A gamificação como estratégia para iniciativas de educação em saúde sexual e reprodutiva voltadas para a juventude apresentação de um jogo virtual sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST)

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Carlos Jorge da Silva Correia Fernandes

Resumo

As IST são um grave problema de saúde pública que exige desde iniciativas de ampliação do acesso à saúde até campanhas dedicadas à saúde sexual e reprodutiva. Por sinal, a juventude necessita de informações claras a esse respeito, pois atualmente quase a metade dos casos dessas infecções atinge essa população cujo domínio sobre essa temática, em geral, ainda é insuficiente. Nesse sentido, este artigo apresenta um jogo virtual que tem como objetivo abordar as IST de uma forma lúdica e dinâmica com base em aspectos da gamificação aplicada à educação. Argumenta-se que atividades gamificadas ajudam a promover aprendizagens significativas, podendo favorecer, no caso de abordagens sobre IST, comportamentos seguros entre os jovens em relação ao exercício pleno da sexualidade.

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Como Citar
Fernandes, C. J. da S. C. (2021). A gamificação como estratégia para iniciativas de educação em saúde sexual e reprodutiva voltadas para a juventude: apresentação de um jogo virtual sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 14(1), 251–271. Recuperado de https://renbio.org.br/index.php/sbenbio/article/view/477
Seção
Dossiê Temático - Gênero, Sexualidade e Ensino de Biologia - entre práticas
Biografia do Autor

Carlos Jorge da Silva Correia Fernandes, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Doutorando em Educação - Universidade Federal de Alagoas (UFAL), AL - Brasil. Mestre em Ensino de Ciências e Matemática - Universidade Federal de Alagoas (UFAL), AL - Brasil. Professor - Escola Estadual Professora Benedita de Castro Lima -  Rede Estadual de Educação de Alagoas. Biólogo - Museu de História Natural - Universidade Federal de Alagoas (UFAL), AL - Brasil.

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