Residência Pedagógica caminhos para o aprender e o ensinar
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Com o objetivo de analisar a formação de professores, apresenta-se uma experiência envolvendo 20 licenciandos e uma Escola Técnica do interior do Estado de São Paulo. Observou-se grande distanciamento entre Universidade e Escola, tanto com relação aos conteúdos curriculares como também as perspectivas profissionais. Foram planejadas e executadas atividades na área de ensino de ciências, sob supervisão, com registros em diário de campo e produção de relatórios, posteriormente analisados. Proporcionou-se a vivência de questões da prática docente como planejamento didático, seleção de temas e metodologias, formas de avaliação, relação professor-aluno, e outras. Programas deste tipo constituem um importante caminho para o aprender e o ensinar, diminuindo a distância entre a Universidade e a Escola, os locais de formação docente.
Downloads
Detalhes do artigo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Referências
BONZANINI, T. K. A formação docente e os diferentes momentos de instrumentação para o exercício da profissão. TEXTOS FCC, São Paulo, v. 57, p. 53-86, nov. 2019. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/textosfcc/article/view/6980/3888. Acesso em 14 de abril e 2024.
CAPES, Portaria Nº 38, de 28 de fevereiro de 2018 - Institui o Programa Residência Pedagógica.
COCHRAN-SMITH, M.; LYTLE, S. L. Relationships of knowledge and practice: teacher learning in communities. Review of Research in Education, v. 24, n. 1, p. 249-305, 1999.
FALKEMBACH, E. M. F. Diário de campo: um instrumento de reflexão. Contexto e Educação, Ijuí, ano 2, n. 7, p. 19-24, 1987., p. 19-24).
FREIRE, P. A educação na cidade. São Paulo: Cortez, 2006
FREIRE, P.; HORTON, M. O caminho se faz caminhando: conversas sobre educação e mudança social. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2003.
PÉREZ GOMEZ, A. I. A aprendizagem escolar: da didática operatória à reconstrução da cultura na sala de aula. In: SACRISTÁN, J. G.; PÉREZ GÓMEZ,
A. I. Compreender e transformar o ensino. Porto Alegre: Artmed, 2000, p. 53-63.
PIMENTA, S. G. (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. 2.ed. São Paulo/BRA: Cortez, 2000.
SHULMAN, L. Those who understand: knowledge growth in teaching. In: Educational Researcher, v. 15, n. 2, p. 4-14, 1986.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2003.
TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
ZEICHNER, K. Repensando as conexões entre a formação na universidade e as experiências de campo na formação de professores em faculdades e universidades. Educação, Santa Maria, v. 35, n. 3, p. 479-504, set./dez. 2010.