Residência Pedagógica caminhos para o aprender e o ensinar

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Taitiany Karita Bonzanini
Maria Samara Lopes de Moura

Abstract

With the aim of analyzing teacher training, an experience is presented involving 20 undergraduate students and a Technical School in the interior of the State of São Paulo. There was a great distance between University and School, both in relation to curricular content and professional perspectives. Activities in the area of ​​science teaching were planned and carried out, under supervision, with records in a field diary and production of reports, later analyzed. It provided experience with issues of teaching practice such as didactic planning, selection of themes and methodologies, forms of assessment, teacher-student relationship, and others. Programs of this type constitute an important path for learning and teaching, reducing the distance between the University and the School, the places of teacher training.

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How to Cite
Bonzanini, T. K., & Lopes de Moura, M. S. (2025). Residência Pedagógica: caminhos para o aprender e o ensinar. SBEnBio Biology Teaching Journal, 18(1), 97–113. https://doi.org/10.46667/renbio.v18i1.1707
Section
Artigos com Relatos de Pesquisa
Author Biographies

Taitiany Karita Bonzanini, Universidade de São Paulo

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002), possui Licenciatura Plena em Pedagogia, especialização pelo Programa de Formação a Distância em Mídias Integradas na Educação da USP (2009), mestrado em Educação Para a Ciência (2005) e doutorado em Educação para a Ciência (2011), ambos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atualmente professora doutora, RDIDP, na Universidade de São Paulo (USP), atuando como docente da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ), Piracicaba, no Departamento de Economia, Administração e Sociologia, na área: Ensino de Biologia, Ensino de Ciências Agrárias e Fundamentos da Educação, onde ministra as disciplinas: Instrumentação para o Ensino de Ciências Biológicas, Estágio Curricular em Licenciatura e AACC nos cursos de graduação. Professora do Programa de Pós-graduação em Ecologia Aplicada Interunidades PPGI ? ESALQ/CENA, na linha de pesquisa Educação, ministrando as disciplinas Preparação Pedagógica e O ensino de ciências e a formação docente: estudo e análise das pesquisas atuais. Atua também na coordenação local de tutores e educadores das áreas de Ciências Biológicas e Educação, junto ao Polo de Licenciatura em Ciências semipresencial (USP/UNIVESP) de Piracicaba, onde ministra as disciplinas: Introdução aos estudos da Educação I e II, Introdução ao Ensino de Ciências, POEB e Ensino de Ciências II. Atua, desde novembro de 2014 como diretora do polo de Licenciatura em Ciências da cidade de Jau. Tem experiência na área de Educação Básica e Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Ciências, Formação de Professores, Ensino de Biologia, Instrumentação para o Ensino e Educação a Distância.

Maria Samara Lopes de Moura, University of São Paulo

Possui Mestrado em Ensino das Ciências Ambientais pelo Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais, Universidade de São Paulo. Graduação em Licenciatura em Ciências pela Universidade de São Paulo (2017). Foi bolsista do Programa de Cultura e Extensão da Universidade de São Paulo e de Iniciação Científica pela mesma universidade. Atuou como professora da Educação Básica na Rede Pública do Estado de São Paulo (2015 a 2017) e Rede Municipal de Educação da Prefeitura de Charqueada São Paulo (2016). Atualmente é Professora de Biologia na Rede Estadual de Educação do Estado de São Paulo, e Bolsista Educadora na Escola de Agricultura "Luíz de Queiroz" - Esalq/USP, pelo projeto Formação de Professores - 2023. Têm experiência na Educação Básica e Superior, com ênfase no Ensino de Ciências, nos seguintes temas: formação de professores e ensino de ciências.

References

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