Residência Pedagógica caminhos para o aprender e o ensinar

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Taitiany Karita Bonzanini
Maria Samara Lopes de Moura

Resumen

Con el objetivo de analizar la formación docente, se presenta una experiencia que involucra a 20 estudiantes de pregrado y una Escuela Técnica en el interior del Estado de São Paulo. Había una gran distancia entre la Universidad y la Escuela, tanto en relación a los contenidos curriculares como a las perspectivas profesionales. Se planificaron y ejecutaron actividades en el área de enseñanza de las ciencias, bajo supervisión, con registro en un diario de campo y elaboración de informes, posteriormente analizados. Aportó experiencia en temas de la práctica docente como planificación didáctica, selección de temas y metodologías, formas de evaluación, relación profesor-alumno, entre otros. Programas de este tipo constituyen un camino importante para el aprendizaje y la enseñanza, reduciendo la distancia entre la Universidad y la Escuela, lugares de formación docente.

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Cómo citar
Bonzanini, T. K., & Lopes de Moura, M. S. (2025). Residência Pedagógica: caminhos para o aprender e o ensinar. Revista De Enseñanza De Biología SBEnBio, 18(1), 97–113. https://doi.org/10.46667/renbio.v18i1.1707
Sección
Artigos com Relatos de Pesquisa
Biografía del autor/a

Taitiany Karita Bonzanini, Universidade de São Paulo

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002), possui Licenciatura Plena em Pedagogia, especialização pelo Programa de Formação a Distância em Mídias Integradas na Educação da USP (2009), mestrado em Educação Para a Ciência (2005) e doutorado em Educação para a Ciência (2011), ambos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atualmente professora doutora, RDIDP, na Universidade de São Paulo (USP), atuando como docente da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ), Piracicaba, no Departamento de Economia, Administração e Sociologia, na área: Ensino de Biologia, Ensino de Ciências Agrárias e Fundamentos da Educação, onde ministra as disciplinas: Instrumentação para o Ensino de Ciências Biológicas, Estágio Curricular em Licenciatura e AACC nos cursos de graduação. Professora do Programa de Pós-graduação em Ecologia Aplicada Interunidades PPGI ? ESALQ/CENA, na linha de pesquisa Educação, ministrando as disciplinas Preparação Pedagógica e O ensino de ciências e a formação docente: estudo e análise das pesquisas atuais. Atua também na coordenação local de tutores e educadores das áreas de Ciências Biológicas e Educação, junto ao Polo de Licenciatura em Ciências semipresencial (USP/UNIVESP) de Piracicaba, onde ministra as disciplinas: Introdução aos estudos da Educação I e II, Introdução ao Ensino de Ciências, POEB e Ensino de Ciências II. Atua, desde novembro de 2014 como diretora do polo de Licenciatura em Ciências da cidade de Jau. Tem experiência na área de Educação Básica e Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Ciências, Formação de Professores, Ensino de Biologia, Instrumentação para o Ensino e Educação a Distância.

Maria Samara Lopes de Moura, Universidade de São Paulo

Possui Mestrado em Ensino das Ciências Ambientais pelo Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais, Universidade de São Paulo. Graduação em Licenciatura em Ciências pela Universidade de São Paulo (2017). Foi bolsista do Programa de Cultura e Extensão da Universidade de São Paulo e de Iniciação Científica pela mesma universidade. Atuou como professora da Educação Básica na Rede Pública do Estado de São Paulo (2015 a 2017) e Rede Municipal de Educação da Prefeitura de Charqueada São Paulo (2016). Atualmente é Professora de Biologia na Rede Estadual de Educação do Estado de São Paulo, e Bolsista Educadora na Escola de Agricultura "Luíz de Queiroz" - Esalq/USP, pelo projeto Formação de Professores - 2023. Têm experiência na Educação Básica e Superior, com ênfase no Ensino de Ciências, nos seguintes temas: formação de professores e ensino de ciências.

Citas

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