Entre nudes, vingança pornográfica e sexting o que o ensino de biologia tem a ver com essas questões?

Conteúdo do artigo principal

Suzana da Conceição de Barros
Paula Regina Costa Ribeiro

Resumo

Neste texto, procuramos discutir a importância do ensino de Biologia nas discussões vinculadas à prática do sexting. Essa prática consiste no compartilhamento e postagem de mensagens, fotos e vídeos de conotação sexual, sensual e erótica, por meio de tecnologias digitais, para namorados/as, ficantes, paqueras, amigos/as ou para uma multidão de conhecidos/as e desconhecidos/as. A disciplina de Biologia, é entendida como um espaço autorizado a discutir sobre os corpos e as sexualidades, no entanto, essas discussões são ancoradas em saberes biomédicos, orgânicos e higienista. Entendemos que o ensino de Biologia, deve levar em consideração as relações sociais, culturais e políticas, que envolvem as temáticas de corpos, gêneros e sexualidades, abrindo brechas para que discussões como o sexting, ocorram na escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Barros, S. da C. de, & Ribeiro, P. R. C. (2021). Entre nudes, vingança pornográfica e sexting: o que o ensino de biologia tem a ver com essas questões?. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 14(1), 272–289. https://doi.org/10.46667/renbio.v14i1.542
Seção
Dossiê Temático - Gênero, Sexualidade e Ensino de Biologia - entre práticas
Biografia do Autor

Suzana da Conceição de Barros, E.M.E.F. Prof. Manoel Martins Manoel

Doutor em Educação em Ciências, Química da Vida e Saúde - Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Professor de ciências. - Escola: E.M.E.F. Prof. Manoel Martins Manoel.

Paula Regina Costa Ribeiro, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Doutora em Ciências Biológicas  - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pós-Doutorado na Escola Superior de Educação de Coimbra/Instituto Politécnico de Coimbra/PT.  Professora Titular do Instituto de Educação e dos Programas de Pós-Graduação: Educação em Ciências  -  Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Referências

ÁLVARES, Rafael Lefcadito. Política 2.0 Youtube: jornalismo cidadão e a campanha on-line de Barack Obama. Bauru, 2011. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Arquitetura e Comunicação, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2011.

ALVES, Nakano Thiago. #JuntasContraVazamentos: uma análise dos conflitos éticos da campanha publicitária da marca Always. Disponível em: https://www.academia.edu/19526460/_JuntasContraVazamentos_uma_ana_lise_dos_conflitos_e_ticos_na_campanha_publicita_ria_da_marca_Always . Acesso em: 19 set. 2016.

BARROS, Suzana da Conceição de. Sexting na adolescência: análise da rede de enunciações produzida pela mídia. Rio Grande, 2014. Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2014.

BARROS, Suzana da Conceição de; RIBEIRO, Paula Regina Costa; QUADRADO, Raquel Pereira. Sexting na adolescência: problematizando seus efeitos no espaço escolar. Perspectiva, Florianópolis, v. 33, n. 3, p. 1185 - 1204, set./dez. 2015.

BARROS, Suzana da Conceição de; OLIVEIRA, Natália de Quadros; RIBEIRO, Paula Regina Costa. Estratégias de educação menor: militando a favor das questões de gêneros e sexualidades na escola. In: WENDER, Faleiro; SANTOS, Sandro Prado; SANGALLI, Andreia (Org.). Ciências da natureza para a diversidade. Goiânia: Kelps, 2020. p. 291-319.

BRITZMAN, Deborah. Curiosidade, sexualidade e currículo. In: LOURO, Guacira Lopes (Org.). O corpo educado: pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. p. 83-111.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Felix. Kafka: por uma literatura menor. Rio de Janeiro: Imago, 1975.

FERNÁNDEZ, Jorge Flores. Sexting, sextorsão e grooming. In: ABREU, Cristiano Nabuco de; EISENSTEIN, Susana; ESTEFENON, Bruno. (Org.). Vivendo esse mundo digital: impactos na saúde, na educação e nos comportamentos sociais. Porto Alegre: Artmed, 2013. p. 72-93.

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade: a vontade de saber. 18. ed. Rio de Janeiro: Graal, 2007.

GALLO, Silvio. Em torno de uma educação menor. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 2, n. 27, p. 169-178 jul./dez., 2002. Disponível em: seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/25926. Acesso em: 10 de março 2021.

GALLO, Silvio. Educação menor: produção de heterotopias no espaço escolar. In: RIBEIRO, Paula Regina Costa; SILVA, Méri Rosane Santos da Silva; SOUZA, Nádia Geisa Silveira de; GOELLNER, Silvana Vilodre; SOUZA, Jane Felipe de (Org.). Corpo, gênero e sexualidade: discutindo práticas educativas. Rio Grande: Ed. da FURG, 2007. p. 93-102.

GALLO, Sílvio. Deleuze & Educação. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2013. 98p.

GONZÁLEZ, Macarena Donoso; FERNÁNDEZ, Elisabet Montoro. Redes sociales y buen uso de internet. Un programa de intervención en el primer ciclo de la E.S.O. In: IBÁÑEZ-MARTÍN, José Antonio; FUENTES, Juan Luis. (Coord.) SIMPOSIO INTERNACIONAL DE FILOSOFÍA DE LA EDUCACIÓN: APRENDIZAJE ÉTICO-CÍVICO EN ENTORNOS VIRTUALES. Biblioteca Online, 2015. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=cAbWCQAAQBAJ&pg=PT5&lpg=PT5&dq=GONZÁLEZ,+Macarena+Donoso;+FERNÁNDEZ,+Elisabet+Montoro.+Redes+sociales+y+buen+uso+de+internet.+Un+programa+de+intervención+en+el+primer+ciclo+de+la+E.S.O.&source=bl&ots=mD4k6TG8NW&sig=mzM970kPbXabGq7mjY9pavMahnA&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwi7mY_YmsbPAhXFDZAKHZNiCtMQ6AEIHDAA#v=onepage&q=GONZÁLEZ%2C%20Macarena%20Donoso%3B%20FERNÁNDEZ%2C%20Elisabet%20Montoro.%20Redes%20sociales%20y%20buen%20uso%20de%20internet.%20Un%20programa%20de%20intervención%20en%20el%20primer%20ciclo%20de%20la%20E.S.O.&f=false . Acesso em: 20 março 2021.

LEMOS, André. Cibercultura: tecnologia e vida social na cultura contemporânea. 5. ed. Porto Alegre: Sulina, 2010.

LEMOS, André; LÉVY, Pierre. O futuro da internet: em direção a uma ciberdemocracia planetária. 2. ed. São Paulo: Paulus, 2010. (Coleção Comunicação).

LEMOS, André. Cibercultura e mobilidade: a era da conexão. Disponível em: http://www.razonypalabra.org.mx/anteriores/n41/alemos.html . Acesso em: 01 set. 2013.

LIVINGSTONE, Sonia M.; GÖRZI, Anke.: the exchang of sexual messages online among European Youth. Disponível em: http://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=R__hfWbE3DwC&oi=fnd&pg=PA151&dq=sexting&ots=xgFY_KWBBG&sig=OUwvJxT8HwSASuFuIv5OquCyJUM - v=onepage&q=sexting&f=false. Acesso em: 28 jun. 2020.

MARCELLO, Fabiana de Amorim. Sobre os modos de produzir sujeitos e práticas na cultura: o conceito de dispositivo em questão. Currículo sem Fronteiras, Portugal, v. 9, n. 2, p. 226-241, jul./dez. 2009.

MAX & MARIANO. Eu vou jogar na internet. Site dos artistas: http://maxemariano.com.br/Musicas. 2015. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=AayhwWpZ-Ec . Acesso em: 10 ago. 2020.

MORANDO, André; SOUZA, Nadia Geisa Silveira de. Corpo, sexualidade e gênero: verdades imbricadas ao ensino de ciências e de biologia. Revista Diversidade e Educação, Rio Grande, v. 7, n. 1, p. 227-243, jan./jun. 2019. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/9034/5992 . Acesso em: 25 fev. 2021.

PRIMO, Alex; LUPINACCI, Ludmila; VALIATI, Vanessa; BARROS, Laura. Práticas de comunicação privada na internet. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 38., 2015. Anais… Rio de Janeiro, 2015, p. 1-15.

RIBEIRO, Paula Regina Costa. Inscrevendo a sexualidade: discursos e práticas de professoras das séries iniciais do ensino fundamental. Porto Alegre, 2002. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas: Bioquímica) - Instituto de Ciências Básicas da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2002.

RIBEIRO, Paula Regina Costa. (Re)Pensando outras possibilidades de discutir a sexualidade na escola In: RIBEIRO, Paula Regina Costa; QUADRADO, Raquel Pereira. Corpos, gêneros e sexualidades: questões possíveis para o currículo escolar. 2 ed. Rio Grande: Ed. da Furg, 2008. p. 39-43. (Caderno Pedagógico-Anos Finais).

SAFERNET BRASIL. Banner: Você navega com segurança? Disponível em: http://divulgue.safernet.org.br/banners/infografico.png. Acesso em: 30 jul. 2012.

SAFERNET BRASIL. Canal Helpline. Disponível em: http://helpline.org.br/indicadores . Acesso em: 20 set. 2016.

SAFERNET BRASIL. Canal Helpline. Disponível em: http://helpline.org.br/indicadores . Acesso em: 02 fev. 2021.

SALTER, Michael; CROFTS, Thomas. Responding to revenge porn: challenges to online legal impunity. In: COMELLA, L.; TARRANT, S. (Ed.). New views on pornography: sexuality, politics and the law. 2015. p. 1-18. Disponível em: https://www.academia.edu/7833345/Responding_to_revenge_porn_Challenges_to_online_legal_impunity . Acesso em: 19 set. 2020.

SANTOS, Sandro Prado; MARTINS, Matheus Moura. Entre encontros e ensino de biologia e gêneros e sexualidades: sopros e insurgências de uma biologia menor. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, Uberlândia, v. 13, n. 1, p. 141-152, 2020.

Disponível em: http://sbenbio.journals.com.br/index.php/sbenbio/article/view/314. Acesso em: 6 jan. 2021.

SANTOS, Sandro Prado; MARTINS, Matheus Moura. Manifesto: linhas e maquinações e minorações e biologias e... Revista Coletiva: Coluna. Educação e diferenças e... Recife, n. 15, dez. 2020. Disponível em: https://www.coletiva.org/educacao-e-diferencas-e-n15. Acesso em: 16 fev. 2021.

SANTOS, Sandro Prado; SILVA, Elenita Pinheiro de Queiroz. Trans-tecendo os territórios da Educação em Biologia: tessituras com os corpos, gêneros e sexualidades. In: RIZZA, Juliana Lapa; MAGALHÃES, Joanalira Corpes; RIBEIRO, Paula Regina Costa (Org.). Tecituras sobre corpos, gêneros e sexualidades no espaço escolar. Rio Grande: Ed. da Furg, 2019. p. 99-110.

SANTOS, Sandro Prado; SILVA, Fabrício Aparecido Gomes da; MARTINS, Matheus Moura. Sexualidades e gêneros e educação em biologia menor e cartografias de suas pequenas redes em livros didáticos - PNLD/2018. Revista Diversidade e Educação, Rio Grande, 2021. No prelo.

WILLARD, Nancy E. Sexting and youth: achieving a rational response. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/49619915_Sexting_and_Youth_Achieving_a_Rational_Response . Acesso em: 28 jun. 2013.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.