Aprendizagem de botânica utilizando uma sequência didática envolvendo o estudo morfohistológico da espécie Euphorbia tirucalli L., uma planta ornamental tóxica

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Francisco José Mininel
Silvana Márcia Ximenes Mininel

Resumo

Este trabalho surge do interesse imediato dos alunos em querer entender por que a espécie ornamental Euphorbia tirucalli L. é tão tóxica quando do contato do látex com a pele. Nesse sentido, foi elaborada uma Sequência Didática (SD) a fim de nortear o trabalho e responder ao questionamento inicial dos alunos: busca de referencial bibliográfico sobre a espécie, utilização de técnica de fichamento, rodas de conversa, utilização do laboratório de informática, experimentação envolvendo o estudo morfohistológico do vegetal, avaliação processual a partir da construção de portfólios. A estratégia atingiu os objetivos propostos, uma vez que os alunos puderam entender conceitos de botânica e termos utilizados no estudo morfohistológico, bem como responder ao questionamento inicial sobre a toxicidade da espécie vegetal.

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Como Citar
Mininel, F. J., & Mininel, S. M. X. . (2022). Aprendizagem de botânica utilizando uma sequência didática envolvendo o estudo morfohistológico da espécie Euphorbia tirucalli L., uma planta ornamental tóxica. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 15(1), 67–91. https://doi.org/10.46667/renbio.v15i1.602
Seção
Relatos de Experiência
Biografia do Autor

Francisco José Mininel, Universidade Brasil

Doutor em Química - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" de Araraquara (UNESP).  Araraquara, SP - Brasil. Professor titular - Universidade Brasil (UB) Fernandópolis, SP - Brasil

Silvana Márcia Ximenes Mininel, Universidade Brasil

Mestre em Química - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" de Araraquara (UNESP) Araraquara, SP - Brasil. Full Professor - Universidade Brasil (UB) Fernandópolis, SP - Brazil.

      

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