Formação de professores/as de Biologia para a educação das relações étnico-raciais análise curricular de uma licenciatura e da prática docente
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo propõe discutir a importância da educação das relações étnico-raciais no currículo de formação inicial de professores/as de ciências biológicas a partir do relato de uma professora de ciências e da análise curricular de uma licenciatura. Este trabalho trata-se de um estudo de caso, no qual, por meio de uma entrevista semiestruturada e da análise documental com base na Análise Textual Discursiva, os dados foram coletados. As contribuições da professora entrevistada junto à análise curricular evidenciaram um avanço, no caso estudado, na inserção da ERER no currículo, ressaltando a importância da abordagem da ERER na formação docente. Além disso, apontam para a necessidade de investigar de que forma essa abordagem tem impactado a formação de professores/as.
Downloads
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Referências
ARROYO, Miguel. Currículo, território em disputa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011. 374 p.
BARBARA, Ana Carolina Ferreira.; SILVÉRIO, Florença Freitas; MOTOKANE, Marcelo Tadeu. Relações étnico-raciais nos Projetos Político-Pedagógicos de Licenciaturas em Biologia de São Paulo. Práxis Educativa, v. 17, p. 1-22, 2022. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/19395. Acesso em: 08 set. 2022.
DIAS, Thiago Leandro da Silva. Modalidades didáticas aplicadas no ensino de evolução segundo dissertações e teses (1999-2019). In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 8., 2021. Anais…, Campina Grande: Realize Editora, 2021. p.1-9. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/76470. Acesso em: 10 jan. 2023.
DOMINGUES, Petrônio. O mito da democracia racial e a mestiçagem no Brasil (1889-1930). Diálogos Latinoamericanos, v. 6, n. 10, p. 116-130, 2005.
GOODSON, Ivor Frederick. Currículo: teoria e história. Tradução de Attílio Brunetta. 8. ed. Petrópolis: Vozes, 2013.
GOMES, Nilma Lino. Relações étnico-raciais, educação e descolonização dos currículos. Currículo sem Fronteiras, v.12, n.1, p. 98-109, jan./abr. 2012.
LACEY, Hugh. Ciência, valores, conhecimento tradicional/indígena e diálogo de saberes. Desenvolvimento e Meio Ambiente, v. 50, p. 93-115, 2019. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/made/article/view/65422. Acesso em: 23 mar. 2023.
MACHADO, Ricardo Ferreira; NASCIMENTO, Lia Midori Meyer; SILVA, Diego Palmeira da; ARTEAGA, Juanma Sánchez. O papel da história do racismo científico no ensino de ciências e na educação para as relações étnico-raciais. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA, 7., 2018, Belém. Anais... Belém: IEMCI, 2018. p. 2558-2567. Disponível em: https://www.sbenbio.org.br/anais/anais-vii-encontro-nacional-de-ensino-de-biologia-enebio. Acesso em: 20 mar. 2023.
MAZZOTTI, Alda J. A. Usos e abusos dos estudos de caso. Cadernos de Pesquisa, v. 36, n. 129, p. 637-651, 2006.
MELO, Maria da Conceição Costa; FRANÇA, Suzane Bezerra de. A temática étnico-racial na formação inicial de professores de ciências biológicas. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 6, n. 1, p. 4703-4710, 2020. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6482. Acesso em 10 mar. 2022.
MEYER, Lia Midori Nascimento. Exame crítico da racialização da Doença Falciforme na formação de professoras/es de Biologia: promoção da educação das relações étnico-raciais, da educação em saúde e uma visão equilibrada da ciência. 2020. 255f. Tese (Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências), Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2020.
MIRANDA, Alexandre Marcel de. Potencialidades e limites de uma s.d. sobre eugenia: educação para as relações étnico-raciais e controvérsias científicas. 2022. 135 f. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022.
MIRANDA, Claudia.; RIASCO, Fanny Milena Quiñones. Pedagogias decoloniais e interculturalidade: desafios para uma agenda educacional antirracista. Educação em Foco, v.21, n. 3, p. 545–572, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/19866. Acesso: 30 set. 2023.
MORAES, Roque. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela Análise Textual Discursiva. Ciência & Educação, v. 9, n. 2, p. 191-211, jan./out. 2003. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-73132003000200004. Acesso em: 24 nov. 2022.
MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise Textual Discursiva. Ijuí: Unijuí, 2011. Coleção Educação em Ciências.
MULLER, Tania Mara Pedroso. Livro didático, Educação e Relações Étnico-raciais: o estado da arte. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, v. 34, n. 69, p. 77-95, maio/jun. 2018.
MUNANGA, Kabengele (org). Superando o racismo na escola. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005. 204 p.
MUNANGA, Kabengele; Gomes, Nilma Lino. O negro no Brasil de hoje. São Paulo: Global, 2006. 224 p.
PAULA, Ana Luísa Oliveira de; SOUSA, Imelda Martins de; RIBEIRO, Alice Melo; SOUSA, Bruce Lorran Carvalho Martins de; SILVA, Joelma Rodrigues da. A temática indígena no ensino de ciências da natureza e a aplicação da Lei 11.645/08. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, v. 15, n. nesp2, p. 612–633, 2022. Disponível em: https://renbio.org.br/index.php/sbenbio/article/view/734. Acesso em: 04 jan. 2023.
PINHEIRO, Bárbara Carine Soares. Educação em Ciências na escola democrática e as relações étnico-raciais. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v.19, p. 329-344, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/13139. Acesso em: 24 fev. 2022.
PONCE, Branca Jurema; FERRARI, Alice Rosa de Sena. Educação para a superação do racismo no contexto de uma escola pública. Práxis Educativa. Ponta Grossa, v.17, p.1-20, 2022. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/19390. Acesso em: 15 nov. 2022.
SANTANA, Jair; BAIBICH-FARIA, Tânia Maria; PESSOA, Claudemir Figueiredo. A lei n.º 10.639/03 e a folclorização racista. Revista Eletrônica Pesquiseduca. v. 2, n. 3, jan./jun. 2010. Disponível em: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/78. Acesso em: 20 dez. 2022.
SCHWARCZ, Lilia Moritz. Previsões são sempre traiçoeiras: João Baptista de Lacerda e seu Brasil branco. História, Ciências, Saúde - Manguinhos. Rio de Janeiro, v.18, n.1, p.225-242, 2011.
SEPÚLVEDA, Claudia de Alencar Serra e. O racismo científico como plataforma para educação das relações étnico-raciais no ensino de ciências. In: CUSTÓDIO, J. F. et al. (org.). Programa de Pós- Graduação em educação científica e tecnológica (PPGECT): contribuições para pesquisa e ensino. São Paulo: Livraria da Física. 2018. p. 243-270.
SILVA, Ana Célia da. A representação social do negro no livro didático: o que mudou? por que mudou? Salvador: EDUFBA, 2011. 182 p.
SILVA, Douglas Verrangia Corrêa da. A educação das relações étnico-raciais no ensino de Ciências: diálogos possíveis entre Brasil e Estados Unidos. 2009. 335f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos. 2009.
SILVA, Joaklebio Alves da; RAMOS, Marcelo Alves. Conhecimentos tradicionais e o ensino de ciências na educação escolar quilombola: um estudo etnobiológico. Investigações em Ensino de Ciências, v. 24, n. 3, p. 121-146, 2019. Disponível em: https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/1351. Acesso em: 18 out. 2022.
SILVA, Marcos Vinicius Marques; PORTELA, Edinólia Lima. O currículo como narrativa étnico-racial: implicações afrocentradas para a formação de professores. Revista Espaço do Currículo, v. 15, n. 1, p. 1-13, 2022. em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/62557. Acesso em: 12 dez. 2022.
STAKE. Robert. Case studies. In: DENZIN, Norman.; LINCOLN, Yonna. (org.) Handbook of qualitative research. London: sage, 2000, p. 435-454.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Rio de Janeiro: Vozes, 2002.
VERRANGIA, Douglas. Educação científica e a diversidade étnico-racial: o ensino e a pesquisa em foco. Interacções, n. 31, p. 2-27, 2014. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/6368. Acesso em: 24 fev. 2022.
VERRANGIA, Douglas; SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves e. Cidadania, relações étnico-raciais e educação: desafios e potencialidades do ensino de Ciências. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 36, n.3, p. 705-718, 2010.