Ludicidade como estratégia didática no processo de ensino-aprendizagem em bioquímica perspectiva sob olhar docente

Conteúdo do artigo principal

Ketyline Lira de Lima
Priscilla Régia de Andrade Calaça
Yanara Alessandra Santana Moura
Ana Lúcia Figueiredo Porto
Raquel Pedrosa Bezerra

Resumo

Jogos tornam o ensino-aprendizado mais dinâmico e poucos trabalhos sobre o ensino de bioquímica na educação superior com auxílio de jogos são publicados. Neste trabalho objetivou-se conhecer a perspectiva docente sobre jogos no ensino-aprendizagem em bioquímica. A metodologia seguiu viés qualitativo com entrevista a oito professores de bioquímica nos cursos Ciências da Saúde, Ciências Biológicas e Ciências Agrárias de Instituições de Ensino Superior reconhecidas pelo Ministério da Educação. Quatro professores entrevistados não conheciam jogos como ferramenta didática. Contudo, os que utilizaram os jogos relataram melhora na compreensão dos estudantes e maior participação tornando o processo prazeroso. Portanto, são necessários investimentos em produtos e métodos facilitem o ensino-aprendizagem. Jogos são importantes para viabilizar experiências prazerosas e enriquecedoras no ensino de bioquímica. 

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Detalhes do artigo

Como Citar
Lima, K. L. de, Calaça, P. R. de A., Moura, Y. A. S., Porto , A. L. F., & Bezerra, R. P. . (2021). Ludicidade como estratégia didática no processo de ensino-aprendizagem em bioquímica: perspectiva sob olhar docente. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 14(2), 883–899. https://doi.org/10.46667/renbio.v14i2.596
Seção
Artigos com Relatos de Pesquisa
Biografia do Autor

Ketyline Lira de Lima, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Licenciatura Plena em Ciências Biológicas  - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Recife, PE - Brasil

Priscilla Régia de Andrade Calaça, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Doutorado em Biociência Animal  - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Recife, PE - Brasil

Yanara Alessandra Santana Moura, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Graduação em Ciências Biológicas - Universidade Federal Rural de Pernambuco

Ana Lúcia Figueiredo Porto , Universidade Federal Rural de Pernambuco

Doutorado em Engenharia Quimica  - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) Campinas, SP - Brasil. Professora Titular da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Recife, PE - Brasil.  

Raquel Pedrosa Bezerra, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Doutora em Ciências - Universidade de São Paulo (USP) São Paulo, SP - Brasil. Professora Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Recife, PE - Brasil.     

   

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