O BURITI COMO ELEMENTO DE RESISTÊNCIA UMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA PARA RESSIGNIFICAR A BOTÂNICA EM TEMPOS DIFÍCEIS

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Oselania da Silva Melo dos Santos
José Rafael dos Santos Freitas
Layse Kristine Corrêa Lopes
Ely Simone Cajueiro Gurjel
Ana Cristina Andrade de Aguiar Dias

Resumen

Este relato de experiência apresenta a aplicação de uma Sequência Didática Investigativa (SDI) fundamentada nos saberes tradicionais de um grupo de estudantes da Amazônia Maranhense. A proposta buscou transpor as dificuldades e a rejeição frequente dos alunos diante do estudo dos vegetais, promovendo uma aprendizagem crítica e contextualizada. O objetivo foi possibilitar aos alunos do ensino médio de uma escola pública a compreensão do ciclo de vida das angiospermas a partir do buriti – espécie regional inserida no contexto sociocultural dos envolvidos. A metodologia articulou narrativas, observações em campo e pesquisas orientadas, favorecendo o protagonismo discente e a integração entre saberes. A análise revelou maior assimilação de conceitos-chave, evidenciando, assim, o potencial da SDI em aproximar a Botânica do cotidiano e das múltiplas relações possíveis a partir dessa interação. Conclui-se que o enfoque no buriti contribuiu para fomentar uma visão responsável sobre a natureza, essencial frente aos desafios do Antropoceno.

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Cómo citar
da Silva Melo dos Santos, O., dos Santos Freitas, J. R., Corrêa Lopes, L. K., Cajueiro Gurjel, E. S., & Andrade de Aguiar Dias, A. C. (2025). O BURITI COMO ELEMENTO DE RESISTÊNCIA: UMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA PARA RESSIGNIFICAR A BOTÂNICA EM TEMPOS DIFÍCEIS. Revista De Enseñanza De Biología SBEnBio, 18(nesp.1), 478–497. https://doi.org/10.46667/renbio.v18inesp.1.2047
Sección
Dossiê Temático: Ensino de Biologia diante do Antropoceno: fabulando respostas, experimentando caminhos

Citas

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