A mala no mundo e as ciências na mala uma estratégia lúdica para o ensino de Ciências na Educação do Campo

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Bruna Sarmiento de Andrade
Brenda Sarmiento de Andrade
Marilisa Bialvo Hoffmann
Antonio Marcos Teixeira Dalmolin

Resumo

O presente estudo apresenta o relato e análise de práticas pedagógicas com a “Mala Itinerante”, uma proposta lúdica de abordagem de temas científicos em Ciências da Natureza. O contexto em que a abordagem foi realizada diz respeito ao estágio de docência no Ensino Médio da Licenciatura em Educação do Campo - Ciências da Natureza da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde se procurou investigar o potencial de uma sequência didática com uso da Mala Itinerante a partir do tema alimentação. Pode-se concluir que a experiência da Mala Itinerante contribuiu para o ensino e aprendizagem de conceitos científicos, constituindo em uma estratégia lúdica para educação científica, possível e viável nas escolas públicas, mesmo com escassos recursos.

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Como Citar
Andrade, B. S. de, Andrade, B. S. de, Hoffmann, M. B., & Dalmolin, A. M. T. (2019). A mala no mundo e as ciências na mala : uma estratégia lúdica para o ensino de Ciências na Educação do Campo. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 12(2), 148–167. https://doi.org/10.46667/renbio.v12i2.244
Seção
Relatos de Experiência
Biografia do Autor

Bruna Sarmiento de Andrade, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Licencianda em Educação do Campo-Ciências da Natureza da UFRGS

Brenda Sarmiento de Andrade, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Licencianda em Educação do Campo-Ciências da Natureza da UFRGS

Marilisa Bialvo Hoffmann, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Professora do Departamento de Ensino e Currículo/Faculdade de Educação da UFRGS

Antonio Marcos Teixeira Dalmolin, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Professor do Departamento de Ensino e Currículo/Faculdade de Educação da UFRGS

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