Reflexões sobre uma oficina virtual sobre a história e silenciamento da epidemia de HIV/AIDS no Brasil.

Conteúdo do artigo principal

Ítalo Rocha Freitas
Nina Garcia de Almeida Prado
Larissa de Miguel Labat
Danilo Santos de Oliveira
Marina Ventura Alves de Souza
Mariana Ungaro Bardella
Rafael Vitame Kauano

Resumo

Este relato descreve uma oficina virtual problematizando, através de uma ótica não cientificista, o atual silenciamento e opressões associadas à epidemia de HIV/AIDS no Brasil. A oficina foi mediada por licenciandas em Ciências Biológicas em um projeto de estágio supervisionado e fora estruturada em dois encontros síncronos e assíncronos. No primeiro encontro, foi construída uma nuvem de palavras e houve exibição de um videoclipe sobre a temática. Durante a semana intermediária, um conjunto de documentos históricos e trechos de documentário foram postados para discussões nos comentários. Por fim, estes materiais foram retomados para embasar a discussão final. Destaca-se como ponto positivo a troca de experiências e conhecimentos entre participantes e educadores o que consolidou a oficina como espaço de diálogo, aproximando-a das proposições da pedagogia Freireana.

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Como Citar
Freitas, Ítalo R., Prado, N. G. de A., Labat, L. de M., Oliveira, D. S. de, Souza, M. V. A. de, Bardella, M. U., & Kauano, R. V. . (2021). Reflexões sobre uma oficina virtual sobre a história e silenciamento da epidemia de HIV/AIDS no Brasil . Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 14(1), 453–465. https://doi.org/10.46667/renbio.v14i1.437
Seção
Dossiê Temático - Gênero, Sexualidade e Ensino de Biologia - entre práticas
Biografia do Autor

Ítalo Rocha Freitas, Instituto de Biociências. Universidade de São Paulo (USP)

Graduando em Ciências Biológicas - Universidade de São Paulo (USP).

Nina Garcia de Almeida Prado, Instituto de Biociências. Universidade de São Paulo (USP)

Graduanda em Ciências Biológicas - Universidade de São Paulo (USP).

Larissa de Miguel Labat, Instituto de Biociências. Universidade de São Paulo (USP)

Graduação em Ciências Biológicas - Universidade de São Paulo (USP).  

Danilo Santos de Oliveira, Instituto de Biociências. Universidade de São Paulo (USP).

Bacharel e licenciado em Ciências Biológicas. Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, SP - Brasil

Marina Ventura Alves de Souza, Universidade de São Paulo (USP)

Bacharelado e Licenciatura em Biociências - Universidade de São Paulo (USP).

Mariana Ungaro Bardella, Instituto de Biociências. Universidade de São Paulo (USP)

Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas (em andamento). Universidade de São Paulo (USP).

Rafael Vitame Kauano, Universidade de São Paulo (USP)

Doutor em Ensino de Ciências - Universidade de São Paulo (USP). Educador do curso semipresencial de Licenciatura em Ciências - Universidade de São Paulo (USP). 

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