Construcción de una secuencia didáctica en línea sobre la reproducción y dispersión de Pinheiro-do-Paraná Araucaria Angustifolia (Bertol.) Kuntze
Contenido principal del artículo
Resumen
Muchas veces, la enseñanza relacionada en el campo de la Botánica se trabaja de manera que no disminuya con los estudiantes, lo que puede perjudicar su aprendizaje. Esto se debe a que los estudiantes y profesores creen que los términos de la botánica son complejos, relacionándolos solo con fines de paisaje. Por tanto, el trabajo tiene como objetivo desarrollar y validar una Secuencia Didáctica On-line, basada en la estrategia Hands-On-Tec, para asistir a docentes y alumnos en el proceso de enseñanza y aprendizaje sobre la reproducción y dispersión de Pinheiro-do-Paraná. En términos metodológicos, el estudio cualitativo se basó en Design-Based Research (DBR). Del análisis de los datos se puede apreciar que los contenidos y materiales ayudan a los docentes a contextualizar la temática, lo cual puede ser aplicado en la educación básica y superior.
Descargas
Detalles del artículo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Citas
ALTRÃO, F; NEZ, E. Metodologia de ensino: um re-pensar do processo de ensino e aprendizagem. Revista Panorâmica Online, Barra do Garças, v.20, p. 83-113, jan./jul., 2016. Disponível em: http://oca.ufmt.br/revista/index.php/revistapanoramica/article/viewFile/647/273 Acesso em: 15 dez, 2020.
ARRAIS, M. G. M.; SOUSA, G. M.; MASRUA, M. L. A. O ensino de Botânica: investigando dificuldades na prática docente. Sbenbio, Maringá, v. 7, n. 1, p. 5409-5418, 2014. Disponível em: https://docplayer.com.br/56525363-O-ensino-de-botanica-investigando-dificuldades-na-pratica-docente.html . Acesso em: 13 fev. 2021.
CABRAL, T. C. B. Ensino e aprendizagem de Matemática na engenharia e o uso de tecnologia. CINTED-UFRGS, Rio Grande do Sul, v. 3, n. 2, p. (sem marcação de páginas), nov. 2005. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/MATEMATICA/Artigo_Cabral.pdf . Acesso em: 21 nov. 2022.
COTTA, R. M. M. et al. Construção de portfólios coletivos em currículos tradicionais: uma proposta inovadora de ensino-aprendizagem. Ciência e Saúde Coletiva, v. 17, n. 3, p. 787-796, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/csc/v17n3/v17n3a26.pdf . Acesso em: 20 dez. 2020.
CARVALHO, H. A. P. et al. Atividades didática usando a Hands-On-Tec no ensino de Ciências. Revista em Foco, Iturama - MG, v.12, n. 7 p. 192-204, jan/jun., 2017. Disponível em: http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/265 Acesso em: 17 dez. 2020.
DURÉ, R. C.; ANDRADE, M. J. D.; ABÍLIO, F. J. P. Ensino de Biologia e contextualização do conteúdo: quais temas o aluno de ensino médio relaciona com o seu cotidiano? Experiências em Ensino de Ciências, João Pessoa, v. 13, n. 1, p. 259-272, 2018. Disponível em: https://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID471/v13_n1_a2018.pdf. Acesso em: 15 jan. 2021.
FISCARELLI, R. B. O. Material didático e prática docente. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 2, n. 1, p. 31–39, 2007. DOI: 10.21723/riaee. v2i1.454. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/454 . Acesso em: 04 mar. 2021.
KARLING, D. A. Desenvolvimento de sistema de apoio acadêmico: uma aplicação da lógica Fuzzy na recomendação de disciplinas. 76f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Curso de Computação – Licenciatura). Universidade Federal do Paraná: Palotina- PR, 2018. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/61124/Desenvolvimento%20de%20Sistema%20De%20Apoio%20Academico.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 21 nov. 2022.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 17.ed. São Paulo: Cortez, 1999.
LOPES, R. P. Metodologias Ativas. In: SEMANA DE LICENCIATURA MINICURSO (Resumo Expandido), 12., out. 2015, Jataí, GO. Anais... Jataí: IFG, 2015. Disponível em: http://revistas.ifg.edu.br/semlic/article/viewFile/526/321 . Acesso em: 22 fev. 2021.
MACEDO, M. et al. Concepções de professores de Biologia do ensino médio sobre o ensino aprendizagem de Botânica. In: ENCONTRO IBERO-AMERICANO SOBRE INVESTIGAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS, 2012, Porto Alegre. Anais [...]. Porto Alegre: UFRGS. 2012. p. 389-401.
MARINHO, J. C. B., et al. A Botânica na escola: apresentando possibilidades de trabalho com alunos cegos e visuais e aproximando a universidade da escola de educação básica. Revista Extensão em Foco, v. 12, p. 17-31, 2016. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/319241567_A_BOTANICA_NA_ESCOLA_APRESENTANDO_POSSIBILIDADES_DE_TRABALHO_COM_ALUNOS_CEGOS_E_VISUAIS_E_APROXIMANDO_A_UNIVERSIDADE_DA_ESCOLA_DE_EDUCACAO_BASICA . Acesso em: 15 dez. 2020.
MASINI, E.F.S; MOREIRA, M. A. Aprendizagem significativa: a teoria da David Ausubel. São Paulo: Editora Moraes, 1982.
MELANI, A. C. A. B. A. Sequência didática da utilização de Blog para a disciplina de Biologia. Produto Educacional. 22f. Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa – PROPEP. Dissertação (Mestrado Profissional no Ensino das Ciências na Educação Básica). Universidade do Grande Rio. Rio de Janeiro, RJ, 2017. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/431363/2/SEQUENCIA%20DIDATICA.pdf. Acesso em: 15 dez. 2020.
MISKULIN, R. G. S. Concepções teórico-metodológicas sobre a introdução e a utilização de computadores no processo de ensino/aprendizagem da geometria. 1999. 273 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Faculdade de Educação, Universidade de Campinas, Campinas, 1999. Disponível em: http://ojs.sector3.com.br/index.php/rbie/article/view/2285/2047 . Acesso em: 21 nov. 2022.
MORAN, J. E. Leituras dos meios de comunicação. São Paulo: Pancast, 1993.
MOREIRA, Jonathan Rosa; RIBEIRO, Jefferson Bruno Pereira. Prática pedagógica baseada em metodologia ativa: aprendizagem sob a perspectiva do letramento informacional para o ensino na educação profissional. Revista Outras Palavras, v.12, n. 2, p 93-114, 2016. Disponível em: http://revista.faculdadeprojecao.edu.br/index.php/Projecao5/article/view/722 Acesso em: 17 dez. 2020.
OLIVEIRA, F. F.; VIANNA, D. M.; GERBASSI, R.S. Física moderna no ensino médio: o que dizem os professores. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 29, n. 3, p. 447-454, 2007.
PAVANELO, E.; LIMA, R. Sala de Aula Invertida: uma análise de uma experiência na disciplina de Cálculo I. Bolema, Rio Claro, v. 31, n. 58, pág. 739-759, agosto de 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-636X2017000200739&lng=en&nrm=iso Acesso em: 19 de março de 2021.
PEREIRA, F. C.; SCHUHMACHER, E. Hands-On-Tec e a aprendizagem significativa de conceitos de física moderna e contemporânea. Aprendizagem Significativa em Revista, v. 3, n. 2, p. 22-34, 2013. Disponível em: http://www.if.ufrgs.br/asr/artigos/Artigo_ID46/v3_n2_a2013.pdf. Acesso em: 13, fev. 2021.
PIMENTA, S. G. Saberes Pedagógicos e atividade docente. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2000.
ROSA, V.; ROSA S.; SOUZA, C.B.; CARDOSO, G.L.; BORBA, O. Hands-on-Tec: estratégia pedagógica e tecnologias móveis. In: CHALLENGES 2013: aprender a qualquer hora e em qualquer lugar, learning anytime anywhere. Braga. 2013. Anais [...]. Braga: Centro de Competência TIC do Instituto de Educação da Universidade do Minho, 2013. p. 581- 592.
SANTOS, L. L. C. P. Formação de professores na cultura do desempenho. Educ. Soc., Campinas, v. 25, n. 89, p.1145-1157, dezembro de 2004. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302004000400004&lng=en&nrm=iso . Acesso em: 18 de março de 2021. https://doi.org/10.1590/S0101-73302004000400004.
ROSA, S; COUTINHO C. P; LISBOA E. S; ROSA, V. Hands-on-Tec: uma proposta de sequência didática online para a articulação entre o conteúdo, a pedagogia e a tecnologia (TPACK) na formação de professores. In: COLÓQUIO: DESAFIOS CURRICULARES E PEDAGÓGICOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2., 2017. Atas... Braga: Universidade do Minho, Instituto de Educação. Centro de Investigação em Estudos da Criança, 2017. v. 2. p. 160-168.
SOUZA, S. C.; DOURADO, L. Aprendizagem baseada em problemas (ABP): um método de aprendizagem inovador para o ensino educativo. Revista Hollos, v. 5, ano 31, p. 182-191, 2015. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/viewFile/2880/1143 . Acesso em: 20, fev. 2021.
TOWATA, N.; URSI, S.; SANTOS, D. Y. A. C. Análise da percepção de licenciandos sobre o “Ensino de Botânica na educação básica”. Revista da SBEnBio - n. 3, p. 1603-1613, 2010. Disponível em: http://botanicaonline.com.br/geral/arquivos/Towataetal2010-%20Bot%C3%A2nica.pdf . Acesso em 12, jan. 2021.
VINHOLI JÚNIOR, A. J.; PRINCIVAL, G. C. Modelos didáticos e mapas conceituais: biologia celular e as interfaces com a informática em cursos técnicos do ifms. Holos v. 2, p. 110-122, maio 2014. ISSN 1807-1600. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1954/808 . Acesso em: 17 jan. 2022.
WANG, F.; HANNAFIN, M. J. Design-based research and technology-enhanced learning environments. Educational technology research and development, Springer, v. 53, n. 4, p. 5–23, 2005. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/BF02504682 Acesso em: 28 fev. 2021.