Formações discursivas sobre o fenômeno da vida conceitos polissêmicos

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Jéssica Laguilio Rodrigues
Maria Júlia Corazza

Resumo

Esta investigação ocorreu em um grupo de estudos vinculado a uma Comunidade de Prática de formação de professores, direcionada à estudos históricos, epistemológicos e didático-pedagógicos da biologia. Os sujeitos investigados desse grupo são professores pós-graduandos em Educação em Ciências de uma universidade pública do Estado do Paraná que, através de questionário, descreveram explicações sobre a vida – objeto de análise deste estudo. Através da análise do discurso, foram extraídos das formações discursivas os núcleos de significados que referenciam pensamentos desde o vitalismo ao organicismo/holístico, e que expressam uma polissemia de conceitos ontogenéticos sobre este fenômeno.

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Como Citar
Rodrigues, J. L., & Corazza, M. J. (2019). Formações discursivas sobre o fenômeno da vida: conceitos polissêmicos. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 12(2), 244–258. https://doi.org/10.46667/renbio.v12i2.245
Seção
Artigos com Relatos de Pesquisa
Biografia do Autor

Jéssica Laguilio Rodrigues, Universidade Estadual de Maringá

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática da Universidade Estadual de Maringá

Maria Júlia Corazza, Universidade Estadual de Maringá

Professora Dra. do Departamento de Biologia da Universidade Estadual de Maringá.

Referências

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