matemática - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Recife, PE - Brasil. Professor do Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Recife, PE - Brasil

Maria Danielle Araújo Mota, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Doutora em Educação - Universidade Federal Rural de Pernambuco  (UFRPE). Recife, PE - Brasil. Professora Adjunta da  Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Recife, PE - Brasil . 

Wanieverlyn de Lima Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Mestre em Ensino das Ciências, pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRP). Recife, PE. Professora de Biologia da Escola de Referência em Ensino Médio Sizenando Silveira.  Boa Vista, Recife - PE. Brasil. 

Betânia Cristina Guilherme, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Doutorado em Ciências Biológicas - Universidade Federal de Pernambuco  (UFPE). Recife, PE - Brasil. Professor Associado IV da Universidade Federal Rural de Pernambuco  (UFRPE). Recife , PE - Brasil.

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