Saberes das lutas antirracistas sobre saúde e o novo coronavírus na formação docente em Biologia

Conteúdo do artigo principal

Nivaldo Aureliano Léo Neto
Kelly Meneses Fernandes

Resumo

Fato marcante na contemporaneidade, a pandemia do Sars-Cov-2 (Covid-19), impactou a população mundial de diferentes formas, ampliando as desigualdades sociais, a pretexto da percepção de que o vírus causador seria igualitário a todos os corpos humanos. Estruturado em três seções, este trabalho inicialmente apresenta uma sistematização de estudos publicados que revelam os impactos da Covid-19 nas populações negras. Posteriormente, refletimos sobre e a partir da atuação dos Movimentos Sociais com os seus saberes construídos nas lutas antirracistas e as reverberações necessárias ao contexto de formação docente em Biologia. Consideramos essencial reconhecer aspectos sobre raça/racismo ao propormos ações relativas à saúde pública e, no caso da educação para as relações étnico-raciais no ambiente acadêmico, trazer à tona essas questões nos currículos formativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Léo Neto, N. A., & Fernandes, K. M. (2022). Saberes das lutas antirracistas sobre saúde e o novo coronavírus na formação docente em Biologia. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 15(nesp.2), 531–549. https://doi.org/10.46667/renbio.v15inesp2.707
Seção
Dossiê Temático - Relações Étnico-raciais e o Ensino de Biologia
Biografia do Autor

Nivaldo Aureliano Léo Neto, Universidade Federal Pará (UFPA)

Doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia) -  Universidade Federal da Paraíba (UFPN). João Pessoa, PB - Brasil. Pós-Doutorado (PNPD/CAPES) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Salvador, BA - Brasil. Professor Adjunto - Universidade Federal Pará (UFPA). Belém, PA - Brasil.

 

 

Kelly Meneses Fernandes, Universidade do Estado da Bahia

Doutoranda em Ensino, Filosofia e História das Ciências. Universidade Federal da Bahia (UFBA). Salvador, BA - Brasil. Professora Substituta - Universidade do Estado da Bahia (UNEB), campus Senhor do Bonfim. Salvador, BA - Brasil. Técnica em Educação das Relações Étnico-Raciais- Secretaria de Educação de Camaçari (SEDUC). Camaçari, Salvador, BA - Brasil 

Referências

AGÊNCIA PÚBLICA. Brasil registra duas vezes mais pessoas brancas vacinadas que negras. 2021. Disponível em: https://apublica.org/2021/03/brasil-registra-duas-vezes-mais-pessoas-brancas-vacinadas-que-negras/ . Acesso em: 23 de junho de 2021.

ARAÚJO, Edna Maria de; CALDWELL, Kia Lilly; SANTOS, Márcia Pereira Alves dos; SOUZA, Ionara Magalhães de; ROSA, Patrícia Lima Ferreira Santa; SANTOS, Andreia Beatriz Silva dos; BATISTA, Luís Eduardo. Morbimortalidade pela Covid-19 segundo raça/cor/etnia: a experiência do Brasil e dos Estados Unidos. Saúde Debate, v.44, n.4, p.191-205, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/0103-11042020E412

BAQUI, Pedro; BICA, Ioana; MARRA Valerio; ERCOLE, Ari; SCHAAR, Mihaela van der. Ethnic and regional variations in hospital mortality from COVID-19 in Brazil: a cross-sectional observational study. The Lancet Global Health, v.8, n.8, 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/S2214-109X(20)30285-0

BARZANO, Marco Antonio Leandro. Currículo das margens: apontamentos para ser professor de Ciências e Biologia. Educ. foco, Juiz de Fora, v. 21 n. 1, 2016.

BARZANO, Marco Antonio Leandro; MELO, André Carneiro. A pandemia como propulsora de insurgências no porvir do ensino de biologia e educação ambiental: alguns apontamentos. Revista Sergipana de Educação Ambiental, v.7, n.esp., 2020.

BERMUDI, Patricia Marques Moralejo; LORENZ, Camila; AGUIAR, Breno Souza de; FAILLA, Marcelo Antunes; BARROZO, Ligia Vizeu; CHIARAVALLOTI-NETO, Francisco. Spatiotemporal ecological study of COVID-19 mortality in the city of São Paulo, Brazil: shifting of the high mortality risk from areas with the best to those with the worst socio-economic conditions. Travel Medicine and Infectious Disease, v. 39, 2021. DOI: https://doi.org/10.1016/j.tmaid.2020.101945

GOMES, Nilma Lino. O movimento negro no Brasil: ausências, emergências e a produção dos saberes. Política e Sociedade, v.10, n.18, p.133-154, 2011. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-7984.2011v10n18p133

GOMES, Nilma Lino. Relações étnico-raciais, educação e descolonização dos currículos. Currículo sem Fronteiras, v.12, n.1, 2012.

GOMES, Nilma Lino. O Movimento negro educador: saberes construídos nas lutas por emancipação. Petrópolis: Editora Vozes, 2017.

GOMES, Nilma Lino. A questão racial e o novo coronavírus no Brasil. Trabalho e Justiça Social. São Paulo: Friedrich-Ebert-Stiftung (FES) Brasil, v. 1, p. 2-11, 2020.

GUSTAVO, Luan da Silva; GALIETA, Tatiana. A saúde nas licenciaturas em Ciências Biológicas: análise da abordagem de educação em saúde. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIêNCIAS (ENPEC), 10., 2015, Águas de Lindóia. Anais [...] . Águas de Lindóia: Abrapec, 2015. p. 1-8.

MBEMBE, Achille. Necropolítica. Arte & Ensaios, Rio de Janeiro n. 32, 2016.

MBEMBE, Achille. Políticas da inimizade. São Paulo: N-1 Edições, 2020.

NASCIMENTO, Abdias. O genocídio do negro brasileiro: processo de um racismo mascarado. Paz e Terra: Rio de Janeiro, 1978.

OLIVEIRA, Roberta Gondim; CUNHA, Ana Paula; GADELHA, Ana Giselle dos Santos; CARPIO, Christiane Goulart; OLIVEIRA, Rachel Barros; CORRÊA, Roseane Maria. Desigualdades raciais e a morte como horizonte: considerações sobre a COVID-19 e o racismo estrutural. Cadernos de Saúde Pública, v. 36, n. 9, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-311X00150120.

ORTEGA, Francisco; ORSINI, Michael. Governing COVID-19 without government in Brazil: ignorance, neoliberal authoritarianism, and the collapse of public health leadership, Global Public Health, v.15, n. 9, 1257-1277, 2020. https://doi.org/10.1080/17441692.2020.1795223

REIGOTA, Marcos. A contribuição política e pedagógica dos que vêm das margens. TEIAS: Rio de Janeiro n. 21, 2010.

SOUZA, Carlos Dornels Freire; PAIVA, João Paulo Silva; LEAL, Thiago Cavalcanti; SILVA, Leonardo Feitosa; SANTOS, Lucas Gomes. Evolução espaçotemporal da letalidade por COVID-19 no Brasil. Jornal Brasileiro de Pneumologia, v.46, n.4, 2020.

SOUSA, Marta Caires; GUIMARÃES, Ana Paula Miranda; AMANTES, Amanda. A saúde nos documentos curriculares oficiais para o Ensino de Ciências: da Lei de Diretrizes e Bases da Educação à Base Nacional Comum Curricular. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 19, 129-153, 2019. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2019u129153

WERNECK, Guilherme Loureiro; BAHIA, Ligia; MOREIRA, Jéssica Pronestino de Lima; SCHEFFER, Mário. GRUPO ALERTA. Mortes evitáveis por Covid-19 no Brasil. 2021. Estudo produzido pelo Grupo Alerta. Disponível em: https://alerta.org.br/iniciativas-e-pesquisas/mortes-evitaveis-por-covid-19-no-brasil/

WERNECK, Jurema. Racismo institucional e saúde da população negra. Saúde Soc. São Paulo, v.25, n.3, p.535-549, 2016. DOI: 10.1590/S0104-129020162610.

WILLIAMS, David R.; MOHAMMED, Selina A. Racism and Health I: Pathways and Scientific Evidence. Am Behav Sci., v.57, n.8, 2013. DOI: 10.1177/0002764213487340.

Artigos Semelhantes

<< < 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)