Representações étnico-raciais de um livro didático de ciências dimensões biológicas e culturais em debate

Conteúdo do artigo principal

Rejane Pereira Orcine
Valdirene Caldeira da Silva
Laís de Souza Rédua

Resumo

O ensino de Ciências da Natureza possui intersecções com questões socioculturais, como as relações étnico-raciais. Analisamos as representações dessas relações nos conteúdos de Ciências de um livro didático direcionado aos anos iniciais do Ensino Fundamental e indicado pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Após a análise documental da obra “Encontros: Ciências I”, os resultados foram organizados a partir de agrupamentos. A primeira discussão foi frente aos conteúdos que representaram relações étnico-raciais de cunho estético, as quais aparecem em maior quantidade, porém com poucos espaços para aprofundamentos. A segunda perspectiva teve o foco histórico-cultural, que aparece em menor quantidade, mas evidencia possibilidades de mobilizar uma abordagem mais plural e socialmente referenciada, notadamente pela interlocução com o folclore e a arte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Orcine, R. P., Silva , V. C. da, & Rédua, L. de S. (2022). Representações étnico-raciais de um livro didático de ciências: dimensões biológicas e culturais em debate . Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 15(nesp.2), 853–871. https://doi.org/10.46667/renbio.v15inesp2.745
Seção
Dossiê Temático - Relações Étnico-raciais e o Ensino de Biologia
Biografia do Autor

Rejane Pereira Orcine, Universidade do Estado de Minas Gerais

Graduada em Pedagogia - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Belo Horizonte, MG - Brasil

Valdirene Caldeira da Silva , Universidade do Estado de Minas Gerais

Graduada em Pedagogia - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Belo Horizonte, MG - Brasil

Laís de Souza Rédua, Universidade do Estado de Minas Gerais

Mestre em Educação - Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Uberaba, MG - Brasil. Doutoranda em Educação - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Professor do Magistério Superior da Universidade do Estado de Minas Gerais. Belo Horizonte, MG - Brasil.

Referências

BERNARDES, Elizabeth Lannes. Jogos e brincadeiras tradicionais: um passeio pela história. In: CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. p. 542-549. 2006.

CANDAU, Vera Maria. Direitos humanos, educação e interculturalidade: as tensões entre igualdade e diferença. Revista Brasileira de educação, v. 13, p. 45-56, 2008.

DELIZOICOV, Demétrio; ANGOTTI, José André; PERNAMBUCO, Marta Maria Castanho Almeida. Ensino de ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002. 364p.

FRANCISCO JUNIOR, Wilmo Ernesto. Educação anti-racista: reflexões e contribuições possíveis do ensino de ciências e de alguns pensadores. Ciência & Educação (Bauru), v. 14, p. 397-416, 2008.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1997.

GIL, Ângela Bernardes de Andrade; FANIZZI, Sueli. Encontros ciências: componente curricular ciências 2ºano. 1ª ed. São Paulo: FTD, 2018.

LOURO, G. L. Corpo, Escola e Identidade. Educação & Realidade, 25(2), 59-76, jul./dez. 2000.

LORENZETTI, Leonir; DELIZOICOV, Demétrio. Alfabetização científica no contexto das séries iniciais. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 3, p. 45-61, 2001.

MATOS, Júlia. Análise documental. Universidade Federal do Rio Grande – FURG, 2015. Disponível em: http://www.sabercom.furg.br/handle/123456789/1739. Acesso em: 16 fev. 2022.

MEGID NETO, Jorge; FRACALANZA, Hilário. O livro didático de Ciências: problemas e soluções. In: FRACALANZA, Hilário; MEGID NETO, Jorge (org.). O livro didático de ciências no Brasil. Campinas: Komedi, 2006. p. 155-171.

PAGAN, Alice Alexandre. Entre o bélico e o diplomático. Revista Sergipana De Educação Ambiental, v. 7, n. Especial, p. 1-19, 2020.

PAGAN, Alice Alexandre. Para todos os corpos, vida: pelo reconhecimento da diversidade no ensino de biologia. In: DUSO, Leandro; SANTOS, Sandro Prado; ODA, Welton Yudi; OLIVEIRA, Mário Cézar Amorim. Itinerários de resistência: Pluralidade e laicidade no ensino de ciências e biologia. 1 ed. São Paulo: Livraria da Física, 2022 (Coleção ensino de biologia). 109-120 p.

RIBEIRO, Djamila. Lugar de fala. Pólen Produção Editorial LTDA, 2019a.

RIBEIRO, Djamila. Pequeno manual antirracista. Companhia das letras, 2019b.

SÁ-SILVA, Jackson Ronie; ALMEIDA, Cristovão Domingos de; GUINDANI, Joel Felipe. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Revista brasileira de história & ciências sociais, v. 1, n. 1, p. 1-15, 2009.

SALOMÃO, Simone Rocha; AMARAL, Marise Basso; DE ARAÚJO, Karla Diamantina. Ciências na educação infantil e anos iniciais: experimentando a vida com quem leva a vida ensinando. Sede de Ler, v. 5, n. 1, p. 23-29, 2018.

SANTOS, Lucas Santiago dos; TOLENTINO NETO, Luiz Caldeira Brant de. De que forma pessoas negras têm sido representadas em livros didáticos de Ciências utilizados em escolas públicas de Santa Maria-RS?. Research, Society and Development, v. 7, n. 9, p. 01-16, 2018.

SANTOS, Taryn Sofia Abreu. A ginga intercultural entre o saber tradicional afro-brasileiro e a educação em ciências: o corpo em foco na comunidade de São Francisco do Paraguaçu/BA. 2020. 135f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, 2020.

SILVA, Alexandre Fernando da; FERREIRA, José Heleno; VIERA, Carlos Alexandre. O ensino de Ciências no ensino fundamental e médio: reflexões e perspectivas sobre a educação transformadora. Revista Exitus, v. 7, n. 2, p. 283-304, 2017.

SILVA, Aline Alves da et al. Análise dos conceitos de genótipo e fenótipo em livros didáticos de Biologia brasileiros datados de 1950 a 2013. Research, Society and Development, v. 9, n. 7, 2020.

SILVÉRIO, Florença Freitas; MOTOKANE, Marcelo Tadeu. O corpo humano e o negro em livros didáticos de Biologia. Revista Contexto & Educação, v. 34, n.108, p.26–41, 2019.

SILVÉRIO, Florença Freitas; VERRANGIA, Douglas. O cientista é um homem branco ocidental. Abatirá-Revista de Ciências Humanas e Linguagens, v. 2, n. 3, p. 332-360, 2021.

VALVERDE, Danielle Oliveira; STOCCO, Lauro. Notas para a interpretação das desigualdades raciais na educação. Revista Estudos Feministas, v. 17, p. 909-920, 2009.

VERRANGIA, Douglas; SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves e. Cidadania, relações étnico-raciais e educação: desafios e potencialidades do ensino de Ciências. Educação e Pesquisa, v. 36, p. 705-718, 2010.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)