O tornar-se sujeito nos currículos de ciências e biologia pensando outras genealogias com as identidades dissentes
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O artigo investiga como as identidades dissidentes (Paul B. Preciado) tem sido subjetivadas nos (e pelos) currículos de Ciências e Biologia. No diálogo com Michel Foucault, Judith Butler e Thomas Popkewitz, analisa produções acadêmicas nos anais do ENEBIO (2016 e 2018), problematizando como os discursos acadêmicos participam dos processos de tornar-se sujeito, produzindo pesquisas e relatos que nos informam quem devemos ser em termos de gêneros e sexualidades e, simultaneamente, que conhecimentos devemos ensinar e aprender sobre essas temáticas. Em meio aos jogos de saber e poder, assume a produtividade de se pensar genealogias outras, assim como construir espaços-tempos para possibilitar discursivamente outros modos de ser e estar no mundo, que não só aquelas cisgêneras e heterossexuais.
Downloads
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Referências
AW, Lin Da et al. Persistent Mullerian Duct Syndrome: a rare entity with a rare presentation in need of multidisciplinary management. Int. Braz J. Urol., Rio de Janeiro, v. 42, n. 6, p. 1237-1243, Dec. 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S167755382016000601237&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 24 Nov. 2020.
BRASIL. Resolução n° 12, de 16 de janeiro de 2015. Poder Executivo, Brasília-DF, 12 de mar. 2015. Disponível em: http://www.crianca.mppr.mp.br/arquivos/File/legis/sdh/resolucao_cndc_lgbt_n12_2015__parecer_ref_identidade_de_genero_na_educacao.pdf. Acesso em: 10 fev. 2021.
BUTLER, J. A vida psíquica do poder. Teorias da sujeição. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.
BUTLER, J. Excitable speech: a politics of the performative. New York: Routledge, 1977.
BUTLER, J. O que é a crítica? Um ensaio sobre a virtude de Foucault. Tradução de Gustavo Hessmann Dalaqua. Cadernos de Ética e Filosofia Política, São Paulo, v. 1, n. 22, p. 159-179, 2013. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/cefp/article/view/59447/62615 Acesso em:10 mar. 2021.
BUTLER, J. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2020.
FERREIRA, M. S. História do currículo e das disciplinas: apontamentos de pesquisa. In: André Márcio Picanço Favacho; José Augusto Pacheco; Shirlei Rezende Sales. (Org.). Currículo, conhecimento e avaliação: divergências e tensões. Curitiba: CRV, 2013, p. 75-88.
FERREIRA, M. S. História do currículo e das disciplinas: produzindo uma abordagem discursiva para investigar a formação inicial de professores nas Ciências Biológicas. In: LEITE, Miriam Soares; GABRIEL, Carmen Teresa. (Org.). Linguagem, discurso, pesquisa e educação. Petrópolis/Rio de Janeiro: DePetrus/APERJ, 2015, p. 265-284.
FERREIRA, M. S.; MARSICO, J. Historicizar os currículos em tempos recentes: regulações e efeitos no ensino e na formação de professores em Ciências e Biologia. In: FERREIRA, Marcia Serra; CHAVES, Silvia Nogueira; AMORIM, Antônio Carlos Rodrigues de; GASTAL Maria Luiza de Araújo; BASTOS, Sandra Nazaré Dias (Org.). Vidas que ensinam o ensino da vida. São Paulo: Ed. Livraria da Física, 2020, p. 165-179.
FERREIRA, M. S.; SANTOS, A. V. F. Discursos curriculares no/do tempo presente: subsídios para uma articulação entre a História e as Políticas de Currículo. In: LOPES, Alice Casimiro; OLIVEIRA, Marcia Betania. (Org.). Políticas de Currículo: pesquisas e articulações discursivas. Curitiba: CRV, 2017, v. 1, p. 55-78.
FOUCAULT, M. A arqueologia do saber. 7.ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.
FOUCAULT, M. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.
JAEHN, L.; FERREIRA, M. S. Perspectivas para uma história do currículo: as contribuições de Ivor Goodson e Thomas Popkewitz. Currículo sem Fronteiras, v. 12, p. 256-272, 2012. Disponível em: https://www.curriculosemfronteiras.org/vol12iss3articles/jaehn-ferreira.pdf. Acesso em: 01 maio 2021.
LIMA, A. L. G.; GIL, N. L. Sistemas de pensamento na educação e políticas de inclusão (e exclusão) escolar: entrevista com Thomas S. Popkewitz. Educação e Pesquisa, v. 42, n.4, p.1127-1151, 2016. Disponível: https://www.scielo.br/pdf/ep/v42n4/1517-9702-ep-42-04-1127.pdf. Acesso em: 01 maio 2021.
POPKEWITZ, T. S. Estudos curriculares, história do currículo e teoria curricular: a razão da razão. Em Aberto, Brasília, v. 33, n. 107, p. 47-68, jan./abr. 2020. Disponível em: http://emaberto.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/4555. Acesso em: 1 maio 2021.
MARSICO, J.; FERREIRA, M. S. História do currículo do presente: investigando processos alquímicos no ensino de ciências para a Educação de Jovens e Adultos no Brasil. ETD: Educação Temática Digital, v. 22, p. 837-855, 2020. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8660143. Acesso em: 01 maio 2021.
MOREIRA, C. C. Mares, currículos e criaturas marítimas: investigando políticas de acesso e permanência de pessoas transgêneras no ensino superior brasileiro. 2020. 92 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020. Disponível em: https://ppge.educacao.ufrj.br/dissertacoes2020/dCatarina%20de%20Cassia%20Moreira.pdf. Acesso em: 01 maio 2021.
PRECIADO, P. B. Texto junkie. Sexo, drogas e biopolítica na era farmacopornográfica. São Paulo, SP: n-1 edições, 2018.
PRECIADO, P. B. Um apartamento em Urano. Crônicas da travessia. Rio de Janeiro: Zahar, 2020.
FONTES DE ESTUDO
AMORIM, J. S.; REIS, D. D.; COUTINHO, F. A. Universidade das crianças: ciência, gênero e a produção da normalidade. In: Anais do VII ENEBIO/I EREBIO – Norte. Belém: IEMCI, UFPA, v. 1, 2018. p. 4649-4654. Disponível em: https://sbenbio.org.br/publicacoes/anais/VI_Enebio/VI_Enebio_completo.pdf
BASTOS, V. C. Saberes docentes e as questões de gênero no ensino de Biologia. Revista do Ensino de Biologia da SBEnBio. Niterói, RJ: SBEnBio, v. 9, p. 5980-5991. 2016. Disponível em: https://sbenbio.org.br/publicacoes/anais/VI_Enebio/VI_Enebio_completo.pdf
CABRAL, S. N.; SOUZA, M. L.; SOUZA, L. M.; SANTOS, B. R. L.; FIGUEIREDO, R. S.; CÔRTES, R. C. S.; SANTANA, F. X. S. “É bom para conscientizar as pessoas das coisas que não são para fazer”: o olhar das/os estudantes acerca do trabalho de temas relativos à sexualidade em um componente curricular na educação básica. REnBio. Niterói, RJ: SBEnBio, v. 9, p. 7028-7038. 2016. Disponível em: https://sbenbio.org.br/publicacoes/anais/VI_Enebio/VI_Enebio_completo.pdf
CARNEIRO, I. P.; GOMES, L. S.; BELENI, T. M.; MOREIRA, A. L. O. R. Relato de experiência: iniciando os desafios de um professor de ciência em formação a partir de uma oficina sobre sexualidade para o ensino fundamental. In: REnBio. Niterói, RJ: SBEnBio, v. 9, p. 7441-7448. 2016. Disponível em: https://sbenbio.org.br/publicacoes/anais/VI_Enebio/VI_Enebio_completo.pdf
CARVALHO FILHO, E. G. Ser ou não ser: eis as questões (de gênero). In: REnBio. Niterói, RJ: SBEnBio, v. 9, p. 1412-1423. 2016. Disponível em: https://sbenbio.org.br/publicacoes/anais/VI_Enebio/VI_Enebio_completo.pdf
CASSAB, M.; AVELLAR, C. Mulheres na ciência: quando a formação docente se ocupa em discutir igualdade de gênero e ciência. In: REnBio. Niterói, RJ: SBEnBio, v. 9, p. 4775-4786. 2016. Disponível em: https://sbenbio.org.br/publicacoes/anais/VI_Enebio/VI_Enebio_completo.pdf
CAVALCANTE, A. W. C.; MOTA, E. F. Gênero e sexualidade na prática docente de professores de ciências: investigação em uma escola pública de Fortaleza. In: REnBio. Niterói, RJ: SBEnBio, v. 9, p. 2110-2119. 2016. Disponível em: https://sbenbio.org.br/publicacoes/anais/VI_Enebio/VI_Enebio_completo.pdf
COELHO, Y. C. M.; CASTRO, G. C. S.; MOURA, L. S.; VASCONCELOS, S. M. Conceitos de sexualidade: a percepção de escolares concluintes da educação básica de instituições públicas e privadas residentes em Belém, Pará. In: Anais do VII ENEBIO/I EREBIO – Norte. Belém: IEMCI, UFPA, v. 1, 2018. p. 1713-1721. Disponível em: https://sbenbio.org.br/publicacoes/anais/VI_Enebio/VI_Enebio_completo.pdf
COSTA, D. W. S.; SILVA, C. A. S. “Coisas que garotos devem saber”: sexualidade e subjetivação no ensino de ciências e biologia. In: Anais do VII ENEBIO/I EREBIO – Norte. Belém: IEMCI, UFPA, v. 1, 2018. p. 4386-4392. Disponível em: https://sbenbio.org.br/publicacoes/anais/VI_Enebio/VI_Enebio_completo.pdf
FERNANDES, H. L.; FIGUEIREDO, B. A. Gênero, sexualidade e formação docente: reflexão e não diretividade para construção da autonomia. In: REnBio. Niterói, RJ: SBEnBio, v. 9, p. 2210-2221. 2016. Disponível em: https://sbenbio.org.br/publicacoes/anais/VI_Enebio/VI_Enebio_completo.pdf
FELICETI, M. L.; VIEIRA, C. F.; LOZANO, E. R.; FERRARI, F.; MASCARELLO, L. D. N.; KAIPER, E. Sexualidade e cuidados com o corpo: um olhar para a puberdade. In: REnBio. Niterói, RJ: SBEnBio, v. 9, p. 5019-5030. 2016. Disponível em: https://sbenbio.org.br/publicacoes/anais/VI_Enebio/VI_Enebio_completo.pdf
FIGUEIREDO, B. A. Delineamentos dos papéis sociais de gênero por estudantes do ensino médio. In: REnBio. Niterói, RJ: SBEnBio, v. 9, p. 2267-2277. 2016. Disponível em: https://sbenbio.org.br/publicacoes/anais/VI_Enebio/VI_Enebio_completo.pdf
FIGUEIREDO, B. A.; FERNANDES, H. L. Papéis sociais de gênero e perspectivas da participação da mulher no mercado no mercado de trabalho: avanços e possibilidades. In: Anais do VII ENEBIO/I EREBIO – Norte. Belém: IEMCI, UFPA, v. 1, 2018. p. 3640-3649. Disponível em: https://sbenbio.org.br/publicacoes/anais/VI_Enebio/VI_Enebio_completo.pdf
FOLINO, C. H.; REBELLO, T. J. J.; DUARTE, T. J.; ARAÚJO, L. M.; FONTES, R. G. O.; LAGE, D. A. Sexualidade na educação básica: uma abordagem visando à conscientização e à divulgação sobre DST. In: REnBio. Niterói, RJ: SBEnBio, v. 9, p. 477-489. 2016. Disponível em: https://sbenbio.org.br/publicacoes/anais/VI_Enebio/VI_Enebio_completo.pdf
FRANCO, R. A. G.; KATO, D. S. Mediação de professores de um cursinho popular: abordagem conceito de biodiversidade por meio de discussões de gênero e orientação sexual. In: Anais do VII ENEBIO/I EREBIO - Norte. Belém: IEMCI, UFPA, v. 1, 2018. p. 4073-4081. Disponível em: https://sbenbio.org.br/publicacoes/anais/VI_Enebio/VI_Enebio_completo.pdf
FRANCO, L. G.; MUNFORD, D. Relações de gênero na construção de noções sobre dimorfismo sexual no 1º ano do ensino fundamental. In: Anais do VII ENEBIO/I EREBIO - Norte. Belém: IEMCI, UFPA, v. 1, 2018. p. 3601-3611. Disponível em: https://sbenbio.org.br/publicacoes/anais/VI_Enebio/VI_Enebio_completo.pdf
GONÇALVES, R. R.; GOUVÊA, G. Questões de gênero no material didático de um curso de Pedagogia a distância: invisibilidade da mulher. In: Anais do VII ENEBIO/I EREBIO - Norte. Belém: IEMCI, UFPA, v. 1, 2018. p. 4102-4111. Disponível em: https://sbenbio.org.br/publicacoes/anais/VI_Enebio/VI_Enebio_completo.pdf
GÔNGORA, A. B.; SILVA, H. S. Oficina sobre infecções sexualmente transmissíveis e sexualidade para adolescentes: um relato de experiência. In: REnBio. Niterói, RJ: SBEnBio, v. 9, p. 4239-4249. 2016. Disponível em: https://sbenbio.org.br/publicacoes/anais/VI_Enebio/VI_Enebio_completo.pdf
LIRA, F. N. R.; RAMONEDA, F. M. M.; SILVA, R. L. F.; SCARPA, D. L. O Pibid no desenvolvimento de temática transversal: igualdade de gênero nas aulas de ciências. In: Anais do VII ENEBIO/I EREBIO – Norte. Belém: IEMCI, UFPA, v. 1, 2018. p. 3739-3748. Disponível em: https://sbenbio.org.br/publicacoes/anais/VI_Enebio/VI_Enebio_completo.pdf
LIMA, W. S.; MEGLHIORATTI, F. A.; JUSTINA, L. A. D. A sexualidade pode ser trabalhada em sala de aula? O que dizem os documentos educacionais oficiais brasileiros. In: Anais do VII ENEBIO/I EREBIO – Norte. Belém: IEMCI, UFPA, v. 1, 2018. p. 5461-5470. Disponível em: https://sbenbio.org.br/publicacoes/anais/VI_Enebio/VI_Enebio_completo.pdf
LIMA, A. K. M.; SANTOS, A. S.; GUERRA, T. S. L.; ROCHA, N. C.; LINDOLFO, V. L.; JÚNIOR, C. A. S. Ciência e sociedade: estereótipos de gênero e da profissão em sala de aula. In: REnBio. Niterói, RJ: SBEnBio, v. 9, p. 5402-5411. 2016. Disponível em: https://sbenbio.org.br/publicacoes/anais/VI_Enebio/VI_Enebio_completo.pdf
LOPES, R. P. F.; VIEIRA, A. L.; FALCONI, T. M. G.; COSTA, Aline Nair Mende. Problematizando os padrões de gênero e sexualidade disseminados na sociedade – uma experiência no ensino fundamental II no âmbito do PIBID. In: Anais do VII ENEBIO/I EREBIO – Norte. Belém: IEMCI, UFPA, v. 1, 2018. p. 1396-1404. Disponível em: https://sbenbio.org.br/publicacoes/anais/VI_Enebio/VI_Enebio_completo.pdf
MACHADO, L.; SELLES, S. E. Reprodução humana e sexualidade em livros didáticos de biologia: tradições curriculares em xeque. In: Anais do VII ENEBIO/I EREBIO – Norte. Belém: IEMCI, UFPA, v. 1, 2018. p. 5395-5405. Disponível em: https://sbenbio.org.br/publicacoes/anais/VI_Enebio/VI_Enebio_completo.pdf
NASCIMENTO, A. P. F.; DORVILLE, L. F. M. Sexualidade e gênero na percepção docente. In: REnBio. Niterói, RJ: SBEnBio, v. 9, p. 7256-7266. 2016. Disponível em: https://sbenbio.org.br/publicacoes/anais/VI_Enebio/VI_Enebio_completo.pdf
POLIZEL, A. L.; OKA, M.; MAIO, E. R. Adolescência e ritos de passagem: considerações sobre sexualidade nos livros didáticos. In: REnBio. Niterói, RJ: SBEnBio, v. 9, p. 4402-4412. 2016. Disponível em: https://sbenbio.org.br/publicacoes/anais/VI_Enebio/VI_Enebio_completo.pdf
REIS, N.; FONSECA, L. C. S.; PINHO, R. Enlaces em conceito de gênero, formação docente e ensino de Biologia. In: REnBio. Niterói, RJ: SBEnBio, v. 9, p. 3739-3750. 2016. Disponível em: https://sbenbio.org.br/publicacoes/anais/VI_Enebio/VI_Enebio_completo.pdf
REIS, N.; PINHO, R. Ensino de Biologia e gênero: o que dizem as narrativas não-binárias? In: REnBio. Niterói, RJ: SBEnBio, v. 9, p. 3716-3727. 2016. Disponível em: https://sbenbio.org.br/publicacoes/anais/VI_Enebio/VI_Enebio_completo.pdf
SALES, A. N; BASTOS, S. N. D. Cinema na escola: roteiros para discutir gênero, sexualidade, etnia e muitas outras coisas. In: Anais do VII ENEBIO/I EREBIO – Norte. Belém: IEMCI, UFPA, v. 1, 2018. p. 3650-3659. Disponível em: https://sbenbio.org.br/publicacoes/anais/VI_Enebio/VI_Enebio_completo.pdf
SANTOS, H. S. S.; BRITO, M. R.; SILVA, C. A. S. Experimentações em aulas de Biologia: sistema reprodutor...sexualidade...e... In: REnBio. Niterói, RJ: SBEnBio, v.9, p. 4219-4228. 2016. Disponível em: https://sbenbio.org.br/publicacoes/anais/VI_Enebio/VI_Enebio_completo.pdf
SANTOS, H. S. S.; BRITO, M. R.; AUGUSTO, C. Processos de subjetivação no ensino de ciências: a sexualidade para além do sexo biológico no desenho animado ‘Os Pinguins de Madagascar’. In: REnBio. Niterói, RJ: SBEnBio, v.9, p. 4878-4887. 2016. Disponível em: https://sbenbio.org.br/publicacoes/anais/VI_Enebio/VI_Enebio_completo.pdf
SILVA, M. P.; MIRANDA, M. A. G. C. A abordagem da sexualidade nos anos iniciais do ensino fundamental: análise dos relatos de professores de uma escola pública. In: REnBio. Niterói, RJ: SBEnBio, v. 9, p. 6321-6331. 2016. Disponível em: https://sbenbio.org.br/publicacoes/anais/VI_Enebio/VI_Enebio_completo.pdf
SILVA, J. D. C.; KANOUTÉ, T. B. O caso de Rosalind Franklin e a fotografia 51: como as relações de gênero permeiam o empreendimento científico. In: Anais do VII ENEBIO/I EREBIO – Norte. Belém: IEMCI, UFPA, v. 1, 2018. p. 4706-4714. Disponível em: https://sbenbio.org.br/publicacoes/anais/VI_Enebio/VI_Enebio_completo.pdf
SOUSA, J. M.; SILVA, Z. O.; SANTANA, R. N.; SILVA, C. M. M. S.; ROCHA, N. S. A. Transversalizando sexualidade e gênero em experimentações educativas em contextos de Clube de Ciências. In: Anais do VII ENEBIO/I EREBIO – Norte. Belém: IEMCI, UFPA, v. 1, 2018. p. 4007-4013. Disponível em: https://sbenbio.org.br/publicacoes/anais/VI_Enebio/VI_Enebio_completo.pdf
SOUSA, P. R. S.; SILVA, J. R. F. Refletindo sobre os corpos: a importância da fundamentação teórica em sexualidade para a formação docente em Biologia. In: REnBio. Niterói, RJ: SBEnBio, v.9, p. 3328-3339. 2016. Disponível em: https://sbenbio.org.br/publicacoes/anais/VI_Enebio/VI_Enebio_completo.pdf
VIANA, L. S.; NASCIMENTO, R. S.; OLIVEIRA, E. S.; LIMA, C. S.; CANTANHEDE, A. M. Abordagem sobre sexualidade no contexto escolar na visão dos adolescentes. In: Anais do VII ENEBIO/I EREBIO – Norte. Belém: IEMCI, UFPA, v. 1, 2018. p. 5536-5545. Disponível em: https://sbenbio.org.br/publicacoes/anais/VI_Enebio/VI_Enebio_completo.pdf