Células em 3D exposição de recursos didáticos em Biologia Celular

Conteúdo do artigo principal

Carlos Eduardo Arruda Borges
https://orcid.org/0009-0004-5929-4944
Diego de Oliveira Valença
https://orcid.org/0009-0000-7042-9804
Larissa Lais da Silva
https://orcid.org/0009-0003-0950-6454
Jailana Martins da Paz
Antônio Felix
https://orcid.org/0000-0001-8685-1911

Resumo

As exposições de recursos didáticos emergem como uma forma de divulgação e apresentação de elementos e práticas educacionais capazes de tornar a aprendizagem de biologia celular mais sólida e interativa. Por isso, este artigo descreve a construção de recursos didáticos de biologia celular e relata a experiência da realização de uma exposição destinada a alunos e professores do ensino público. 37 macromodelos representativos de 9 organelas celulares e 3 jogos didáticos foram desenvolvidos e expostos, e aproximadamente 500 participantes foram recebidos na exibição. Durante a exposição, foi possível observar que os macromodelos e jogos, enquanto ferramentas didáticas, estimularam a participação ativa dos alunos visitantes em seus processos de aprendizagem, fortalecendo assim o ensino da biologia celular.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Arruda Borges, C. E., de Oliveira Valença, D., da Silva, L. L., da Paz, J. M., & Antônio Felix. (2025). Células em 3D : exposição de recursos didáticos em Biologia Celular. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 18(2), 431–448. https://doi.org/10.46667/renbio.v18i2.1755
Seção
Relatos de Experiência

Referências

ADHIKARLA, Prem Swaroop; BHAVANASI, Pavithra; BOLLAPRAGADA, Raj Sekhar. Understanding cell biology. International Journal of Research In Phytochemical And Pharmacological Sciences, 2019. Disponível em: (PDF) Understanding Cell Biology (researchgate.net). Acesso em: 19 de junho de 2024.

ALT, M. B.; GOSLING, D. C.; MILES, R. S. The design of educational exhibits. Routledge, 2012.

BECK, Susanne; MAHDAD, Maral; BEUKEL, Karin; POETZ, Marion. The Value of Scientific Knowledge Dissemination for Scientists—A Value Capture Perspective. Publications, 2019. Disponível em: Publications | Free Full-Text | The Value of Scientific Knowledge Dissemination for Scientists—A Value Capture Perspective (mdpi.com). Acesso em: 18 de maio de 2024.

BHALLA, Nikhil; CHIANG, Hung-Ju; SHEN, Amy Q. Cell biology at the interface of nanobiosensors and microfluidics. Methods in cell biology, 2018. Disponível em: Cell biology at the interface of nanobiosensors and microfluidics - PubMed (nih.gov). Acesso em: 19 de junho de 2024.

BONETE, Maria José Garcia; JENSEN, Maja; KATONA, Gergely. A practical guide to developing virtual and augmented reality exercises for teaching structural biology. Biochemistry and Molecular Biology Education, 2018. Disponível em: A practical guide to developing virtual and augmented reality exercises for teaching structural biology - Garcia‐Bonete - 2019 - Biochemistry and Molecular Biology Education - Wiley Online Library. Acesso em 17 de maio de 2024.

CARLAN, Francele de Abreu; SEPEL, Lenira Maria Nunes; LORETO, Elgion Lucio Silva. Teaching cell biology in primary schools. Education Research International, 2014. Disponível em: (PDF) Teaching Cell Biology in Primary Schools (researchgate.net). Acesso em: 19 de junho de 2024.

CORREA et al. Cardboard Dinosaur: The Use of Simple Three-Dimensionality and Macroscopy Tools as a Low-Cost Strategy for Presentation of Classical Biological Themes. Creative Education, 2020. Disponível em: Cardboard Dinosaur: The Use of Simple Three-Dimensionality and Macroscopy Tools as a Low-Cost Strategy for Presentation of Classical Biological Themes (scirp.org). Acesso em: 17 de maio de 2024.

DE SANTANA, Juliane Maria; DOS SANTOS, Caique Barbosa. O Uso de Modelos Didáticos de Células Eucarióticas como instrumentos facilitadores nas aulas de Citologia do Ensino Fundamental/The Use of Didactic Models of Eukaryotic Cells as Facilitating Tools in the Cytology Classes of Elementary Education. ID on line. Revista de psicologia, v. 13, n. 45, p. 155-166, 2019.

DE SOUSA, Antonio Sérgio; DE OLIVEIRA, Francisca Carla Silva; VIEIRA, Fábio José. Jogos e modelos didáticos, associados à aula expositiva dialogada, no ensino de citologia. Experiências em Ensino de Ciências, v. 16, n. 1, p. 195-211, 2021.

EZEZIKA, Obidimma; FUSARO, Maria; REBELLO, Tiago; ASLEMANDE, Asal. The Pedagogical Impact of Board Games in Public Health Biology Education: The Bioracer Board Game. Journal of Biological Education, 2023. Disponível em: Full article: The Pedagogical Impact of Board Games in Public Health Biology Education: The Bioracer Board Game (tandfonline.com). Acesso em: 17 de maio de 2024.

GILBERT, John K.; BOULTER, Carolyn (Ed.). Developing models in science education. Springer Science & Business Media, 2000.

GONÇALVES, Tiago Maretti. Construindo um modelo didático 3D de baixo custo para facilitar a aprendizagem da membrana plasmática no Ensino Médio e Fundamental. Research, Society and Development, v. 10, n. 5, p. e3510514541-e3510514541, 2021.

MARTINS, Édila Caroline da Silva; PINHO, Maria José Souza; CONCEIÇÃO, Lucas Barbosa. ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS COMO RECURSO METODOLÓGICO NAS AULAS DE BIOLOGIA CELULAR. IX ENALIC - Encontro Nacional de Licenciaturas, 2023. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/editora/anais/enalic/2023/TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID4660_TB866_18112023094731.pdf. Acesso em: 20 de maio de 2024.

MIGUEL, Gisele Francelino; CARNEIRO, Celso Dal Ré. Papel do trabalho de campo na consolidação da memória e aprendizagem. Terrae didática, 2024. Disponível em: Papel do trabalho de campo na consolidação da memória e aprendizagem | Terrae Didatica (unicamp.br). Acesso em: 13 de maio de 2024.

NEVES, Ricardo Ferreira das; CARNEIRO-LEÃO, Ana Maria dos Anjos; FERREIRA, Helaine Sivini. A imagem da célula em livros de Biologia: uma abordagem a partir da teoria cognitivista da aprendizagem multimídia. Investigações em Ensino de Ciências, 2016. Disponível em: A IMAGEM DA CÉLULA EM LIVROS DE BIOLOGIA: UMA ABORDAGEM A PARTIR DA TEORIA COGNITIVISTA DA APRENDIZAGEM MULTIMÍDIA | Investigações em Ensino de Ciências (ufrgs.br). Acesso em: 19 de junho de 2024.

OLIVEIRA, Flávia Assunção de; FERREIRA, Anna Rebeka O.; MOTA, Brenda Mellissa Barros; MACHADO, Marcio Fraiberg. A BUSCA PELA QUALIDADE EDUCACIONAL: AVALIAÇÃO DAS PRÁTICAS LÚDICAS RELACIONADAS AO ENSINO DE ANATOMIA HUMANA ATRAVÉS DA INTERDISCIPLINARIDADE NA FORMAÇÃO DE DOCENTES. Redin - revista educacional interdisciplinar, 2018. Disponível em: A BUSCA PELA QUALIDADE EDUCACIONAL: AVALIAÇÃO DAS PRÁTICAS LÚDICAS RELACIONADAS AO ENSINO DE ANATOMIA HUMANA ATRAVÉS DA INTERDISCIPLINARIDADE NA FORMAÇÃO DE DOCENTES | Redin - Revista Educacional Interdisciplinar (faccat.br). Acesso em: 20 de maio de 2024.

PAULETTI, Eloisa da Silva; BATISTA, Tailine Penedo; SANTOS, Eliane Gonçalves dos. Modelos didáticos no ensino de biologia celular. Encontro sobre investigação na escola, v. 17, n. 1, 2021. Disponível em: https://portaleventos.uffs.edu.br/index.php/EIE/article/download/15774/10577. Acesso em: 13 de maio de 2024.

RIOS, Vitor Passos; BONFIM, Vanessa Maria Gomes. An inexpensive 2-D and 3-D model of the sarcomere as a teaching aid. Advances in Physiology Education, 2013. Disponível em: An inexpensive 2-D and 3-D model of the sarcomere as a teaching aid | Advances in Physiology Education. Acesso em: 17 de maio de 2024.

SILVA, Antônio A. et al. Uso de modelos didáticos no ensino de ciências no ensino fundamental sob a perspectiva dos professores. Somma: Revista Científica do Instituto Federal do Piauí, v. 7, n. 1, p. 1-20, 2021.

SILVA, Henrique Mendes da. Cell division: modeling in Genetics and Molecular Biology. Research, Society and Development, 2022. Disponível em: Cell division: modeling in Genetics and Molecular Biology | Research, Society and Development (rsdjournal.org). Acesso em: 19 de maio de 2024.

SILVA, Henrique Mendes; SANTANA, Neydson Soares. Avaliação de uma aula prática orientada a “Osmose em ovos de codorna”: contribuições e possibilidades para o ensino de Bioquímica no ensino médio. Journal of biochemistry education, 2022. Disponível em: Avaliação de uma aula prática orientada a “Osmose em ovos de codorna”: contribuições e possibilidades para o ensino de Bioquímica no ensino médio | Revista de Ensino de Bioquímica (bioquimica.org.br). Acesso em: 19 de maio de 2024.