Abordagem das relações étnico-raciais em metodologia de ensino de Ciências e Biologia uma atividade para formação inicial docente

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Rogério Soares Cordeiro
Lázaro Araújo Santos

Resumo

O texto apresenta reflexões de estudantes de licenciatura em Biologia acerca das Relações Étnico-Raciais (RER) e o Ensino de Biologia. O objetivo foi discutir o status da temática no Documento Curricular Referencial da Bahia (DCRB). À priori, foram disponibilizados textos para fundamentação teórica, e à posteriori, respondidas questões abertas, características da pesquisa qualitativa. Os resultados evidenciam baixa produção acadêmica em Ciências da Natureza. Foi possível conceituar, relacionar e criticar as RER no DCRB. Emergiram possibilidades para aproximar conhecimentos de Biologia e questões sociais, bem como denúncias com o intuito de validar o que preveem as normativas. Fica a expectativa de que futuros docentes estejam repertorizados e sensibilizados à promoção das Relações Étnico-Raciais e promovam uma Biologia com identidade antirracista.

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Como Citar
Cordeiro, R. S., & Santos, L. A. . (2022). Abordagem das relações étnico-raciais em metodologia de ensino de Ciências e Biologia: uma atividade para formação inicial docente. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 15(nesp.2), 733–750. https://doi.org/10.46667/renbio.v15inesp2.729
Seção
Dossiê Temático - Relações Étnico-raciais e o Ensino de Biologia
Biografia do Autor

Rogério Soares Cordeiro, Instituto Federal Baiano - IFBaiano

Doutor em Biotecnologia - Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Mogi das Cruzes, SP - Brasil. Professor  do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico -  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IFBaiano). Santa Inês, BA - Brasil

Lázaro Araújo Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestrando  em Educação Científica - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Candeias, BA - Brasil. Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - FAPESB. Membro do EnsiPeBio: Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências e Biodiversidade

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