OS POVOS INDÍGENAS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DO PNLD 2020 ENTRE A PERMANÊNCIA DE ESTEREÓTIPOS E A PROMOÇÃO DE RECONHECIMENTOS SOBRE A QUESTÃO AMBIENTAL
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Resumen
O objetivo deste trabalho é analisar a presença de conteúdos relacionados à temática indígena em coleções de livros didáticos de Ciências do Programa Nacional do Livro Didático de 2020. O trabalho se fundamenta em uma perspectiva crítica da abordagem didática sobre os povos indígenas e Educação Ambiental. Trata-se de uma pesquisa orientada pelo paradigma qualitativo e apoiada na análise de documentos. Centrou-se na análise de imagens, textos e conteúdos complementares sobre esses povos e sua relação com a temática ambiental em três coleções aprovadas. O material analisado foi composto pelas coleções de livros didáticos Araribá Mais Ciências, Ciências Naturais: Aprendendo com o Cotidiano e Teláris Ciências. Entre as três coleções estudadas, a que foi menos escolhida pelas escolas é a com mais indicadores de visões críticas sobre os indígenas, enquanto a mais escolhida é a que possui mais estereótipos. Isso implica analisar com mais cuidado a escolha desses livros didáticos para as escolas, bem como resulta em novos questionamentos a respeito das demais coleções, não analisadas nesta pesquisa.
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