Preconceitos de gênero e sexualidade análise das emergências discursivas em um ambiente escolar de Curitiba/PR
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo tem como objetivo identificar as dificuldades relacionadas às questões de gênero e sexualidade e como professoras/es e pedagogas/os lidam com assuntos referentes à essas temáticas. Definimos gênero como a separação do masculino e feminino; diversidade sexual como pessoas que se reconhecem como gays, lésbicas e bissexuais; expressões de gênero como pessoas transexuais e não-binárias. Como abordagem metodológica, optou-se pela pesquisa qualitativa e de natureza exploratória. O método definido para a constituição dos dados foi o da entrevista semiestruturada e os resultados foram analisados através de alguns constructos teóricos e metodológicos da Análise de Discurso. Os discursos apresentam diferentes sentidos, silenciamento e naturalização do preconceito. Ainda, a presença de paráfrases indica uma tendência de repetição desses discursos.
Downloads
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Referências
BOGDAN, Robert. C.; BIKLEN, Sari. Knopp. Características da investigação qualitativa. In: BOGDAN, Robert C.; BIKLEN, Sari. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994. p. 8-11.
BORGES, Zulmira Newlands; PASSAMANI, Guilherme Rodrigues; OHWEILER, Mariane Inês; BULSING, Muriel. Percepção de professoras de ensino médio e fundamental sobre a homofobia na escola em Santa Maria (Rio Grande do Sul/Brasil). Educar em Revista, Curitiba, v. 1, n. 39, jan./abr., 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/er/n39/n39a03.pdf. Acesso em: 01 mai. 2019.
CHARAUDEAU, Patrick.; MAINGUENEAU, Dominique. Dicionário de análise do discurso. 2.ed. São Paulo: Contexto, 2008. Educar em Revista, Curitiba, v. 39, n. 8, p.21-38, jan. 2011.
DALTOÉ, Andréia da Silva; FERREIRA, Ceila Maria. Ideologia e filiações de sentido na escola sem partido. Linguagem em (Dis)Curso, Tubarão, v. 19, n. 1, p. 209-227, jan./abr.2019. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1518-76322019000100209&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 02 ago. 2020.
GESSER, Marivete; OLTRAMARI, Leandro Castro; PANISSON, Gelson. Docência e concepções de sexualidade na educação básica. Psicologia & Sociedade, [s. l], v. 27, n. 3, p. 558-568, abr. 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-71822015000300558&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 26 abr. 2021.
LIMA, Leonardo Pereira; GESSER, Marivete; OLTRAMARI, Leando Castro. Projeto formação continuada de professores em gênero e sexualidade: relato de experiência. Revista Eletrônica de Extensão. Florianópolis, v. 12, n. 20, p. 132-143, dez. 2015. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/extensio/article/view/1807-0221.2015v12n20p132. Acesso em: 25 abr. 2021.
LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. 9.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.
LOURO, Guacira Lopes. Currículo, gênero e sexualidade: O 'normal', o 'diferente' e o 'excêntrico'. In: LOURO, Guacira Lopes; FELIPE, Jane; GOELLNER, Silvana Vilodre. Corpo, Gênero e Sexualidade: um debate contemporâneo na educação. 9.ed. Petrópolis: Vozes, 2013, p. 43-53.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. métodos de coleta de dados: observação, entrevista e análise documental. In: LÜDKE, Menga.; ANDRÉ, Marli. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária Ltda, 1986. p. 33-34.
MARTINS, Cícero Felix. Gênero e sexualidade na educação contemporânea. Id On Line Revista Multidisciplinar e de Psicologia, [S.I], v. 10, n. 30, p. 257-270, jan. 2017. Disponível em: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/652. Acesso em: 24 abr. 2021.
MENEZES, Meiryelli Paixão. A discriminação de gênero na escola. Fórum Identidades, Sergipe, v.13, n.13, p.1-14, jun.2013. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/forumidentidades/article/view/1710/1501. Acesso em: 03 maio 2019.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 29. ed. Petrópolis: Vozes, 2010. 67 p.
NARDI, Henrique Caetano; RIOS, Roger Raupp; MACHADO, Paula Sandrine. Sexual diversity: public policies and equal rights. Athenea Digital. Revista de Pensamiento e Investigación Social, v. 12, n. 3, p. 255, 6 nov. 2012. Disponível em: https://atheneadigital.net/article/view/v12-n3-nardi-raupp-machado. Acesso em: 01 ago. 2019.
NEGRÃO, Felipe da Costa.; RAMOS, Erika da Silva. Mapeamento da produção científica sobre homofobia na escola. Revista Amazônida, Manaus, v. 1, n. 2, p. 114- 129, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/3694. Acesso em: 29 abr 2021.
NOGUEIRA, Daniela Macias. Gênero e sexualidade na educação. In: SIMPÓSIO SOBRE ESTUDOS DE GÊNERO E POLÍTICAS PÚBLICA, 1., 2010. Anais do... Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2010, p.13-21.
ORLANDI, Eni Pulcinelli. Análise de discurso: princípios e procedimentos. Campinas, SP: Pontes, 2007. 100 p.
SILVA, Patrick dos Santos; HERNECK, Heloísa Raimunda; SILVA, Apolônia de J. Ferreira. Gênero e sexualidade nas redes vivenciadas no cotidiano das escolas. Revista Diversidade e Educação, [S.I], v. 7, n. 1, p. 260-276, ago. 2019. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/9006. Acesso em: 25 abr. 2021.