Análise e classificação das questões de Biologia do ENEM segundo suas características psicométricas
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Usado, entre outras coisas, como seleção para o Ensino Superior, o Exame Nacional do Ensino Médio é uma das maiores provas em larga escala do mundo. Tendo em vista o potencial de influenciar a vida de uma pessoa, aspira-se que o exame tenha condições de realizar uma inferência justa daquilo que se propõe avaliar. O artigo divulga os resultados de uma investigação que estimou a qualidade psicométrica dos itens de Biologia das edições de 2009 a 2019. Foi possível notar que mais da metade dos itens não foram considerados bons para aferir a proficiência que a prova de Ciências da Natureza se propõe a medir. Recomenda-se que estudos subsequentes possam realizar uma análise qualitativa dos aspectos pedagógicos dos itens inadequados.
Downloads
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Referências
American Educational Research Association (AERA); American Psychological Association (APA); National Council on Measurement in Education (NCME). Standards for educational and psychological testing. Washington, DC: APA, 2014.
CHALMERS, R. Philip. Mirt: A multidimensional item response theory package for the R environment. Journal of statistical Software, v. 48, n. 1, p. 1-29, 2012.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2008.
GOMES, Cristiano Mauro Assis; GOLINO, Hudson Fernandes; DE SOUZA PERES, Alexandre José. Fidedignidade dos escores do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Psico, v. 51, n. 2, p. e31145, 2020.
HUTZ, Claudio Simon; BANDEIRA, Denise Ruschel; TRENTINI, Clarissa Marceli. Psicometria. Porto Alegre: Artmed, 2015.
PONTES JUNIOR, José Airton; SILVA, Ana Géssica; TAVARE, Erisvan; ARAUJO, Leandro Sousa; BASTOS, Fernando Cunha.; CRUZ, Francisca Nimara Inácio; ALMEIDA, Leandro Silva. Aspectos psicométricos dos itens de Educação Física relacionados aos conhecimentos de Esporte e Saúde no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Motricidade, v. 12, n. 1, p. 12-21, 2016.
PASQUALI, Luiz. Psicometria: teoria dos testes na psicologia e na educação. Petrópolis: Vozes, 2017.
PITON-GONÇALVES, Jean; ALMEIDA, André Marcos. Análise da dificuldade e da discriminação de itens de Matemática do ENEM. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, v. 4, n. 2, p. 38-53, 2018.
R Core Team. R: a language and environment for statistical computing. Vienna: R Foundation for Statistical Computing, 2018.
REVELLE, William. Psych: procedures for personality and psychological research. R package version 1.4.3. 2014. Disponível em: http://cran.r-project.org/web/packages/psych/psych.pdf. Acesso em: set. 2021.
ROBAINA, José Vicente Lima; FENNER, Roniere dos Santos; MARTINS, Léo Anderson Meira; BARBOSA, Renan de Almeida; SOARES, Jeferson Rosa (Org.). Fundamentos teóricos e metodológicos da pesquisa em educação em ciências. Curitiba: Bagai, 2021.
SANTOS, Fernando de Almeida. Redução da escala tendência empreendedora geral (TEG-FIT) a partir do coeficiente de validade de conteúdo (CVC) e teoria da resposta ao item (TRI). Revista Eletrônica de Ciência Administrativa, v. 17, n. 2, p. 192-207, 2018.
SOARES, Talita Emidio Andrade; SOARES, Denilson Junio Marques; DOS SANTOS, Wagner. Medidas de Tendência Central: Análise da Qualidade das Questões do ENEM de 2016 a 2018. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, v. 14, n. 1, p. 119-128, 2021.
TRAVITZKI, Rodrigo. Avaliação da qualidade do Enem 2009 e 2011 com técnicas psicométricas. Estudos em Avaliação Educacional, v. 28, n. 67, p. 256-288. 2017.
VILARINHO, Ana Paula Lima. Uma proposta de análise de desempenho dos estudantes e de valorização da primeira fase da OBMEP. 2015. 98 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática). Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade de Brasília, Brasília, 2015.