Image challenge use of photography in the botanics teaching-learning process
Main Article Content
Abstract
Botany is often seen as dry and boring school material. Thinking about this panorama, the objective was the development and analysis of a didactic sequence that would promote the study of botany through the use of photographic language. The study was carried out through action research at a college in a municipality in the state of Espirito Santo with two third-grade classes in regular high school covering 61 students. The information collected was treated through content analysis in a qualitative approach. Considering the theoretical assumptions and through the execution of the didactic sequence, it was possible to demonstrate that the potential of using photography for teaching botany is great and can be used in several other areas.
Downloads
Article Details
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
References
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 1977.
BAUER, Martin. W.; GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. 11. ed. Petrópolis: Vozes, 2013.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: ciências naturais. Brasília: MEC/SEF.1998.
CACHAPUZ, Antonio et al. A necessária renovação do ensino das Ciências. São Paulo: Cortez, 2005.
CARVALHO, Ana Maria Pessoa de. Ensino de Ciências por Investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo, Cengage Learning, 2013.
CORRÊA, Bruno Jan Schramm et al. Aprendendo Botânica no Ensino Médio por meio de atividades práticas. Revista da SBEnBio, n.9, p. 4314-4324, 2016.
CHASSOT, Attico. A ciência através dos tempos. São Paulo: Moderna, 2000.
GÜLLICH, Roque Ismael da Costa. A botânica e seu ensino: história, concepções e currículo. 147f. Dissertação (Mestrado em Educação nas Ciências). Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul, 2003.
LEMOS, Jesus Rodrigues. Botânica na Escola: enfoque no processo de ensino e aprendizagem. Curitiba, CRV, 2016.
LOPES, Ana Elisabete. Ato fotográfico e processos de inclusão: análise dos resultados de uma pesquisa-intervenção. In: LENZI, Lúcia Helena.; DA ROS, Sílvia Zanatta.; SOUZA, Ana Maria Alves de.; GONÇALVES, Marise Matos. (Org.). Imagem: intervenção e pesquisa. Florianópolis: NUP, CED, UFSC, 2006, 299p.
MORAN, José Manuel.; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 21. ed. rev. e atual. Campinas, São Paulo, Papirus, 2013.
NASCIMENTO, Beatriz Miguez et al. Propostas pedagógicas para o ensino de Botânica nas aulas de ciências: diminuindo entraves. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias Vol. 16, Nº 2, 298-315, 2017. Disponível em: http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen16/REEC_16_2_7_ex1120.pdf. Acesso em: 01 de out. 2018.
RAMOS, Fernanda Zandonadi.; SILVA, Lenice Heloíza de Arruda. Contextualizando o Processo de Ensino-aprendizagem de Botânica. 1. ed. Curitiba: Prismas, 2013.
SALATINO, Antonio.; BUCKERIDGE, Marcos. “Mas de que te serve saber botânica?”. 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ea/v30n87/0103-4014-ea-30-87-00177.pdf. Acesso em: 22 de jan. 2018.
SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2007.
SILVA, Patrícia Gomes Pinheiro da.; CAVASSAN, Osmar. O ambiente natural como um contexto experiencial no ensino de Botânica. 146 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2008. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/102000. Acesso em: 20 de jan. 2018.
SILVA, Patrícia. Gomes Pinheiro da. O ensino da botânica no nível fundamental: um enfoque nos procedimentos metodológicos. 2008. 146 f. Tese (Doutorado em Educação para Ciências) – Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2008.
TOWATA, Naomi et al. Análise da percepção dos licenciandos sobre o "ensino de botânica da educação básica". Revista da SBenBio, v.3, p.1603-12, 2010. Disponível em http://www.sbenbio.org.br/cds/3enebio/B050.pdf. Acesso em: 22 de jan. 2018.
TRIGUEIRO, Rodrigo de Menezes. Metodologia científica. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2014.
WANDERSEE, James H.; SCHUSSLER, E. Elisabeth. Toward a theory of plant blindness. Plant Science Bulletin, v.47, p.2-9, 2002.
WIETH, Stefany Hepp. As potencialidades pedagógicas da fotografia como interface entre as mídias, tecnologia, o ensino e a aprendizagem da biologia. X AMPED SUL, Florianópolis, outubro, 2014. Disponível em: http://xanpedsul.faed.udesc.br/arq_pdf/1466-0.pdf. Acesso em: 20 de jan. 2018.