DIGITAL TOOLS USED BY THE PARNAÍBA DELTA HERBARIUM TO DISSEMINATE BOTANICAL SCIENCE

Main Article Content

Deyvid Alves Zeidan
https://orcid.org/0009-0005-2167-4404
Ruanna Thaimires Brandão de Souza
https://orcid.org/0000-0002-9416-8327
Alessandra Souza dos Santos
https://orcid.org/0000-0001-9194-6464
Davi Nascimento Costa
Ivanilza Moreira de Andrade
https://orcid.org/0000-0001-6059-8540

Abstract

Information and communication technologies (ICTs) play a vital role in scientific communication and teaching-learning. This case study explores how the Delta do Parnaíba Herbarium (HDELTA) used ICTs to promote botanical topics between 2022 and 2023. Tools such as Instagram, Spotify, Spotify for Podcasters, and Glide were used to disseminate educational cards, podcasts, and educational apps. Instagram featured posts, the “Deltaflora podcast” released six episodes, and the “HDELTA Herbarium Guide” app was developed. The analysis of insights revealed positive reception, highlighting the effectiveness of Instagram posts and podcasts. It is concluded that these tools facilitate scientific communication and engagement with the public.

Downloads

Download data is not yet available.

Article Details

How to Cite
Alves Zeidan, D., Brandão de Souza, R. T., Souza dos Santos, A., Nascimento Costa, D., & Moreira de Andrade, I. (2025). DIGITAL TOOLS USED BY THE PARNAÍBA DELTA HERBARIUM TO DISSEMINATE BOTANICAL SCIENCE. SBEnBio Biology Teaching Journal, 18(1), 151–168. https://doi.org/10.46667/renbio.v18i1.1661
Section
Artigos com Relatos de Pesquisa

References

AGUIAR, C; CARVALHO, A. A. A; MACIEL R. Podcasts na licenciatura em biologia aplicada: diversidade na tipologia e duração. Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd), p. 140-154. 2009. Disponível em: <https://hdl.handle.net/1822/9990>. Acesso em: 20 jun. 2024.

ALVES, L. C; LIMA, R. A. As coleções botânicas como material didático para o processo de ensino-aprendizagem no ensino médio. Revista Valore, v. 8, p. 8092, 2023. Disponível em: https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1373. Acessado em: 18 mar. 2024.

ARAGÃO, F. B. P. et al. Curtiu, comentou, comprou. A mídia social digital Instagram e o consumo. Revista Ciências Administrativas, v. 22, n. 1, p. 130-161, 2016. Disponível em: < Redalyc.Curtiu, comentou, comprou. A mídia social digital Instagram e o consumo>. Acessado em: 17 jun. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. 2017. Disponível em: <https://www.gov.br/mec/pt-br/escola-em-tempo-integral/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal.pdf.> Acessado: 15 jun. 2024.

BRASIL. Ministério Do Meio Ambiente. Comissão Nacional de Biodiversidade. 5º Relatório Nacional para a Convenção sobre Diversidade Biológica. Brasília, 2016.

CARVALHO, G. R. E; SILVA, T. B; ACRANI, S. A utilização de ferramentas das tecnologias da informação e comunicação e redes sociais como facilitadores da aprendizagem durante monitoria em fisiologia humana. Realize Editora. Campina Grande - PB, 2021. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/81285>. Acessado em: 11 jul. 2024.

CARVALHO, A. A. A. Os podcasts no ensino universitário: implicações dos tipos e da duração na aceitação dos alunos. In: CARVALHO, C. V; NISTAL, M. L; SILVEIRA, R. TIC´S para a Aprendizagem em engenharia. Editora Politema. 2011. Disponível em: . Acessado em: 20 nov. 2023.

COELHO et al. Os herbários e sua relação com o ensino da botânica: um estudo sobre as vivências discentes. Diversidade e Gestão, Três Rios, vol. 03. n. 01, p. 71-81, set, 2019.

DIAS, C. C; DIAS, R. G; SANTANA, A. J. Potencialidade das redes sociais e de recursos imagéticos para a divulgação científica em periódicos da área de Ciência da Informação. BIBLOS, 34(1), 109–126. 2020. Disponível em: <https://doi.org/10.14295/biblos.v34i1.11241>. Acessado em: 20 abril 2024.

OLIVEIRA, R. C. et al. Herbário UB para tod@s: um museu de plantas nas redes sociais. Anais do Seminário Regional de Extensão Universitária da Região Centro-Oeste (SEREX)(ISSN 2764-1570), n. 5, p. 176-177, 2021.

FERREIRA, M., & GONÇALVES, M. A humanização das marcas através de avatares: um estudo sobre a evolução do avatar “lu” do magazine luiza. Puçá: revista de comunicação e cultura na amazônia, v. 8, n. 2, p. 114–132. 2022. Disponível em: https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/puca/article/view/2856. Acessado em: 10 jul. 2024.

FREITAS, K. M., & GALVÃO, R. R. O. Utilização de mídias sociais no Ensino De Biologia Vegetal: buscando novas estratégias de ensino. SYNTHESIS, v. 9, n. 1, p. 1-7. 2019. Disponível em: < 194-libre.pdf (d1wqtxts1xzle7.cloudfront.net)>. Acessado em: 12 jun. 2024.

Freitas, T. P. R; Silveira, J. B. A; Costa, P. M. M; Miceli, B. S; Rocha, M. B. Museus de ciências em tempos de pandemia: uma análise no instagram do museu da vida. Revista Práxis, v. 12, p. 149-159. 2020. Disponível em: <https://doi.org/10.47385/praxis.v12.n1sup.3483>. Acessado em: 03 jul. 2024.

FIORI, Willians. A História do Podcast. Jornal Tribuna, 2022. Disponível em: < https://jornaltribuna.com.br/2022/10/a-historia-do-podcast/#:~:text=O%20podcast%20surgiu%20em%202004,e%20ouvido%20a%20qualquer%20momento.>. Acessado em: 18 ago. de 2023.

FONSECA, K. P. A integração das Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC na prática pedagógica para um ensino significativo. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, v. 6, p. 56–75, 2023.

FUNK, V. A., et al. (2018). "The importance of herbaria." Plant Science Bulletin, 64(2), 104-113. DOI: 10.3732/psb.1800006.

FIGUEIRA, Ana Cristina Peixoto et al. Podcasts de divulgação científica: levantamento exploratório dos formatos de programas brasileiros. 2022.

GONZAGA S. B. M. et al. Divulgação científica através do Instagram: informação segura e clara durante a pandemia da COVID-19. Revista Ciências & Ideias, v. 13, n. 3, p. 244-257, 2022. Disponível em: < http://orcid.org/0000-0002-6862-7008>. Acessado em: 20 jun. 2024.

JOLY, M. Introdução à análise da imagem. Éditions Nathan, Lisboa, ed. 70, 2007.

LEITE, B. S. Elaboração de podcasts para o Ensino de Química. XVI ENEQ/X EDUQUI. 2012. Disponível em: <https://periodicos.ufba.br/index.php/anaiseneq2012/article/view/7987>. Acessado em: 12, ago. de 2023.

MARQUES, F. Microfones abertos para a ciência. Revista Pesquisa Fapesp, São Paulo, n. 277, 2019. Comunicação. Disponível em: https://revistapesquisa.fapesp.br/microfones-abertos-para-a-ciencia/. Acesso em: 08 maio 2021.

MARTINS, B. I; ALBUQUERQUE, L. C. E; NEVES, M. Instagram Insights: Ferramenta de Análise de Resultados como Nova Estratégia de Marketing Digital. In: XX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, Juazeiro. Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. Bahia, p. 2, 2018. Disponível em. . Acessado em: 19, jun. 2024.

MENEGUSSE, R. B; SILVA, T. R. C; e GOMES, F. T. Divulgação Científica: o uso de redes sociais para divulgação de trabalhos acadêmicos. VII Seminário de Extensão e Pesquisa, v. 7, n. 2 (2021).

MIECOANSKI, B; REICHERT, J. T. Desenvolvimento de Aplicativos com App Inventor: Uma Proposta para o ensino de objetos do conhecimento da Matemática. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, V. 5, 2022. Disponível em: <https://doi.org/10.5335/rbecm.v5iespecial.12836>. Acessado em: 20 jun. 2024.

REBOUÇAS, N. C; RIBEIRO, R. T. M; LOIOLA, M. I. B. Do jardim à sala de aula: metodologias para o ensino de Botânica na escola. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 1–23, 2021. DOI: 10.26843/rencima.v12n1a24. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2757. Acesso em: 18 mar. 2024.

OLIVEIRA, T. M. R; AMARAL, C. L. C. O uso de aplicativos no ensino da matemática: o que pensam os alunos do ensino fundamental anos finais. Revista ENCITEC, v. 10, n. 2, p. 40-50. 2020. Disponível em:<http://dx.doi.org/10.31512/encitec.v8i2.2715>. Acesso em: 20 jun. 2021.

SANTOS-FILHO, Francisco Soares et al. Fisionomias das restingas do delta do Parnaíba, Nordeste, Brasil. Revista Brasileira de Geografia Física, v. 3, n. 3, p. 218-227, 2010.

SANTOS, M. I; PONTES, A. N; JUNIOR, A. S. M. Percepção de docentes de biologia sobre a presença da "cegueira botânica" em escolas públicas do Estado do Pará. Research Society and Development, v. 10, n. 13, p. 1-13, 2021. DOI: 10.33448/rsd-v10i13.21106. Disponível em: <https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/21106>. Acesso em: 09 fev. 2024.

SANTOS, L. O que é um arquivo WAV? Você realmente sabe sobre isso?. Wondershare, 2021. Disponível em: <https://recoverit.wondershare.com.br/audio-recovery/what-is-wav-file.html>. Acesso em: 17, ago. de 2023.

SULLIVAN, J. L. As Plataformas de Podcasting: Passado e Presente. Mídias Sociais + Sociedade, v. 5 n. 4. 2019. Disponível em: <https://doi.org/10.1177/2056305119880002>. Acessado em: 14 jun. 2024.

VIEIRA, A. F; LOPES, W. G. R; ARAÚJO, J. L. Indicadores ambientais aplicados ao turismo: um estudo na comunidade de Barra Grande, Cajueiro da Praia (PI). Revista Brasileira de Ecoturismo (RBEcotur), v. 12 n. 2. 2019.

VAN LONKHUIJZEN, D. M; SILVA, M. M. H; SOUZA, D. K. Visitas virtuais no Museu: possibilidades de diálogo com seu público. VI Fórum Permanente de Museus Universitários. 2021. Disponível em: < (PDF) Visitas virtuais no Museu: possibilidades de diálogo com seu público / Virtual visits to the Museum: possibilities for dialogue with your audience (researchgate.net)>. Acessado em: 10 jul. 2024.

PEREIRA, A. S; SHITSUKA, D. M; PARREIRA, F. J; SHITSUKA, R. Metodologia da pesquisa científica. Repositório UFSM. 2018, ed. 1, disponível em: . Acessado em: 20 jun. 2024.

ZANON, D. A. V; GUERREIRO, M. A. S; OLIVEIRA, R. C. Jogo didático Ludo Químico para o ensino de nomenclatura dos compostos orgânicos: projeto, produção, aplicação e avaliação. Ciências & Cognição, v. 13, n. 1, 11. 2008. Disponível em: < Jogo didático Ludo Químico para o ensino de nomenclatura dos compostos orgânicos: projeto, produção, aplicação e avaliação (bvsalud.org)>. Acessado em: 20 abril 2024.

Similar Articles

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.