Endemic in focus approaches to teaching visceral leishmaniasis in elementary school
Main Article Content
Abstract
A study of different approaches to teaching Visceral Leishmaniasis (VL) in elementary school was carried out through an integrative review. LV is a neglected disease of great importance in Brazil. The articles used ludic as a strategy for teaching VL and achieved positive results, however the focus of the approaches and content selection were not always adequate and could compromise the objectives of health teaching. For a significant change in the current alarming scenario of VL, it is necessary to incorporate health education activities into a continuing education process, which involves various agents of society, including children, with care for updated scientific knowledge on the topic.
Downloads
Article Details
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
References
AGUIAR, J. F.; VIEIRA, C. N. M.; MAIA, M. V. C. M. Lúdico, ludicidade e atividade lúdica: diferenças e similaridades. CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2., 2018. Anais...Poços de Caldas, 2018.
ALBUQUERQUE, A. L. H. de; LANGONI, H. A prática do tratamento na leishmaniose visceral canina (LVC) em clínicas veterinárias, cuidados e protocolos. Veterinária e Zootecnia, v. 25, n. 1, p. 132-141, 2018.
ANDRADE, A. M. et al. Reposição de cães em área endêmica para leishmaniose visceral. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, v.40, n.5, p.594-595, 2007.
ASOLU, S. O.; OFOEZIE, I. E. The role of health education and sanitation in the control of helminth infections. Acta Tropica, v.86, n.2, p.283-94, 2003.
AZEVEDO, R. et al. Leishmaniose Visceral no Brasil: o que é preciso saber. Brazilian Journal of Global Health, v.1, n.3, p.24-31, 2020.
BAPTISTA, Geilsa Costa Santos. A importância da reflexão sobre a prática de ensino para a formação docente inicial em ciências biológicas. Rev. Ensaio, v.5, n.2, p.85-93, 2003.
BATISTA, L. S; KUMADA, K. M. O. Análise metodológica sobre as diferentes configurações da Pesquisa Bibliográfica. Revista Brasileira de Iniciação Científica, v.8, p.1-17, 2021.
BARBOSA, E. F., & MOURA, D. G. Metodologias ativas de aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica. Boletim Técnico do Senac, v.39, n,2, p.48-67, 2013.
BELO, V. S.; et. A systematic review and meta-analysis of the factors associated with Leishmania infantum infection in dogs in Brazil. Veterinary parasitology, v.195, n.2, p.1-13, 2013.
BORGES, B. K. A. et al. Avaliação do nível de conhecimento e de atitudes preventivas da população sobre a leishmaniose visceral em Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Cadernos de Saúde Pública, v.24, n.4, p.777-784, 2008.
BRAZ, P. H. et al. Educação em saúde para alunos do primeiro ano do ensino fundamental sobre a leishmaniose em seres humanos e animais. Pubsaúde, v.1, n.1, p.1-7, 2018.
BRASIL. Manual de vigilância e controle da leishmaniose visceral. Departamento de Vigilância Epidemiológica, p.1-120, 2014.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
CAMPOS, Aline Soares et al. O jogo como auxílio no processo ensino-aprendizagem: as contribuições de Piaget, Wallon e Vygotsky. Brazilian Journal Of Development, v.6, n.5, p.27127-27144, 2020.
CORDEIRO, G. N.; CORDEIRO, T. M. S. C. Métodos de avaliação no processo ensino aprendizagem numa escola do interior do nordeste. Revista Diálogos Interdisciplinares, v.6, n.1, p.68-84, 2017.
COSTA, A. J. et al. Teatro de fantoches como estratégia ao tema Leishmaniose Visceral no ensino fundamental. Experiências em Ensino de Ciências, v.13, n.3, p.131-140, 2018.
COSTA, J. M. L. Epidemiologia das Leishmanioses no Brasil. Gazeta Médica da Bahia, v.75, p.3, 2005.
COSTA, I. G. et al. Intervenções educativas sobre parasitologia no ensino fundamental: a necessidade de inserir novas metodologias. Revista Tecer, v. 10, n. 18, 2017.
CHAGURI, Jonathas de Paula. O uso de atividades lúdicas no processo de ensino/aprendizagem de espanhol como língua estrangeira para aprendizes brasileiros. UNICAMP: Publicações de alunos graduados e pós-graduados do Instituto de Estudos da Linguagem, 2006.
CHAVES, A. L. S. et al. Análise do conteúdo de parasitologia em livros didáticos o 7° ano do ensino fundamental. Experiências em Ensino de Ciências, v. 18, n. 3, p. 91-104, 2023.
CURI, N. H. A.; MIRANDA, I.; TALAMONI, S.A. Serologic evidence of Leishmania infection in free-ranging wild and domestic canids around a Brazilian National Park. Memorias do Instituto Oswaldo Cruz, v.101, n.1, p.99-101, 2006.
DAMIANI, M.F. et al. Discutindo pesquisas do tipo intervenção pedagógica. Journal of Physics A: Mathematical and Theoretical, v.44, n.8, p.57-67, 2011.
FERNANDES, M. K. M.; CARVALHO, D. P. S R. P. Leishmania Game: tecnologia educativa para prevenção/ensino de leishmaniose visceral. Semina: Ciências Biológicas e da Saúde, v.42, n.1, p.1-91, 2021.
FIGUEIREDO, F.B.; MADEIRA, M. F. Parasitos e a questão da infecção em animais domésticos e domiciliados. Editora FIOCRUZ, p.259-273, 2014.
GENARI, I. C. C. et al. Atividades de educação em saúde sobre leishmaniose visceral para escolares. Vet. e Zootec., v.19, n.1, p.99-107, 2012.
GONÇALVES, Stefanne Aparecida. Controle do reservatório canino para Leishmaniose Visceral, na Regional Noroeste de Belo Horizonte, Minas Gerais, 2006-2011. Dissertação (Mestrado) - Curso de Veterinária, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2013. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/SMOC-9DWPFJ. Acesso em: 29 jun. 2022.
LOPES NETO, Jéssica; SELLES, Sandra Escovedo; VALIENTE, Carine. Ensino de biologia e racismo: representações de corpos negros em coleções didáticas de ciências da natureza e suas tecnologias. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, p. 831-852, 2022.
LOVATO, F. L. et al. Metodologias Ativas de Aprendizagem: uma Breve Revisão. Acta Scientiae, v.20, n.2, 2018.
MAGALHÃES, D. F. et al. Dissemination of information on visceral leishmaniasis from schoolchildren to their families: A sustainable model for controlling the disease. Cadernos de Saúde Pública, v.25, n.7, p.1647-1646.
MENDES, K. D. S.; SILVEIRA, R. C. C. P.; GALVÃO, C. M. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto & Contexto – Enfermagem, v.17, n.4, p.758-764, 2008.
MIRÓ G. et al. Novel areas for prevention and control of canine leishmaniosis. Trends in Parasitology, v.34, 2017.
MOTTA, M.B.; TEIXEIRA, F.M. Conhecendo alguns modelos mentais infantis sobre Filariose Linfática. Ciência & Educação, v.13, n.3, p. 323-336, 2007.
PRADO, Vagner Matias do; FARIA, Cássio Rodrigues. Gênero," raça" e educação: em defesa de uma abordagem decolonial do currículo escolar e das práticas pedagógicas. Revista Polyphonía, v. 34, n. 1, p. 300-315, 2023.
SALVATIERRA, Lidianne. Utilizando os conhecimentos prévios sobre célula de estudantes de um curso de enfermagem como ponto de partida do planejamento de ensino. Ciência e Natura, v.43, p.1-28, 2021.
SANTOS, G. S.; OLIVEIRA, M. F. A. O jogo como recurso didático para o ensino de nutrição: na trilha dos nutrientes. Ensino, Saúde e Ambiente, v.11, n.3, p.1-27, 2018.
SANTOS, M. C. et al. Ensino de parasitologia com crianças do ensino fundamental: utilização de modelos didáticos com massinha. Revista Fasem Ciências, v.9, n.1, p.5-15, 2016.
SHIMOZAKO H.J., WU J. & MASSAD E. The preventive control of zoonotic visceral leishmaniasis: efficacy and economic evaluation. Comput. Math. Methods Med., p.1-21, 2017.
SILVA, Diogo Tiago da et al. Leishmania infantum in the reproductive organs of dogs. Ciência Rural, v. 51, p. e20200825, 2021.
UCHÔA, C. M. A. et al. Educação em saúde: ensinando sobre a leishmaniose tegumentar americana. Cadernos de saúde pública, v.20, n.4, p.935-941, 2004.
VAZ, T.P. M. O.; et al. Evaluation of the euthanasia of seropositive dogs for canine visceral leishmaniasis as the only method of controling the disease in the enzootic area in the Midwestern Minas Gerais. Pesquisa Veterinária Brasileira, v.40, n.2, p.107-112, 2020.
VILELA, M. L.; AFONSO, M. M.; COSTA, S. M.; COSTA, W.A.; RANGEL, E.F. Lutzomyia (Lutzomyia) longipalpis: fatores associados ao processo de expansão e urbanização da leishmaniose visceral americana. In: CONCEIÇÃO-SILVA, F.; ALVES, C. R. (comp.). Leishmanioses do continente americano [online]. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2014, p. 183-192. ISBN 978-85-7541-568-9. https://doi.org/10.7476/9788575415689.0011 .