Drawing and writing in biology teaching an experience through university extension
Main Article Content
Abstract
The teaching of biology is problematized in this text through university extension. A field class was conducted with high school students from Dom Alano Marie du Noday High School, from Palmas, Tocantins, in Brazil. It aims to understand how the students who participated in the extension activity express themselves after the field class in UFT health laboratories. It is a case report, with analysis of students’ drawings and writings. It is based on phenomenology. It concludes that drawings and other multiple expressive languages can help to dynamize and complement the teaching of biology, especially for students who do not have laboratories in their respective schools, through university extension.
Downloads
Article Details
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
References
ANDERSON, Leon. Analytic autoethnography. Journal of Contemporary Ethnography, v.35, n.4, p.373-395, 2006. Disponível em: http://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/0891241605280449?journalCode=jcec. Acesso em: 6 jun. 2018.
ARROYO, Miguel. Os coletivos empobrecidos repolitizam os currículos. In: POR QUE POBREZA? EDUCAÇÃO E DESIGUALDADE. Rio de Janeiro: IPEA, 2014. p. 89-115.
AZZI, Roberta; BASQUEIRA, Ana Paula. Aprendizagem observacional na visão da teoria social cognitiva. In: BORUCHOVITCH, E.; AZZI, R.; SOLIGO, A. (Org.). Temas em psicologia educacional: contribuições para a formação de professores. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2017. p. 13-36.
BAPTISTA, Geilsa. Os desenhos como instrumento para investigação dos conhecimentos prévios no ensino de ciências… In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 7., Florianópolis, 2009. Anais… Florianópolis, 2009. Disponível em: http://posgrad.fae.ufmg.br/posgrad/viienpec/pdfs/395.pdf . Acesso em: 25 maio 2018.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa, Portugal: Edições 70, 2009. BENETTI, Alfonso. A autoetnografia como método de investigação artística sobre a expressividade na performance pianística. Opus, v. 23, n. 1, p. 147-165, abr. 2017. Disponível em: https://www.anppom.com.br/revista/index.php/opus/article/view/424 . Acesso em: 6 jun. 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wpcontent/uploads/2018/04/BNCC_EnsinoMedio_embaixa_site.pdf Acesso em:16 maio 2018.
BRASIL. Lei 9.394 de 20 de dezembro de 1996: estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/l9394.htm . Acesso em:6 jun. 2018.
CORDEIRO, Carina; SILVA, Wagner; CARDOSO, Marisa. O uso do desenho, em Biologia, como ferramenta no processo ensino-aprendizado. ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 17.; SEMINÁRIO DE EXTENSÃO, 7., Taubaté, 2012. Anais… Taubaté: Unitau, 2012. Disponível em: http://www.unitau.br/enic/trabalhos/DPB1144.pdf . Acesso em: 25 maio 2018.
COSTA, Marco et al. O desenho como estratégia pedagógica no ensino de ciências… Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 5, n. 1, 2006. Disponível em: https://reec.uvigo.es/volumenes/volumen5/ART10_Vol5_N1.pdf . Acesso em: 25 maio 2018.
EVARISTO, Débora et al. Anatomia humana para todos: contribuindo para a compreensão do corpo humano. In: JORNADA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO - JEPEX, 13., Recife, 2013. Anais... Recife: UFRPE, 2013. Disponível em: http://www.eventosufrpe.com.br/2013/cd/resumos/R0720-1.pdf . Acesso em: 25 maio 2018.
FOUCAULT, Michel. Em defesa da sociedade: curso no Collège de France. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
FREIRE, Paulo Educação Como Prática da Liberdade. São Paulo: Paz e Terra, 1967.
FREUD, Sigmund. Três ensaios sobre a teoria da sexualidade. Rio de Janeiro: Imago, 1973.
GODINHO, Isabel. Pobreza e desigualdade social no Brasil: um desafio para as políticas sociais. CIRCUITO DE DEBATES ACADÊMICOS. Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas, 2011. Disponível em: http://www.ipea.gov.br/code2011/chamada2011/pdf/area2/area2-artigo31.pdf . Acesso em: 6 jun. 2018.
HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática de liberdade. São Paulo: Martins Fontes, 2013.
KRASILCHIK, Myriam. Prática de ensino de biologia. São Paulo: USP, 2008.
KRASILCHIK, Myriam; SILVA, Paulo. Bioética e ensino de ciências: o tratamento de temas controversos, dificuldades apresentadas por futuros professores de ciências e de biologia. Ciências e Educação, Bauru, v. 19, n. 2, p. 379-392, 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132013000200010 . Acesso em: 29 jan. 2018.
LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, n. 19, jan./abr., 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n19/n19a02.pdf . Acesso em 18 ago. 2019.
LUZ, Adriana; SCHIMIEGUELL, Hélio. Inserção do desenho como recurso didático auxiliar no desenvolvimento da disciplina de Biologia. GRAPHICA 2005. Anais… Disponível em: http://www.lematec.net.br/CDS/GRAPHICA05/artigos/luzschimieguell.pdf . Acesso em: 25 maio 2018.
MAIA; Marcos; OLIVEIRA, Etiene. Memórias autoetnográficas do estágio supervisionado em biologia: professor reflexivo ou reflexão do professor? In: ENCONTRO INTERNACIONAL SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE PARA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR - INTERFOR, II; ENCONTRO INTER-REGIONAL NORTE-NORDESTE, CENTRO-OESTE SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE PARA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR, ENFORSUP, 7., 2017, Palmas. Anais… Palmas: UFT, p. 274-286. Disponível em: http://ww2.uft.edu.br/ii-interfor . Acesso em: 6 jun. 2018.
MAIA, Marcos; ROCHA, Damião. A fenomenologia na pesquisa em educação: um olhar sobre a etnometodologia e etnopesquisa crítica. Atos de Pesquisa em Educação, v. 11, n. 3, p. 718-736, set./dez. 2016 . Disponível em: http://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/5543 . Acesso em: 26 dez. 2017.
MAIA, Marcos; ROCHA, Damião; SANTANA, Jocyleia. Narrativas e memórias de jovens sobre suas construções subjetivas de gênero e sexualidade no processo educativo tocantinense. In: FERRARI, Anderson; CASTRO, Roney (Org.). ABEH e a construção de um campo de pesquisa e conhecimento: desafios e potencialidade de nos reinventarmos. Campina Grande: Realize, 2017. p. 706-715. Disponível em: http://editorarealize.com.br/revistas/ebook_abeh/trabalhos/ebook_abeh.pdf . Acesso em: 26 dez. 2017.
MENDES, L.; NUNES, D.; PIRES, E. Avaliação do conhecimento paleontológico como intervenção em escolas de ensino médio: um estudo de caso no estado do Tocantins. Holos, v. 31, n. 8, 2015. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1991 Acesso em: 25 maio 2018.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2000.
MORIN, Edgar. O homem e a morte. Rio de Janeiro: Imago, 1997. MOTA, T.; CLEOPHAS, M. Proposta para o ensino de química utilizando a planta… Revista Virtual de Química, v. 6, n. 5, 2014. Disponível em: http://rvq.sbq.org.br/imagebank/pdf/v6n5a15.pdf. Acesso em: 25 maio 2018.
NAVES, Emilse. Fazer-saber: reflexões sobre a função acadêmica da extensão universitária. Em Extensão, v. 14, n. 1, p. 9-29, jan./jun. 2015. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/28113 Acesso em: 20 dez. 2017.
PATROCÍNIO, Wanda. O desenho e suas relações com a linguagem escrita em alunos portadores de deficiência mental. Rev. online Bibl. Prof. Joel Martins, Campinas, SP, v.2, n.2, p.149-160, fev. 2001. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1077/1092 . Acesso em: 25 maio 2018.
PAULA, João. A extensão universitária: história, conceito e propostas. Interfaces, Revista de Extensão, v. 1, n. 1, p. 05-23, jul./nov. 2013. Disponível em: https://www.ufmg.br/proex/revistainterfaces/index.php/IREXT/article/view/5/pdf Acesso em: 20 dez. 2017.
PILLAR, Analice Dutra. Desenho e construção de conhecimento na criança. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
SANTOS, Boaventura. Pela mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade. 7.ed. S.l.: Edições Afrontamento, 1994.
SANTOS, João; ROCHA, Bianca; PASSAGLIO, Kátia. Extensão universitária e formação no ensino superior. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v.7, n. 1, p. 23-28, jan./jun., 2016. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/3087 Acesso em: 20 dez. 2017.
SEVALHO, Elison. “DNA no túnel do tempo”: um relato de atividade extensionista para o ensino de biologia. Em Extensão, v. 16, n. 1, 2017. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/37456 . Acesso em 25 maio 2018.
SILVA, Marcos; SILVA, Márcia. Argumentação no ensino de biologia: uma experiência no ensino médio. ACTIO: Docência em Ciências, v. 1, n. 1, p. 70-86, jul./dez. 2016. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/4745 . Acesso em: 18 dez. 2017.
TOMIO, Daniela. Relações entre ensinar ciências e a escrita: reflexões sobre as “origens” de seu pesquisar no Brasil. Inter-Ação, Goiânia, v. 41, n. 3, p. 629-650, set./dez. 2016. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/interacao/article/view/41888 . Acesso em: 6 jun. 2018.