O processo de interação verbal-social e as imagens construídas por alunos sobre seus professores de ciências e biologia

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Luis Gustavo dos Santos
Tatiana Galieta

Resumo

O artigo apresenta resultados de uma pesquisa empírica cujo objetivo principal consistiu em analisar as imagens que alunos constroem de si próprios e de seus professores de Ciências e Biologia a partir dos processos de interação verbal-social que acontecem no contexto escolar. O estudo tem seu referencial teórico sustentado nos conceitos de dialogismo e dialogicidade propostos por Mikhail Bakhtin e Paulo Freire, respectivamente. Os dados foram coletados por meio de entrevistas com alunos do terceiro ano (ensino médio) de três escolas públicas do estado do Rio de Janeiro. A análise qualitativa aponta que os alunos consideram que a boa relação com os professores está relacionada à presença do diálogo, propiciando melhor convívio entre eles e diminuindo as possibilidades de conflitos.

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Como Citar
Santos, L. G. dos, & Galieta, T. (2018). O processo de interação verbal-social e as imagens construídas por alunos sobre seus professores de ciências e biologia. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 11(1), 55–72. https://doi.org/10.46667/renbio.v11i1.33
Seção
Artigos com Relatos de Pesquisa

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