Memórias da SBEnBIO por meio da narrativa de experiências na formação docente
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O trabalho tem como objetivo narrar as experiências da autora na Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio), visando contribuir com o resgate da memória da associação. Afinal, a SBEnBio tem papel fundamental como espaço de diálogo para alunos, professores e pesquisadores.
Downloads
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Referências
BORBA, Rodrigo Cerqueira do Nascimento; TEIXEIRA, Pedro Pinheiro; FERNANDES, Karine de Oliveira Bloomfield; BERTAGNA, Maína; VALENÇA, Cristiana Rosa; SOUZA, Lucia Helena Pralon de. Percepções docentes e práticas de ensino de ciências e biologia na pandemia: uma investigação da Regional 2 da SBEnBio. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 153-171, 2020. DOI: 10.46667/renbio.v13i1.337. Disponível em: https://renbio.org.br/index.php/sbenbio/article/view/337 . Acesso em: 19 abr. 2022
BUSNARDO, Flávia de Mattos Gionannini. A comunidade disciplinar no ensino de Biologia na produção de políticas de currículo. 2010. 96 f. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.
CANDAU, Vera Maria Ferrão. A didática em questão e a formação de educadores-exaltação à negação: a busca da relevância. In: CANDAU, Vera Maria Ferrão (Org.). A didática em questão. Petrópolis: Vozes, 1986, p. 12-22.
CARVALHO, Janete Magalhães. Potência das redes: de conversações na formação continuada com professores. In: SüSSEKIND, Maria Luiza; GARCIA, Alexandre. (Org.). Universidade-Escola: Diálogo e formação de professores. Rio de Janeiro: De Petrus et Alii, 2011. p. 59-78.
FREIRE, Paulo. Caminhos de Paulo Freire Revista Ensaio. São Paulo, n. 14, 1985.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Paz e Terra, 1997.
JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. Lisboa: Educa, 2002.
LARROSA BONDÍA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n. 19, p. 20-28, 2002.
OLIVEIRA, Flaviana Alves de; GOMES, Maria Margarida Pereira de Lima. O microscópio como objeto escolar da disciplina Biologia no Colégio Pedro II (1960-1970). Ciência & Educação, Bauru, v. 26, 2020.
SAMPAIO, Carmen Sanches; RIBEIRO, Tiago; HELAL, Igor. Estudar e pesquisar a prática pedagógica: experiência(s) de (auto)formação docente no exercício de narrar(se). In: SüSSEKIND, Maria Luiza; GARCIA, Alexandre. (Org.). Universidade-Escola: Diálogo e formação de professores. Rio de Janeiro: De Petrus et Alii, 2011. p. 113-134.
SOUZA, Elizeu Clementino de. “Vim aqui para ficar com os ‘comigos’ de mim”: estágio, narrativas e formação docente. In: SüSSEKIND, Maria Luiza; GARCIA, Alexandre. (Org.). Universidade-Escola: Diálogo e formação de professores. Rio de Janeiro: De Petrus et Alii, 2011. p. 79-89.
SOUZA, Elizeu Clementino de.; PASSEGGI, Maria da Conceição. Dossiê (auto)biografia e educação: pesquisa e práticas de formação. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 27, n. 1, p. 327-332, 2011.