O terceiro domínio da vida análise do ensino de Archaea em escolas de ensino médio do Distrito Federal, Brasil
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Historicamente, as semelhanças entre Archaea e Bacteria levaram ao agrupamento desses dois domínios de procariotos na mesma categoria taxonômica (Reino Monera). O objetivo deste estudo foi analisar o ensino sobre Archaea no nível médio em três escolas públicas do Distrito Federal, a partir da perspectiva de professores, estudantes e da análise de livros didáticos. Foram aplicados questionários a docentes e discentes para identificar os aspectos que norteiam o ensino desse tema. Os resultados mostraram que o ensino sobre Archaea ocorre de forma reducionista. Estudantes não reconhecem características básicas desses microrganismos e não discriminam corretamente membros alocados nesses dois domínios. Uma das duas obras didáticas analisadas ainda adota o sistema de classificação dos organismos em cinco reinos e apresenta informações restritas sobre o assunto.
Downloads
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Referências
AMABIS, J.R.; MARTHO, G.R. Conceitos de Biologia. São Paulo: Moderna, 2001.
AMABIS, J.R.; MARTHO, G.R. Fundamentos da Biologia Moderna. 3.ed., São Paulo: Moderna, 2002.
AGUIAR, M. Secretaria de Educação do DF anuncia planos de volta às aulas presenciais. Correio Braziliense, 2021. Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/euestudante/educacao-basica/2021/07/4939896-secretaria-de-educacao-do-df-anuncia--plano-de-volta-as-aulas-presenciais.html Acesso em: 26 de out. de 2021.
ALQUÉRES, S.M.C et al. Exploring the biotechnologial applications in the Archaeal domain. Brazilian Journal of Microbiology, v. 38, p. 398-405, 2007.
AZEVEDO, T; NETO, L.S. Bacteriologia na Educação Básica: como este tema é abordado nos livros didáticos? Acta Scientiae, v. 16, n. 3, p. 631-647, 2014.
BARBOSA, A.T.; FERREIRA, G.L.; KATO, D.S. O ensino remoto emergencial de Ciências e Biologia em tempos de pandemia: com a palavra as professoras da Regional 4 da SBENBIO (MG/GO/TO/DF). Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, v. 13, n. 2, p. 379-399, 2020.
BENEDICTO, E.C.P.; SILVA, P.RL. Discussões acerca das formas de atualização de professores de química do Ensino Médio. Multi-Science Journal, v. 1, n. 13, p. 282-287, 2018.
BRASIL. PNLD 2018: apresentação – guia de livros didático. Brasília, DF: MEC, 2017.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018.
BROCK, T.D. et al. Sulfolobus: a new genus of sulfur-oxidizing bacteria living at low pH and high temperature. Arch. Mikrobiol, v. 84, n. 1, p. 54-68, 1972.
BROILO, L.; NETO, G.B. Pandemia 2020 e a EaD: o impacto do Covid-19 no ensino brasileiro. Educação, Cultura e Comunicação, v. 12, n. 23, p. 139-150, 2021.
CÂNDIDO, M. S. C. et al. Microbiologia no ensino médio: Analisando a realidade e sugerindo alternativas de ensino numa escola estadual paraibana. Ensino, Saúde e ambiente, v. 8, n. 1, p. 57-73, 2015.
CÉSAR, S.J.; SEZAR. S.; CALDINI, N. Biologia volume 2. 10.ed., São Paulo: Saraiva, 2010.
COUTINHO, F.A. et al. Análise do valor didático de imagens presentes em livros de Biologia para o Ensino Médio. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 10, n. 53, 2010.
DARLAND, G. et al. A thermophilic, acidophilic mycoplasma isolated from a coal refuse pile. Science, v. 170, n. 3965, p. 1416-1418, 1970.
DISTRITO FEDERAL. Currículo em Movimento da Educação Básica – Ensino Médio. Brasília, DF: SEEDF, 2014.
DISTRITO FEDERAL. Replanejamento Curricular 2021 – Ensino Médio. Brasília, DF: SEEDF, 2021.
DOMINGUINI, L. Fatores que evidenciam a necessidade de debates sobre o livro didático. Congresso Internacional de Filosofia e Educação, 2010. Disponível em: https://www.ucs.br/ucs/tplcinfe/eventos/cinfe/artigos/artigos/arquivos/eixo_tematico7/Fatores%20que%20Evidenciam%20a%20Necessidade%20de%20Debates%20sobre%20o%20Livro%20Didatico.pdf > Acesso em: 25 de set. de 2021.
EME, L. et al. Archaea and the origin of eukaryotes. Nature Reviews Microbiology, v. 15, n. 12, p. 711-723, 2017.
FONTELLES, M. J. et al. Metodologia da pesquisa científica: diretrizes para a elaboração de um protocolo de pesquisa. Revista paraense de medicina, v. 23, n. 3, p. 1-8, 2009.
FRANÇA, J.P.R.; SOVIERZOSKI, H.H. Conhecimentos dos estudantes sobre a célula animal. REUNIÃO ANUAL DA SBPC, 70., 2018. Disponível em: http://www.sbpcnet.org.br/livro/70ra/trabalhos/resumos/3050_1f57fab6cfeec4e3cbcab87bc23e277cb.pdf Acesso em: 04 de out. de 2021.
FUCHSMAN, C.A. et al. Effect of the environment on horizontal gene transfer between bacteria and Archaea. PeerJ – Life & Environment, 2017. Disponível em: https://peerj.com/articles/3865/ Acesso em: 25 de set. de 2021.
KIMURA, A. H. et al. Microbiologia para o ensino médio e técnico: contribuição da extensão ao ensino e aplicação da ciência. Revista Conexão UEPG, v. 9, n. 2, p. 254-267, 2013.
LEPIENSKI, M.L.; PINHO, K.E.P. Recursos Didáticos no Ensino de Biologia e Ciências. Dissertação – Programa Desenvolvimento Educacional – PDE, 2011. Disponível em: http://www.diadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/400-2.pdf. Acesso em: 26 de set. de 2021.
LOPES, S.; ROSSO, S. Biologia volume único. São Paulo: Saraiva, 2005.
LOPES, S.; ROSSO, S. Bio, volume 2. 3.ed., São Paulo: Saraiva, 2016.
MADIGAN, M.T. et al. Microbiologia de Brock. 14.ed., Porto Alegre: Artmed, 2016.
MARGULIS, L.; SCHWARTZ, K.V. Five kingdoms. An illustrated guide to the phyla of life on Earth. San Francisco: Freeman, 1982.
MEDEIROS, L.P. et al. Reconhecendo a Microbiologia no nosso dia a dia pelo método PBL por estudantes do ensino médio. Luminária, v. 19, n. 01, p. 34-43, 2017.
MENDONÇA, V.L. Biologia: os seres vivos: volume 2. 3.ed., São Paulo: AJS, 2016.MORESCO, T. R. et al. Ensino de microbiologia experimental para Educação Básica no contexto da formação continuada. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 16, n. 3, p. 435-457, 2017.
NASCIMENTO, P.M. et al. Acesso domiciliar à internet e ensino remoto durante a pandemia, Ipea, 2020. Disponível em: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/10228. Acesso em: 25 de set. de 2021.
NEVES, D.B.; OLIVEIRA, M.C.A. Domínio Archaea e Bacteria nos livros didáticos de Biologia do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), Academia, 2016. Disponível em: http://www.editorarealize.com.br/editora/anais/conapesc/2016/TRABALHO_EV058 _MD1_SA93_ID1464_17052016010719.pdf Acesso em: 25 de set. de 2021.
PONCE, A.R.H.A. O papel dos comunicados de imprensa no sensacionalismo em notícias de ciências, 186 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação de Ciência) – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, 2018.
PLIESSNIG, A.F.; KOVALICZN, R.A. O uso de metodologias alternativas como forma de superação da abordagem pedagógica tradicional na disciplina de Biologia. Programa de Desenvolvimento Educacional–PDE do Estado do Paraná, p. 1-4, 2009.
RIBEIRO, H.R.M. Cultivo e filogenia molecular de Archaea a partir de amostras de aquário de água doce, 87 f. Dissertação (Mestrado em Biologia Molecular) – Instituto de Ciências Biológicas, Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
ROLT, V.A.; BARTOLOTTO, E.; DALLABONA, K.G. A utilização de metodologias diferenciadas no ensino de Ciências e Biologia em duas escolas da rede pública do munícipio de Criciúma. Maiêutica, v. 2, n. 1, p. 123-138, 2014.
SANTOS, C. R.; BRAGA, H.F. Abordagem das bactérias extremófilas em livros didáticos de biologia do ensino médio. Scientia Plena, v. 15, n. 9, p. 1-9, 2019.
SAUDER, L.A. et al. Aquarium nitrification revisited: Thaumarchaeota are the dominant ammonia oxidizers in freshwater aquarium biofilters. PloS one, v. 6, n. 8, p. e23281, 2011.
SILVA, A.C; MENOLLI, J.M. Análise do conteúdo de fungos nos livros didáticos de biologia do ensino médio. Revista Ciências & Ideias, v. 7, n. 3, p. 235-273, 2017.
UZUNIAN, A.; BIRNER, E. Biologia volume único. 2.ed., São Paulo: Harbra, 2004.
VASCONCELOS, S.D.; SOUTO, E. O livro didático de Ciências no Ensino Fundamental proposta de critérios para análise do conteúdo zoológico. Ciência & Educação (Bauru), v. 9, n. 1, p. 93-104, 2003.
WHITTAKER, R.H. New concepts of kingdoms of organisms. Science, v. 163, n. 3863, p. 150- 160, 1969.
WOESE, C.R; FOX, G.E. Phylogenetic structure of the prokaryotic domain: the primary kingdoms. Proceedings of the National Academy of Sciences, v. 74, n. 11, p. 5088-5090, 1977.
WOESE, C.R; KANDLER, O; WHEELIS, M.L. Towards a natural system of organisms: proposal for the domains Archaea, Bacteria, and Eucarya. Proceedings of the National Academy of Sciences, v. 87, n. 12, p. 4576-4579, 1990.