Análise do projeto de extensão guardiões da rizosfera aliada à perspectiva da Educação da Atenção

Conteúdo do artigo principal

Vanessa Taís Mohr Fülber
Luciana Grange
Valéria Ghisloti Iared

Resumo

Este relato de experiência teve por objetivo descrever a interação das crianças com os seres vivos do solo sob a perspectiva da educação da atenção. O conceito de educação da atenção foi elaborado por Tim Ingold e remete a sintonia fina do nosso sistema perceptivo e o meio ambiente. Os participantes foram crianças que frequentavam a Escola de Artes Gasparzinho, localizada em um município no Oeste do Paraná. Como instrumento de produção de dados, recorremos à observação participante, o diário de bordo e a elaboração de desenhos. Os resultados permitiram identificar quatro categorias de experiências compartilhadas como relevantes durante o desenvolvimento da interação educativa: a alegria, a curiosidade, a afetividade e o fluxo de vida no solo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Mohr Fülber, V. T., Grange, L., & Iared, V. G. (2024). Análise do projeto de extensão guardiões da rizosfera aliada à perspectiva da Educação da Atenção. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 17(1), 25–44. https://doi.org/10.46667/renbio.v17i1.1023
Seção
Relatos de Experiência
Biografia do Autor

Vanessa Taís Mohr Fülber, Universidade Federal do Paraná

Graduada em Ciências Biológicas (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná (UFPR). Curitiba, PR - Brasil.  Professora - Colégio Estadual Fernando de Azevedo. Santa Isabel do Ivaí, PR - Brasil.

Luciana Grange, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Genética - Universidade Federal do Paraná (UFPR). Curitiba, PR - Brasil. Docente - Universidade Federal do Paraná (UFPR). Curitiba, PR - Brasil.

Valéria Ghisloti Iared, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Ciências - Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). São Carlos, SP - Brasil. Professora de magistério superior  - Universidade Federal do Paraná (UFPR). Curitiba, PR - Brasil

Referências

ASSMANN, Hugo. Curiosidade e prazer de aprender: o papel da curiosidade na aprendizagem criativa. 2. ed. ‎ Petrópolis: Editora Vozes, 2004.

BERTÃO, Candida Cristina; GUIMARÃES, Fabiane. O desenho enquanto instrumento para diagnósticos psicopedagógicos na educação infantil. Revista eletrônica de educação da faculdade Araguaia, v. 11, p. 133-144, 2017.

BRASIL. Lei N°9.795, de 27 de abril De 1999. Política Nacional de Educação Ambiental.

BUSS, Bruna Caroline; IARED, Valéria Ghisloti. Artrópodes como tema gerador de uma prática educativa em uma escola de artes no município de Palotina (PR). Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), v. 15, n. 1, p. 379–396, 2020. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/9470. Acesso em: 10 jan. 2023.

CAMPOS, Juliana; SILVA, Taline; ALBUQUERQUE, Ulysses. Observação participante e diário de campo: quando utilizar e como analisar. In: ALBUQUERQUE, Ulysses Paulino; LUCENA, Reinaldo Farias Paiva; CUNHA, Luiz Vital (Edts). Métodos de pesquisa qualitativa para Etnobiologia. Porto Seguro: Nupeea, 2021, p. 95-112.

CHAER, Galdino; DINIZ, Rafael Rosa Pereira; RIBEIRO, Elisa Antônia. A técnica do questionário na pesquisa educacional. Evidência, v. 7, n. 7, p.251-266, 2011.

DANAGA, Amanda Cristina. Eles pensam que a escola é o lugar onde se educa as crianças: diálogos sobre o aprender na experiência cotidiana. Educamazônia- educação, sociedade e meio Ambiente, v. 21, n. 2, p. 81-97, 2019.

DUARTE ALMADA, Emmanuel; VENANCIO, Bruno. Pode a natureza falar? Perspectivas para uma educação ambiental multiespécie. Revista Interdisciplinar Sulear. n. 9, p. 67–81, 2021.

FLICK, Uwe. Desenho da pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Penso Editora, 2009.

FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Editora Artmed, 2008.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 2014.

GIL, Antonio Carlos. Como fazer pesquisa qualitativa. Barueri: Editora Atlas, 2021.

IARED, Valéria Ghisloti; HOFSTATTER, Lakshmi Juliane Vallim; DI TULLIO, Ariane; OLIVEIRA, Haydée Torres. Educação Ambiental pós-crítica como possibilidade para práticas educativas mais sensíveis. Educação & Realidade, v. 46, n. 03, e104609, 2021.

INGOLD, Tim. Da transmissão de representações à educação da atenção. Educação. v. 33, n. 1, p. 6- 25, 2010.

INGOLD, Tim. Humanidade e animalidade. Revista brasileira de Ciências Sociais, v. 28, n. 10, p. 39-53, 1995.

L’ECUYER, Catherine. Educar na curiosidade: a criança como protagonista da sua educação. São Paulo: Fons Sapientiae, 2015.

MARCONDES, Nilsen Aparecida; BRISOLA, Elisa, Maria. Análise por triangulação de métodos: um referencial para pesquisas qualitativas. Revista Univap, v. 20, n. 35, p. 201-208, 2014.

MASSCHELEIN, Jan; SIMONS, Maarten. Nossas crianças não são nossas crianças: ou porque a escola não é um ambiente de aprendizagem. Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação, n. 23, p. 282-297, 2015.

MEDEIROS, Marcelo. Pesquisas de abordagem qualitativa. Revista Eletrônica de Enfermagem, v. 14, n. 2, p. 224-229, 2012.

MUHLE, Rita; CARVALHO, Isabel. Experiência estética no Centro de Pesquisas e Conservação da Natureza Pró-Mata – PUCRS. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 33, n. 1, p. 37–54, 2016.

NUNES, Marcela Martins; LEHN, Carlos Rodrigues. Educação ambiental e preservação da biodiversidade: relato de um estudo de caso em distintas realidades escolares. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 17, n. 6, p. 498-511, 2022.

PATRÍCIO, Nívea da Costa; MATOS, Francisca Juliana de. A curiosidade como produção do conhecimento discente no processo de aprendizagem. In: Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação em Humanidades, 2. 2011, Fortaleza. Semana de Humanidades, Humanidades: entre fixos e fluxos, 8., 2011, Fortaleza. Anais… Fortaleza: Universidade Federal do Ceará; Universidade Estadual do Ceará, 2011, p.1-16.

PINHEIRO, Alexsandra Alves de Souza; OLIVEIRA NETO, Benjamim Machado de; MACIEL, Nara Maria Tavares Câmara. A importância da educação ambiental para o aprimoramento profissional, docente e humano. Ensino em Perspectivas, v. 2, n. 1, p. 1–12, 2021.

QUALHO, Vanessa Aparecida; IARED, Valéria Ghisloti. Relato de experiência de um curso online sobre fungos desenvolvido com professores sob a perspectiva de educação ambiental “fora da caixa”. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 16, n. 5, p. 500-520, 2021.

RIBEIRO, Marinalva Lopes. A afetividade na relação educativa. Estudos de Psicologia, v. 27, n. 3, p. 403-412, 2010.

RIO DE JANEIRO. Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global, de junho de 1992.

RUBINSTEIN, Edith. A pergunta no processo de ensino-aprendizagem. Revista Psicopedagogia, v. 36, n. 111, p. 317-331, 2019.

SILVA LEITE, Sérgio Antônio. Afetividade nas práticas pedagógicas. Temas em Psicologia, v. 20, n. 2, p. 355-368, 2012.

MEDEIROS, Aurélia Barbosa; MENDONÇA, Maria José; SOUSA, Glaucia Lorenço; OLIVEIRA, Itamar Pereira. A Importância da educação ambiental na escola nas séries iniciais. Revista Eletrônica Faculdade Montes Belos, v. 4, n. 1, p. 1-17, 2011.

SOUSA, José Raul; SANTOS, Simone Cabral Marinho. Análise de conteúdo em pesquisa qualitativa: modo de pensar e de fazer. Pesquisa e debate em educação, v. 10, n. 2, p. 1396-1416, 2020.

SUTO, Cleuma Sueli Santos; PAIVA, Mirian Santos; PORCINO, Carle; SILVA Dejeane Oliveira, D; OLIVEIRA, Jeane Freitas; COELHO, Edméia Almeida. Análise de dados em pesquisa qualitativa: aspectos relacionados a triangulação de resultados. Revista Enfermagem Contemporânea, v. 10, n. 2, p. 241-251, 2021.

ULLRICH, Danielle Regina; OLIVEIRA, Josiane Silva; VISENTINI, Monize. Reflexões teóricas sobre confiabilidade e validade em pesquisas qualitativas: em direção à reflexividade analítica. Análise–Revista de Administração da PUCRS, v. 23, n. 1, p. 19-30, 2012.

VALLADARES, Licia. Os dez mandamentos da observação participante. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 22, n. 63, p. 153-155, 2007.

WECHSLER, Solange; NAKANO, Tatiana. O desenho infantil: forma de expressão cognitiva, criativa e emocional. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2012.

YIN, Robert. Pesquisa qualitativa do início ao fim. Porto Alegre: Penso, 2016.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.