Sala de Aula Invertida no Ensino de Biologia: avanços e perspectivas

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Jamile Fernandes Lima
Fernanda Pires Rodrigues de Almeida Ribeiro
Marcelo dos Santos Silva

Resumo

A Sala de Aula Invertida (SAI) favorece maior interação entre os membros da ação pedagógica, promovendo maior engajamento dos estudantes aos conteúdos de Biologia. Esse artigo faz uma análise crítica de um recorte do conhecimento produzido sobre experiências usando a SAI no ensino de Biologia. Para isso, utilizou-se a base de dados Google Acadêmico a partir da combinação de diferentes descritores e filtros. Algumas dessas experiências, ou parte delas, foram exitosas, mas também evidenciaram dificuldades a serem superadas e caminhos a serem seguidos. A falta de recursos materiais, de pessoal e a vulnerabilidade social dos estudantes, são alguns desses obstáculos. A formação de professores e estudantes sobre essa metodologia é um pré-requisito para uma melhor implementação da SAI.  

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Como Citar
Lima, J. F., Ribeiro, F. P. R. de A., & Silva, M. dos S. . (2022). Sala de Aula Invertida no Ensino de Biologia: avanços e perspectivas. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 15(2), 1084–1102. https://doi.org/10.46667/renbio.v15i2.808
Seção
Artigos com Relatos de Pesquisa
Biografia do Autor

Jamile Fernandes Lima, Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde e Tecnologia da Informação Carlos Corrêa de Menezes Sant’Anna

Doutora em Ciências (Botânica) - Universidade Estadua de Feira de Santana (UEFS) - Feira de Santana, BA - Brasil. Professora efetiva - Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde e Tecnologia da Informação Carlos Corrêa de Menezes Santana (Secretaria de Educação do Estado da Bahia)

Fernanda Pires Rodrigues de Almeida Ribeiro, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Doutorado em Biotecnologia - Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Feira de Santana, BA - Brasil. Professor Adjunto II  - Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Petrolina, PE - Brasil

Marcelo dos Santos Silva, Universidade Federal de Pelotas

Doutor em Ciências (Botânica) - Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Feira de Santana, BA - Brasil. Professor do Magistério Superior - Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Pelotas, RS - Brasil.

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