O Centro Oeste Mineiro, biodiversidade e o ensino de biologia produzindo uma bionarrativa social (bionas) no contexto divinopolitano
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente relato de experiência objetiva produzir uma Bionarrativa Social (BIONAS) em diálogo com temáticas sobre a biodiversidade salientadas em jornais digitais da região de Divinópolis (MG). Assim, foi feito a produção da BIONAS intitulada “Memórias do Rio Itapecerica e os conflitos sobre a água em Divinópolis” e um levantamento das temáticas ambientais em reportagens jornalísticas. A BIONAS traz um conjunto de narrativas envolvendo o principal rio regional, abrangendo questões históricas, culturais, artísticas, científicas e políticas, contribuindo para reflexões sobre a biodiversidade local no ensino de biologia e para resoluções de conflitos socioambientais protagonizados pelos sujeitos locais. Em diálogo com a BIONAS, a temática mais frequente no levantamento foi a questão hídrica, evidenciando um conflito socioambiental sobre a água em Divinópolis e região.
Downloads
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Referências
ALBAGLI, Sarita. Geopolítica da biodiversidade. Brasília, DF: Ibama, 1998.
ALBAGLI, Sarita. Interesse global no saber local: a geopolítica da biodiversidade. In: SEMINÁRIO SABER LOCAL/ INTERESSE GLOBAL: PROPRIEDADE INTELECTUAL, BIODIVERSIDADE E CONHECIMENTO TRADICIONAL NA AMAZÔNIA, 2003, Belém. Anais [...]. Belém: Cesupa: Mpeg, 2005. p. 1-325. Disponível em: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/96. Acesso em: 27 set. 2021.
ALBAGLI, Sarita; MACIEL, Maria Lucia. Informação e conhecimento na inovação e no desenvolvimento local. Ciência da Informação, v. 33, n. 3, p. 9-16, dez. 2004. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s0100-19652004000300002.
ARSAE – Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e Esgoto. Relatório de fiscalização operacional nº 31/2019. 2019. Disponível em: http://www.arsae.mg.gov.br/images/documentos/rf_tec_op_saa_divinopolis.pdf . Acesso em: 27 set. 2021.
AZEVEDO, Flávia Lemos Mota de et al. História de Divinópolis. 2019. Elaborada em parceria com a Prefeitura Municipal de Divinópolis. Disponível em: https://www.divinopolis.mg.gov.br/arquivos/cartilhaeducacaopatrimonial_05013102.pdf. Acesso em: 27 set. 2021.
BOAS, Marcio Vilas. Cidades do Centro-Oeste de Minas. 2017. Elaborada pela Câmara Municipal de Divinópolis. Disponível em: https://www.divinopolis.mg.leg.br/utilidade-publica/cidades-do-centro-oeste-de-minas . Acesso em: 27 set. 2021.
CARACTERIZAÇÃO econômica das regiões de planejamento. 2014. Elaborada pela Associação Mineira de Municípios. Disponível em: https://portalamm.org.br/caracterizacao-economica-das-regioes-de-planejamento/. Acesso em: 27 set. 2021.
CARDOSO-SILVA, Cláudio Benício; OLIVEIRA, Antonio Carlos de. Como os livros didáticos de biologia abordam as diferentes formas de estimar a biodiversidade? Ciência & Educação (Bauru), v. 19, n. 1, p. 169-180, 2013. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s1516-73132013000100012.
CARMO, Amanda Amália Araújo do; TEIXEIRA, Catarina; PARREIRA, Adriano Guimarães. Educonexão: construindo pontes entre sociedade e meio ambiente. Revista Brasileira de Educação Ambiental (Revbea), v. 12, n. 5, p. 115-125, 30 dez. 2017. Universidade Federal de São Paulo. http://dx.doi.org/10.34024/revbea.2017.v12.2377.
CARVALHO, Michelle Crystina; RABELO, Denise Maria Rover da Silva; ARAÚJO, Graziela Fleury Coelho. Aplicação de trilha interpretativa no “Jardim Das Borboletas”, Divinópolis: estratégias e contribuições para a educação ambiental. Revista Guará, n. 11, p. 43-54, 7 ago. 2019. Revista Guara. http://dx.doi.org/10.30712/guara.v0i11.20744 .
CARVALHO, Wellington Fernandes de et al. Elaboração de um guia ilustrado com a ictiofauna do Rio Itapecerica, Divinópolis-MG. Revista em Extensão, v. 19, n. 1, p. 106-118, 5 jun. 2020. EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia. http://dx.doi.org/10.14393/ree-v19n12020-53355.
COPASA - COMPANHIA DE SANEAMENTO DE MINAS GERAIS. Relatório de Qualidade da Água. 2019. Disponível em: https://www2.copasa.com.br/servicos/RelatorioQualidade/index.html . Acesso em: 28 set. 2021.
DINIZ, Edna Maria; TOMAZELLO, Maria Guiomar Carneiro. Crenças e concepções de alunos do Ensino Médio sobre biodiversidade: um estudo de caso. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 5., 2003, Bauru. Atas do V ENPEC. Bauru: Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 2005. v. 5, p. 1-12. Disponível em: http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/venpec/conteudo/artigos/1/pdf/p724.pdf. Acesso em: 28 set. 2021.
FONSECA, Maria de Jesus da Conceição Ferreira. A biodiversidade e o desenvolvimento sustentável nas escolas do ensino médio de Belém (PA), Brasil. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 33, n. 1, p. 63-79, jan./abr. 2007.
SILVA, Alysson Rodrigo Fonseca e et al. Projeto "Aves no campus": ferramenta para conhecimento da biodiversidade e educação ambiental. Revista em Extensão, v. 19, n. 2, p. 73-86, 30 dez. 2020. EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlandia. http://dx.doi.org/10.14393/ree-v19n22020-53450
KATO, Danilo Seithi (org.). BIONAS para formação de professores de Biologia: experiências no observatório da educação para biodiversidade. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2020. 210 p.
KAWASAKI, Clarice S.; OLIVEIRA, Leonardo B. Biodiversidade e educação: as concepções de Biodiversidade dos formadores de professores de Biologia. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 4., 2003. Bauru - SP. Anais...Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC). Disponível em: http://abrapecnet.org.br/enpec/iv-enpec/autores.html. Acesso em: 25 jan. 2021.
LÉVÊQUE, Christian. A Biodiversidade. Bauru: Edusc, 1999. 246 p.
MARÍN, Yonier Alexander Orozco. O ensino da biodiversidade: tendências e desafios nas experiências pedagógicas. Góndola, Enseñanza y Aprendizaje de Las Ciencias, v. 12, n. 2, p. 173, 7 jul. 2017. Universidad Distrital Francisco Jose de Caldas. http://dx.doi.org/10.14483/23464712.11599.
ONÓRIO, Helena Aparecida; OLIVEIRA, Leonardo Basso de; KAWASAKI, Clarice Sumi. A sequência didática como instrumento de ensino e de pesquisa na investigação das concepções de biodiversidade em alunos do Ensino Fundamental II. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (IX ENPEC), 9., 2013. Atas do IX ENPEC, Águas de Lindóia: 2013. p. 1-8.
PREFEITURA MUNICIPAL DE DIVINÓPOLIS (Município). Lei Complementar nº 169, de 08 de abril de 2014. Estabelece o Plano Diretor do Município de Divinópolis e dá outras providências. Lei Complementar Nº 169 /2014. Divinópolis, MG, Disponível em: https://www.divinopolis.mg.gov.br/arquivos/40_lei_169-2014_-_plano_diretor.pdf. Acesso em: 28 set. 2021.
PREFEITURA DE DIVINÓPOLIS. Plano Municipal de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos. Estudo de concessão do sistema de limpeza urbana e destinação final. 2013. Disponível em: http://www.divinopo.instarservidor.com.br/arquivos/39_planmungerintresidsolidos.pdf. Acesso em: 09 fev. 2021.
QUITES, Viviane Nogueira Conrado; SILVA, Nathalia Ferreira e; ROCHA, Henrique César. Estudo Consolidado para a Criação da Unidade de Conservação da Mata do Noé. Divinópolis: Associação Regional de Proteção Ambiental – Arpa, 2020. Disponível em: http://177.69.246.151/portal/servicos/meioambiente/matanoe/Artigos/estudos/2020. Acesso em: 9 fev. 2021
SANTOS, Milton. El territorio: un agregado de espacios banales. Boletín de Estudios Geográficos, Mendoza, n. 96, p. 87-96, 2000.
SOUZA, Laissa Nascimento Bernardes et al. Percepção da população do município de Divinópolis (MG) sobre o acondicionamento de lixo e a relação com doenças. Conexão Ciência (Online), v. 13, n. 2, p. 49-58, 29 jun. 2018. Fundação Educacional de Formiga - FUOM. http://dx.doi.org/10.24862/cco.v13i2.947 .
UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Declaração REA de Paris em 2012 - Congresso Mundial Sobre Recursos Educacionais Abertos (REA) de 2012. Disponível em: http://www.unesco.org/new/fileadmin/MULTIMEDIA/HQ/CI/WPFD2009/Portuguese_Declaration.html. Acesso em: 17 fev. 2021.
VAN WEELIE, Daan; WALS, Arjen. Making biodiversity meaningful through environmental education. International Journal of Science Education, v. 24, n. 11, p. 1143-1156, nov. 2002. Informa UK Limited. http://dx.doi.org/10.1080/09500690210134839.
WILSON, Edward O. Diversidade da vida. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.