Residência Pedagógica caminhos para o aprender e o ensinar
Main Article Content
Abstract
With the aim of analyzing teacher training, an experience is presented involving 20 undergraduate students and a Technical School in the interior of the State of São Paulo. There was a great distance between University and School, both in relation to curricular content and professional perspectives. Activities in the area of science teaching were planned and carried out, under supervision, with records in a field diary and production of reports, later analyzed. It provided experience with issues of teaching practice such as didactic planning, selection of themes and methodologies, forms of assessment, teacher-student relationship, and others. Programs of this type constitute an important path for learning and teaching, reducing the distance between the University and the School, the places of teacher training.
Downloads
Article Details

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
References
BONZANINI, T. K. A formação docente e os diferentes momentos de instrumentação para o exercício da profissão. TEXTOS FCC, São Paulo, v. 57, p. 53-86, nov. 2019. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/textosfcc/article/view/6980/3888. Acesso em 14 de abril e 2024.
CAPES, Portaria Nº 38, de 28 de fevereiro de 2018 - Institui o Programa Residência Pedagógica.
COCHRAN-SMITH, M.; LYTLE, S. L. Relationships of knowledge and practice: teacher learning in communities. Review of Research in Education, v. 24, n. 1, p. 249-305, 1999.
FALKEMBACH, E. M. F. Diário de campo: um instrumento de reflexão. Contexto e Educação, Ijuí, ano 2, n. 7, p. 19-24, 1987., p. 19-24).
FREIRE, P. A educação na cidade. São Paulo: Cortez, 2006
FREIRE, P.; HORTON, M. O caminho se faz caminhando: conversas sobre educação e mudança social. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2003.
PÉREZ GOMEZ, A. I. A aprendizagem escolar: da didática operatória à reconstrução da cultura na sala de aula. In: SACRISTÁN, J. G.; PÉREZ GÓMEZ,
A. I. Compreender e transformar o ensino. Porto Alegre: Artmed, 2000, p. 53-63.
PIMENTA, S. G. (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. 2.ed. São Paulo/BRA: Cortez, 2000.
SHULMAN, L. Those who understand: knowledge growth in teaching. In: Educational Researcher, v. 15, n. 2, p. 4-14, 1986.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2003.
TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
ZEICHNER, K. Repensando as conexões entre a formação na universidade e as experiências de campo na formação de professores em faculdades e universidades. Educação, Santa Maria, v. 35, n. 3, p. 479-504, set./dez. 2010.