Pode a escrevivência atuar enquanto mobilizadora para uma formação antiracista de professoras/es de Ciências e Biologia?

Conteúdo do artigo principal

Juliana Barbosa
Maria Jacqueline Girão Soares de Lima

Resumo

Apresentamos a experiência da elaboração e do acontecimento de uma aula para licenciandas/os de Ciências e Biologia de uma universidade pública, com temática antiracista. Objetivamos experimentar e narrar a escrevivência de Conceição Evaristo enquanto ferramenta pedagógica e também enquanto operador teórico. Organizamos o texto em dois momentos: no primeiro deles, trazemos quem somos em diálogo com outras professoras/es e com intelectuais negras; no segundo momento, discutimos os registros dos estudantes, em diálogo com a escrevivência e com a fabulação crítica. Fazemos isso juntas, o que reflete a orientação dos licenciandos que também exercemos dessa maneira. Nossas falas se mesclam e confluem numa escrita política que busca tecer, na escola e na universidade, um lugar possível para a vida negra.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Barbosa, J., & Girão Soares de Lima, M. J. (2025). Pode a escrevivência atuar enquanto mobilizadora para uma formação antiracista de professoras/es de Ciências e Biologia?. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 18(1), 79–96. https://doi.org/10.46667/renbio.v18i1.1623
Seção
Relatos de Experiência

Referências

BENTO, Cida. O pacto da branquitude. 1. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2022. 148p.

BORBA, Rodrigo Cerqueira do Nascimento. Nilza Vieira: uma professora de Ciências inesquecível. 1. ed. Belo Horizonte: EdUEMG, 2024. 179p

BORGES, Anderson. Escovar a história a contrapelo: uma reflexão sobre história e literatura em Beloved, de Toni Morrison. Revista Micelânia, Assis/SP, v. 9, p. 171-183, 2011.

EVARISTO, Conceição. A escrevivência e seus subtextos. In: DUARTE, Constância Lima; NUNES, Isabella Rosado (Orgs.) Escrevivência : a escrita de nós : reflexões sobre a obra de Conceição Evaristo. Rio de Janeiro: Mina comunicação e arte, 2020. p. 26-48.

FELISBERTO, Fernanda. Escrevivência como rota de escrita acadêmica. In: DUARTE, Constância Lima; NUNES, Isabella Rosado (Orgs.) Escrevivência : a escrita de nós : reflexões sobre a obra de Conceição Evaristo. Rio de Janeiro: Mina comunicação e arte, 2020. p. 164-181.

FERREIRA DA SILVA, Denise. Homo Modernus: para uma ideia global de raça. Rio de Janeiro: Cobogó, 2022. 480p.

HARTMAN, Saidiya. Vênus em dois atos. Revista Eco-Pós, v. 23, n. 3, p. 12-33, 2020. DOI: 10.29146/eco-pos.v23i3.27640. Disponível em: https://revistaecopos.eco.ufrj.br/eco_pos/article/view/27640. Acesso em: 24 abr. 2024.

HARTMAN, Saidiya. Vidas rebeldes belos experimentos: histórias íntimas de meninas negras desordeiras, mulheres encrenqueiras e queers radicais. 1. ed. São Paulo: Fósforo, 2022, 428p.

LISPECTOR, Clarice. Para não esquecer. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.

MARÇAL, Jorge Felipe.; OLIVEIRA, Thiago Ranniery Moreira. Os “outros” do currículo: sobre as possibilidades de descolonização do ensino de biologia. Revista de ensino de biologia da SBEnBio, v. 16, n. 1, p. 1127-1146, 2024. DOI: 10.46667/renbio.v16i2.1057. Disponível em> https://renbio.org.br/index.php/sbenbio/article/view/1057. Acessado em: 13 jun. 2024.

MARTINS, Leda Maria. Performances do tempo espiralar, poéticas do corpo-tela. 1. ed. Rio de Janeiro/RJ: Cobogó, 2021. 256p.

NATÁLIA, Lívia. Intelectuais escreviventes: enegrecendo os estudos literários. In: DUARTE, Constância Lima; NUNES, Isabella Rosado (Orgs.) Escrevivência : a escrita de nós : reflexões sobre a obra de Conceição Evaristo. Rio de Janeiro: Mina comunicação e arte, 2020. p. 206-215.

MORRISON, Toni. Amada. 1. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2007. 363p.

OLIVEIRA, Iris Verena. Modos de aprontar na academia: escrevivências e fabulações curriculares. Série-estudos, v. 29, n. 65, p. 219-240, 2024. DOI: http://dx.doi.org/10.20435/serieestudos.v29i65.1941. Disponível em: https://serieucdb.emnuvens.com.br/serie-estudos/article/view/1941/1314. Acessado em: 13 jun. 2024.

PAULA, Maíra Videira de. Apropriação fotográfica e fabulação crítica: as estratégias poéticas de Rosana Paulino e Saidiya Hartman.. In: Anais do XXII Congresso Internacional do Programa de Pós-graduação Interunidades em Estética e História da Arte, 2022, São Paulo. Campinas, 2022 Disponível em: https://proceedings.science/eha-2022/trabalhos/apropriacao-fotografica-e-fabulacao-critica-as-estrategias-poeticas-de-rosana-pa?lang=pt-br> Acesso em: 24 Abr. 2024.

PINHEIRO, Barbara Carine Soares. Como ser um educador antirracista. São Paulo: Planeta do Brasil, 2023. 160 p.

RIBEIRO, Simone dos Santos; GIRALDI, Patrícia Montanari; CASSIANI, Suzani. Escrevivência: inspiração teórica e metodológica como caminho para uma educação em ciências interseccional. In: Anais do XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2021. Campina Grande. Realize Editora, 2021. Disponível em: https://186.227.201.58/artigo/visualizar/76507. Acesso em: 01 mai. 2024.

SAMPAIO, Carmen Sanches; RIBEIRO, Tiago; SOUZA, Rafael. Conversa como metodologia de pesquisa: uma metodologia menor? In: RIBEIRO, Tiago; SOUZA, Rafael de; SAMPAIO, Carmen Sanches (Orgs.). Conversa como metodologia de pesquisa: por que não? Rio de Janeiro: Ayvu, 2018. p. 21-40.

SANTOS, Antônio Bispo dos. A terra dá, a terra quer. São Paulo: Ubu Editora, 2023. 112 p.

SAUNDERS. Patricia. Fugitive dreans of diaspora: conversations with Saidiya Hartman. Anthurium: A Caribbean Studies Journal, v. 6, n. 1, 2008. Disponível em: https://anthurium.miami.edu/articles/10.33596/anth.115. Acesso em: 24 abr. 2024.

VERGÉS, Françoise. Um feminismo decolonial. São Paulo: Ubu Editora, 2020.

VERRANGIA, Douglas. A educação das relações étnico-raciais: uma proposta teórico-metodológica para a desconstrução de estereótipos na educação em Ciências e Biologia. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, v. 15, n. 2,p. 492-512, 2022. DOI: 10.46667/renbio.v15inesp2.782. Disponível em: https://renbio.org.br/index.php/sbenbio/article/view/782. Acesso em: 24 abr. 2024.

Artigos Semelhantes

<< < 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.