EXPLORING THE EXPERIENCES OF BIOLOGY STUDENTS AND SUPERVISORS: CONTRIBUTIONS TO THE PIBID DEVELOPMENT contribuições ao desenvolvimento do PIBID
Main Article Content
Abstract
Teacher training encompasses a diversity of knowledge, including experiential knowledge. Teaching Initiation Program (PIBID) establishes a two-way learning path for undergraduates, through experiences at school. We sought to evaluate them from the perspective of Biological Sciences course graduates and supervisors in three P. schools (Parana State). With a qualitative-quantitative approach, we identify the acquisition of autonomy and the development of teaching methodologies and resources. Practical classes and educational games were the most frequent. Supervisors emphasized that their classes have become more dynamic and creative and they are interested in participating in activities linked to the university. These results reinforce the importance of the program not only for teacher training but for school-university exchanges.
Downloads
Article Details

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
References
A., J. V. do A. Portfólio produzido no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, 2024.
BACICH, Lilian; MORAN, José. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem téorico-prática. Porto Alegre: Penso Editora: 2018.
BEHRENS, Marilda Aparecida. O paradigma emergente e a prática pedagógica. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2009.
BRASIL. Orientações Curriculares para Ensino Médio: Ciências da natureza, Matemática e suas tecnologias. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006.
BRASIL. DECRETO N° 7.219, de 24 de junho de 2010. Dispõe sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 25 de junho de 2010.
DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. Campinas: Autores Associados, 1996.
DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio. Formação de professores, trabalho e saberes docentes| Training of teachers, work and teaching knowledge. Trabalho & Educação, v. 24, n. 3, p. 143-152, 2015.
FELLOWS, Ian. Package ‘wordcloud’. R package version, v. 2, p. 331, 2018.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Editora Paz e terra, 2014.
GATTI, Bernadete; ANDRÉ, Marli; GIMENES, Nelson; FERRAGUT, Laurizete. Um estudo avaliativo do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). São Paulo: FCC/SEP, 2014.
G., M. C. Questionário aplicado no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, 2024.
GONZAGA, Glaucia Ribeiro; MIRANDA, Jean Carlos; FERREIRA, Matheus Lopes; COSTA, Rosa Cristina; FREITAS, Caroline; FARIA, Ana Carla. Jogos didáticos para o ensino de Ciências. Revista Educação Pública, v. 17, n. 7, p. 1-12, 2017.
I., L. G. A.. Portfólio produzido no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, 2024.
KRASILCHIK, Myriam. Prática de Ensino de Biologia. 4 ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2019.
LÉVY, Pierre. As Tecnologias da Inteligência: O futuro do Pensamento na Era da Informática. Rio de Janeiro: 34, 2008.
LÉVY, Pierre. A inteligência coletiva: Por uma antropologia do ciberespaço. São Paulo: Loyola, 2010.
LIBÂNEO, José Carlos. Adeus professor, adeus professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. São Paulo: Cortez, 1998.
L., G. G. S. Portfólio produzido no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, 2024.
L., T. K. Questionário aplicado no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, 2024.
M., L. A. Portfólio produzido no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, 2024.
MENDES, Regina; MUNFORD, Danusa. Dialogando Saberes-Pesquisa e Prática de Ensino na Formação de Professores de Ciências e Biologia. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 7, p. 202-219, 2005.
M., N. M. Portfólio produzido no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, 2024.
MOLINA, Karina Soledad Maldonado. A diferença entre estágio e o programa institucional de bolsas de iniciação à docência. A tessitura formativa e reflexiva: o PIBID na Universidade de São Paulo (2018-2020), p. 8, 2021.
MORAES, Maria Cândida. O paradigma educacional emergente. 16 ed. Campinas: Papirus, 2012.
MORIN, Edgar. Ciência com consciência. 8. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Tradução: Catarina Eleonora F. Da Silva e Jeanne Sawaya. Revisão técnica: Edgard de Assis Carvalho. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2011.
OLIVEIRA, Michelle Borba. Questionário aplicado no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, 2024.
PANIAGO, Rosenilde Nogueira; SARMENTO, Teresa. A Formação na e para a Pesquisa no PIBID: possibilidades e fragilidades. Educação & Realidade, v. 42, p. 771-792, 2017.
PANIAGO, Rosenilde Nogueira; SARMENTO, Teresa; ROCHA, Simone Albuquerque da. O PIBID e a inserção à docência: experiências, possibilidades e dilemas. Educação em revista, v. 34, p. e190935, 2018.
PEREIRA, Júlio Emílio Diniz; ALLAIN, Luciana Resende. Considerações acerca do professor-pesquisador: a que pesquisa e a que professor se refere essa proposta de formação?. Olhar de professor, v. 9, n. 2, 2006.
R., D. M. Portfólio produzido no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, 2024.
R CORE TEAM. R: A language and environment for statistical computing. R Found. Stat. Comput. Vienna, Austria, 2017.
SEED, SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO PARANÁ. Referencial curricular do Estado do Paraná, 2024. Disponível em: https://www.referencialcurriculardoparana.pr.gov.br/. Acesso em: 25 de maio de 2024.
S., A. V. C. Portfólio produzido no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, 2024.
S., M. M. Portfólio produzido no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, 2024.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Editora Vozes Limitadas, 2012.
ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Penso Editora, 2015.