Residência Pedagógica caminhos para o aprender e o ensinar

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Taitiany Karita Bonzanini
Maria Samara Lopes de Moura

Resumo

Com o objetivo de analisar a formação de professores, apresenta-se uma experiência envolvendo 20 licenciandos e uma Escola Técnica do interior do Estado de São Paulo. Observou-se grande distanciamento entre Universidade e Escola, tanto com relação aos conteúdos curriculares como também as perspectivas profissionais. Foram planejadas e executadas atividades na área de ensino de ciências, sob supervisão, com registros em diário de campo e produção de relatórios, posteriormente analisados. Proporcionou-se a vivência de questões da prática docente como planejamento didático, seleção de temas e metodologias, formas de avaliação, relação professor-aluno, e outras. Programas deste tipo constituem um importante caminho para o aprender e o ensinar, diminuindo a distância entre a Universidade e a Escola, os locais de formação docente. 

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Como Citar
Bonzanini, T. K., & Lopes de Moura, M. S. (2025). Residência Pedagógica: caminhos para o aprender e o ensinar. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 18(1), 97–113. https://doi.org/10.46667/renbio.v18i1.1707
Seção
Artigos com Relatos de Pesquisa
Biografia do Autor

Taitiany Karita Bonzanini, Universidade de São Paulo

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002), possui Licenciatura Plena em Pedagogia, especialização pelo Programa de Formação a Distância em Mídias Integradas na Educação da USP (2009), mestrado em Educação Para a Ciência (2005) e doutorado em Educação para a Ciência (2011), ambos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atualmente professora doutora, RDIDP, na Universidade de São Paulo (USP), atuando como docente da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ), Piracicaba, no Departamento de Economia, Administração e Sociologia, na área: Ensino de Biologia, Ensino de Ciências Agrárias e Fundamentos da Educação, onde ministra as disciplinas: Instrumentação para o Ensino de Ciências Biológicas, Estágio Curricular em Licenciatura e AACC nos cursos de graduação. Professora do Programa de Pós-graduação em Ecologia Aplicada Interunidades PPGI ? ESALQ/CENA, na linha de pesquisa Educação, ministrando as disciplinas Preparação Pedagógica e O ensino de ciências e a formação docente: estudo e análise das pesquisas atuais. Atua também na coordenação local de tutores e educadores das áreas de Ciências Biológicas e Educação, junto ao Polo de Licenciatura em Ciências semipresencial (USP/UNIVESP) de Piracicaba, onde ministra as disciplinas: Introdução aos estudos da Educação I e II, Introdução ao Ensino de Ciências, POEB e Ensino de Ciências II. Atua, desde novembro de 2014 como diretora do polo de Licenciatura em Ciências da cidade de Jau. Tem experiência na área de Educação Básica e Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Ciências, Formação de Professores, Ensino de Biologia, Instrumentação para o Ensino e Educação a Distância.

Maria Samara Lopes de Moura, Universidade de São Paulo

Possui Mestrado em Ensino das Ciências Ambientais pelo Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais, Universidade de São Paulo. Graduação em Licenciatura em Ciências pela Universidade de São Paulo (2017). Foi bolsista do Programa de Cultura e Extensão da Universidade de São Paulo e de Iniciação Científica pela mesma universidade. Atuou como professora da Educação Básica na Rede Pública do Estado de São Paulo (2015 a 2017) e Rede Municipal de Educação da Prefeitura de Charqueada São Paulo (2016). Atualmente é Professora de Biologia na Rede Estadual de Educação do Estado de São Paulo, e Bolsista Educadora na Escola de Agricultura "Luíz de Queiroz" - Esalq/USP, pelo projeto Formação de Professores - 2023. Têm experiência na Educação Básica e Superior, com ênfase no Ensino de Ciências, nos seguintes temas: formação de professores e ensino de ciências.

Referências

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