Os “outros” do currículo sobre as possibilidades de descolonização no ensino de Biologia

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Jorge Felipe Marçal
Thiago Ranniery Moreira de Oliveira

Resumo

Este artigo tem como objetivo pensar as possibilidades de descolonização no ensino de Biologia, tendo como escopo as relações entre conhecimento científico e conhecimentos “não científicos” na constituição do conhecimento escolar. Propomos um debate sobre essas relações, interrogando a divisão binária entre tais conhecimentos e sua gramática de alterização da diferença. Argumentamos que tal binaridade articula a sujeição da diferença em termos de “outros” saberes que não os científicos, reescrevendo suas formas como conhecimentos transparentes e substancializáveis. Essa operação fragmenta o potencial do debate sobre a descolonização dos currículos de Biologia com sua promessa de representação via inclusão, ao passo que negligencia a tarefa de deslocar o estatuto das ciências biológicas da pretensão de totalidade e integralidade.

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Como Citar
Marçal, J. F., & Oliveira, T. R. M. de. (2023). Os “outros” do currículo: sobre as possibilidades de descolonização no ensino de Biologia. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 16(nesp.1), 1127–1146. https://doi.org/10.46667/renbio.v16i2.1057
Seção
Dossiê temático: Currículo e ensino de Biologia
Biografia do Autor

Jorge Felipe Marçal, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestre em Educação - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Rio de Janeiro, RJ - Brasil. Doutorando em Educação - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Rio de Janeiro, RJ - Brasil. Professor de Ciências e de Biologia - Colégio de Aplicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro (CAp/UFRJ). Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - Rio de Janeiro, RJ - Brasil.

Thiago Ranniery Moreira de Oliveira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor em Educação - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Rio de Janeiro, RJ -  Brasil. Professor Adjunto - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Rio de Janeiro, RJ - Brasil

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